• Carregando...
 | Antoniele Luciano/Arquivo pessoal
| Foto: Antoniele Luciano/Arquivo pessoal

O sistema da Copel utilizado para solicitar a ligação de energia em residências e estabelecimentos comerciais em todo o Paraná ficou fora do ar nesta semana. Com isso, os usuários que procuraram as unidades da empresa para formalizar o pedido não receberam atendimento e ficaram sem luz.

“Estou abrindo uma mercearia da rede Gula no Órleans e preciso de energia elétrica porque trabalho com produtos perecíveis”, relatou o empresário Guilherme Martini, de 25 anos. Segundo ele, a primeira tentativa de solicitação ocorreu na Unidade Santa Felicidade, onde uma placa na entrada informava que o sistema da Copel estava fora do ar. No local, os funcionários ainda o orientaram a voltar horas depois. “Só que o problema já se estende por três dias”, reclamou.

Na manhã desta quinta-feira (11), o empresário tentou novamente realizar a solicitação. Dessa vez, se dirigiu à unidade da Alameda Doutor Carlos de Carvalho, no Centro, onde encontrou os mesmos informativos a respeito da queda de sistema e muitos usuários revoltados. “A agência estava lotada e umas 25 pessoas esperavam por respostas. O clima estava tenso”.

Diferente da primeira tentativa no início da semana, os funcionários não pediram que ele e os demais usuários retornassem durante a tarde, mas que entrassem em contato com a empresa por telefone para perguntar a respeito do funcionamento do sistema. “Como não tinham nenhuma previsão de quando voltariam a atender, tive que repassar meus produtos para outras lojas da rede na cidade. Tudo para não ter prejuízo devido à falta de energia elétrica”, disse Martini, que também precisou adiar a data de inauguração. “Era para ser dia 10. Agora, não sei”.

Mercearia fechada por causa de problemas com a CopelMarcelo Andrade/Gazeta do Povo

O prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ligação da energia elétrica é de até cinco dias, mas quem procurou as unidades da empresa nesta semana terá que aguardar alguns dias a mais porque os pedidos não foram formalizados no sistema. “No meu caso, serão oito dias aguardando. Isso se eu conseguir atendimento ainda hoje”, pontuou Martini.

Retorno do sistema

A Copel informou à Gazeta do Povo que o sistema saiu do ar completamente na última quarta-feira (10). Antes dessa data, ele estaria com funcionando com quedas pontuais, em alguns momentos do dia. A empresa garantiu ter retomado o atendimento normal na tarde desta quinta-feira (11). Mais informações pelo telefone 0800 51 00 116.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]