• Carregando...
Curitiba mantém bandeira laranja e define medidas mais restritivas
| Foto: Imagem Gazeta do Povo

Curitiba continua sob bandeira laranja por mais uma semana, porém com medidas mais restritivas de combate à pandemia de Covid-19. A decisão, divulgada pela prefeitura de Curitiba no final da tarde desta quarta-feira (12), decorre de análise do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde, que leva em consideração o aumento do número de novos casos da doença, casos ativos, taxa de transmissão e ocupação de leitos. “Se não houver colaboração da população, corremos o risco de ter de voltar à bandeira vermelha”, alerta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “Estamos vendo um aumento galopante do número de novos casos”, disse ela.

O decreto de número 860 (veja abaixo, na íntegra) entra em vigor nesta quinta-feira (13) e tem validade até 19 de maio. Ele substitui o decreto anterior, de número 790, cuja validade terminava nesta quarta-feira (12).

Entre as principais mudanças está a determinação à Guarda Municipal de adoção de medidas de prevenção às aglomerações, como a possibilidade de fazer controle de acesso a locais com histórico de reincidência no desrespeito às medidas. Além disso, o decreto 860 aumenta em mais uma hora o toque de recolher, passando a ser das 22h às 5h (antes era das 23h às 5h).

Serviços não essenciais de rua passam a funcionar das 9h às 19h (antes era até 22h), de segunda-feira a sábado. No domingo, só é permitido delivery.

Padarias, panificadoras e confeitarias e lojas de conveniência em postos de combustíveis passam a funcionar das 6h às 21h (antes era até 23h), de segunda-feira a sábado. Nos domingos fica vedado o consumo no local e as padarias, panificadoras e confeitarias funcionam apenas das 7h às 18h.

Os shopping centers passam a funcionar das 10h às 21h (antes era das 11h até 22h), de segunda-feira a sábado. No domingo, permanece atendimento na modalidade delivery até 19h.

Restaurantes, lanchonetes e mercados passam a ter horário das 10h às 22h (antes era até 23h), de segunda-feira a sábado. Nos domingos permanece a proibição de consumo no local, ficando permitido delivery, drive-thru e retirada no balcão (take away).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]