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Educação

Colégio Militar de Curitiba volta às aulas presenciais na próxima semana

  • 16/09/2020 10:01
Colégio Militar de Curitiba
Colégio Militar de Curitiba| Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

O Colégio Militar de Curitiba decidiu retomar a partir da próxima segunda-feira (21) as aulas presenciais, suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus . De acordo com um comunicado assinado pelo comandante e diretor de ensino da instituição, Coronel Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros, o reinício das atividades in loco ocorrerá de forma “gradual, escalonada e em totais condições de segurança sanitárias para o corpo discente, docente e permanente”.

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No primeiro dia, voltam ao colégio os alunos do ensino médio, que terão aulas às segundas, quartas e sextas-feiras. No dia seguinte, começam as atividades presenciais com os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, que terão aulas às terças e quintas. Os demais alunos retornam às aulas na semana seguinte, também com aulas a cada dois dias.

Segundo o comunicado enviado às famílias dos alunos, as turmas serão redistribuídas de modo a aumentar o distanciamento entre os estudantes dentro das salas de aula. A cantina ficará fechada, sem previsão de reabertura, mas o fornecimento de merenda nos intervalos será mantido.

A entrada no colégio será feita exclusivamente pelo portão principal e as catracas serão desativadas. Os alunos deverão manter distância de dois metros entre si e passar por uma triagem, no pátio de formatura, antes de irem às salas de aula. Caso apresentem temperatura corporal acima de 37,5°C, tosse, coriza e/ou congestão nasal, não poderão permanecer na instituição. Os que permanecerem serão encaminhados a fazer a desinfecção dos calçados.

Além disso, será obrigatório o uso de máscara respiratória, que deverá ser trocada a cada três horas. Os alunos receberão um kit com dois equipamentos, além de um frasco de álcool gel. O contato físico entre alunos, professores e demais agentes está “terminantemente proibido”, conforme o comunicado.

Na rede municipal de ensino de Curitiba, as aulas estão suspensas desde 23 de março e ao menos até o próximo dia 30, conforme decreto publicado no fim de agosto. Na rede estadual, professores e funcionários decidiram que não retornarão às aulas presenciais mesmo que o governo retome as atividades. Em assembleia promovida pela APP-Sindicato, que representa a categoria, os servidores aprovaram greve em caso de chamada para reinício das aulas em sala.

Decisão de retorno é do Exército, e não do governo estadual

Sobre o retorno adiantado do Colégio Militar em relação às outras escolas do estado, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou que o decreto estadual que restringe as aulas durante a pandemia vale apenas para as redes estadual e municipais de ensino, além da rede privada e das universidades estaduais. O Colégio Militar é administrado pelo Exército, portanto, vinculado ao Ministério da Defesa.

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Comentários [ 12 ]

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  • A

    Araucária

    ± 22 horas

    A esquerdalha do professores boa vida do Estado pira....

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    • L

      Luiz Carlos Giublin Junior

      ± 2 dias

      Ainda bem que o excelente Colégio Militar se subordina ao Exército e não ao pessoal da seita da "Terra Parada". Volta com toda segurança. Já as redes estaduais e municipais, cujos sindicatos estão adorando a folga remunerada, se ninguém "peitar" não volta nunca.

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      • M

        Maze

        ± 2 dias

        Será que o Colégio Militar vai abrir suas matriculas para transferências de alunos das demais escolas públicas? Dando oportunidade para os mais carentes estudarem nesse momento?

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        • E

          EDUARDO SABEDOTTI BREDA

          ± 2 dias

          Aí me pergunto: covid só em colégio estadual do Paraná, com direito a greve? Será que os pais dos alunos do Colégio Militar vão transferir seus filhos para a rede estadual de ensino a fim de evitar que se exponham à covid? Fácil entender onde o bom sistema de ensino se encontra. Parabéns ao Exército por essa iniciativa.

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          • M

            Maze

            ± 2 dias

            E como fica a inclusão dos alunos , das crianças com deficiência, dos autistas, TDH, síndrome de dow, Transtorno de diversos tipos, estas crianças serão excluídas deste sistema meritocrata???

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            • M

              Maze

              ± 2 dias

              E como fica a inclusão dos alunos , das crianças com deficiência, dos autistas, TDH, síndrome de dow, Transtorno de diversos tipos, estas crianças serão excluídas deste sistema meritocrata???

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              • N

                Nikoski.M.A

                ± 2 dias

                Parabéns a esta instituição... e felicidades aos alunos, pais, professores e permanentes, estão no caminho certo da história, (Já passou da hora de retorno das aulas) infelizmente alguém esta ganhando com esta imposição bizarra de manter os alunos das redes Municipais, Estaduais e privadas fora da escolar.... Acordem Pais... Acordem..... Volta as aulas já...

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                • M

                  Maze

                  ± 2 dias

                  O Ideb dos colégios militares sempre foi alto em relação às publicas e o governo quer adotar este modelo. Porém, atualmente somente com rigoroso exame de seleção os alunos são aceitos e o princípio fundamental destas escolas é a "hierarquia e a disciplina" que caso não sejam cumpridos as penalidades podem chegar a exclusão a "bem da disciplina". E como ficará nas novas administrações das escolas públicas que o governo do Pr quer inplantar? Hoje é facil lidar com estes alunos e ter resultados expressivos no Ideb, mas sem esta norma da Hierarquia e disciplina e com a inclusão sem exame de seleção como ficará o ideb destas escolas?

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                  • M

                    Maze

                    ± 2 dias

                    EDUARDO SABEDOTTI BREDA: então ao seu entendimento a inclusão deve ser revista, ou seja exclusão dos alunos com deficiência da rede oficial, criando escolas especiais para eles, autistas e outros., Segregando as crianças com dificuldades do convívio com as crianças ditas "normais"....

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                  • E

                    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                    ± 2 dias

                    Maze: Para a inclusão existem outras escolas, preparadas para receber tais alunos. Não vejo nada de errado em selecionar os mais esforçados e conferir a eles tratamento diferenciado em termos de educação. E existem instituições melhor preparadas para dar conta daqueles que exigem acompanhamento especial.

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                  • M

                    Maze

                    ± 2 dias

                    MAURO JOSE KUMMER: "E como fica a inclusão dos alunos , das crianças com deficiência, dos autistas, TDH, síndrome de dow, Transtorno de diversos tipos, estas criancas serão excluídas deste sistema meritocrata???

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                  • M

                    MAURO JOSE KUMMER

                    ± 2 dias

                    esqueceu do mérito, este é fundamental, nada de ficar passando a mão na cabeça e empurrando aluno sem condições pra frente, é preciso devolver o protagonismo pela seu futuro para os estudantes

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