• Carregando...
 | José Cruz /Agência Brasil/
| Foto: José Cruz /Agência Brasil/

A partir de fevereiro, alguns motoristas do Paraná poderão esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão física em casa ao dirigirem. Parte dos condutores poderá acessar uma versão eletrônica da carteira de motorista usando o celular. Mas, atenção: a novidade só funciona para quem tem o novo modelo de CNH com QR code na parte interna, que começou a ser emitido em maio de 2017.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a versão eletrônica armazena todas as informações do modelo impresso, e pode ser usada offline. Para acessá-la, basta fazer um cadastro no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, em seguida, baixar um aplicativo gratuito chamado “CNH Digital”. Smartphones com sistema Android e sistema IOS estão aptos a rodarem o app.

Em seguida, é necessário escanear o código da versão física com o celular. Não é possível acessar mais de uma CNH em um único dispositivo.

Apesar da comodidade, é preciso ficar atento a possíveis inacessibilidades da versão digital. Se durante uma abordagem por agentes de trânsito o celular estiver sem bateria ou a aplicação não funcionar, será considerado que o motorista não estava portando a CNH. Por isso, a orientação do Detran é que os condutores continuem com o documento físico na carteira.

Como habilitar

Quem ainda não tem o modelo de CNH com QR code interno, pode fazer a solicitação emitindo a segunda via do documento, que tem o valor de R$ 82,36. Outra opção é aguardar o prazo para renovação da carteira, processo que tem taxas específicas que podem ser consultadas no site do Detran-PR.

Para quem já tem a versão mais nova da CNH, basta seguir os seguintes passos:

1- Atualizar o cadastro em uma das unidades de atendimento do Detran, portando a CNH e informando e-mail e telefone.

2- Acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro.

3- Ainda no Portal de Serviços do Denatran, abrir o menu “CNH Digital” e clicar em “Ativação” para receber o e-mail com o código de autenticação.

4- Baixar o aplicativo “CNH Digital” no celular. O primeiro acesso será com o código de autenticação, depois será possível gerar uma nova senha com quatro dígitos.

Certificação digital: Quem tiver um certificado digital, como o e-CPF, não precisa comparecer a uma unidade de atendimento do Detran para a atualização de dados e pode fazer a solicitação diretamente no portal do Denatran, seguindo as etapas a partir do passo 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]