• Carregando...
Curitiba tem 87% dos leitos de UTI para Covid ocupados; casos seguem em alta
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba chegou a 87% de ocupação dos 248 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 no SUS, destacou a Secretaria Municipal da Saúde em apresentação via redes sociais nesta sexta-feira (3). É o maior índice registrado desde o início do monitoramento e mostra o avanço da doença na capital. “São situações que chamam a atenção e reforçam a necessidade da mudança de comportamento”, avaliou Marion Burger, médica infectologista da pasta.

RECEBA notícias pelo Whatsapp

Nesta sexta-feira (3), a capital chegou a 6.368 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Como comparação, no sábado, dia 27 de junho, eram 4.199 casos; no dia 20 de junho, 2.834 casos. “Temos 2,5 mil pessoas com quadro ativo da doença. Isso impacta no sistema de saúde porque são pessoas que podem ter o quadro agravado e precisar de leito hospitalar ao mesmo tempo. São 2,5 mil pessoas que se transmitirem para mais três, que é hoje a escala que estamos, significa que na semana que vem teremos 10 mil pessoas [infectadas]”, disse a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

No dia 26 de junho, a taxa de incidência em Curitiba era de 212,1 casos por 100 mil habitantes. Esse número subiu para 329,4 neste boletim mais recente. “É um resultado de duas, três semanas atrás, das ações e do movimento da sociedade. (...) Reflete as aglomerações, que foram noticiadas. [Tudo isso] Resulta no aumento de casos”, destacou Huçulak.

O aumento ganhou impulso nas últimas semanas, de acordo com a análise da secretaria. “Até atingir mil casos, nós demoramos 75 dias. Para atingir outros mil casos, foram 30 dias. E agora em duas semanas temos mais de 2,5 mil casos, mostrando a rapidez dessa doença entre nós”, disse Marion Burger.

Ao todo, Curitiba tem 172 óbitos pela doença. Na quinta-feira, a capital bateu recorde, com 15 registros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]