• Carregando...
Granizo cobre avenida de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba
Granizo cobre avenida de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba| Foto: Divulgação

A chuva forte da manhã desta segunda-feira em Curitiba e região – que em alguns bairros veio acompanhada de granizo – , somada ao volume acumulado nos últimos cinco dias, fez com que a primeira quinzena do mês superasse com folga a média histórica de precipitações para todos os 31 dias de agosto.

Garanta as principais notícias do PR no celular

Tradicionalmente mais seco, agosto costuma ter em Curitiba uma média de 80 mm de chuva. Até as 9h45 da manhã desta segunda-feira, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrava um acumulado para o mês de 99 mm. Toda a precipitação ocorreu a partir do dia 11, justamente quando entrou em vigor o rodízio da Sanepar de 36h x 36h, ou seja, um dia e meio com água seguido de um dia e meio sem água. A chuva mais intensa aconteceu na quinta (21,4 mm) e na última sexta-feira (40,3 mm), enquanto nesta segunda foram 29,2 mm pela manhã.

Além da chuva intensa, nesta segunda (16), após uma madrugada de raios e trovoadas, houve registro de várias ocorrências de granizo, nos bairros Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas e Mossunguê. O fenômeno também foi registrado em Balsa Nova, Campo Largo e Colombo.

Tanto volume d’água impactou no nível dos reservatórios que abastecem a cidade e a região metropolitana. No primeiro dia do rodízio mais severo o índice médio das represas estava em 47,2%. Nesta segunda, o índice já tinha subido 4 pontos percentuais e chegou a 51,05%.

Apesar da sensível melhora da condição das represas, a Sanepar não prevê afrouxamento das medidas restritivas em curto prazo. Em nota, a companhia informou que o rodízio “é uma medida necessária não apenas para atender a demanda do momento, mas principalmente para garantir o fornecimento de água com regularidade mesmo em situações  mais críticas que combinam temperatura e consumo elevados e  queda na captação”. A empresa destaca que “graças ao rodízio, o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC) não entrou em colapso em novembro do ano passado”.

Para decidir sobre a continuidade e as fases do rodízio, a Sanepar informou que leva em consideração não somente o volume de chuva, mas também o nível de consumo, o nível das barragens e as projeções dos órgãos de meteorologia.

Segundo o Simepar, a chuva deve dar uma trégua na tarde desta segunda-feira, mas tem previsão de retorno no próximo fim de semana, já na sexta-feira à noite, com a chegada de uma nova frente fria. Em médio prazo, se realmente for confirmado o fenômeno La Niña, a tendência é de chover menos nos próximos meses. No entanto, a definição de qual fenômeno climático se estabelecerá só deve acontecer no início ou meio da primavera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]