• Carregando...
Os candidatos devem ter 15 anos e cursar o 2º ou 3º ano do Ensino Médio | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Os candidatos devem ter 15 anos e cursar o 2º ou 3º ano do Ensino Médio| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Curitiba está com inscrições abertas para 120 vagas gratuitas de ensino técnico. O curso disponível na capital paranaense é o de segurança do trabalho e ele é oferecidos pelo programa MedioTec, do governo federal, e pode ser feito por qualquer estudante a partir do 2.º ano do Ensino Médio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da iniciativa é permitir que os alunos possam concluir os estudos já com um pé no mercado de trabalho. Isso porque os cursos acontecem em paralelo ao ensino regular, ou seja, com duas matrículas e com direito a dois certificados de conclusão.

A escolha dos cursos foi feita com base em um mapa de empregabilidade a longo prazo, conforme explica o MEC. Esse levantamento leva em conta as demandas do mercado quando as turmas se formarem, assim como características locais. Ao todo, foram mais de 107 mil vagas ofertadas em todo o país, sendo 648 delas no Paraná. Além de Curitiba, as cidades de Dois Vizinhos e Londrina também receberão os cursos do MedioTec.

Como se inscrever

A seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), mas os estudantes interessados em participar devem se inscrever no núcleo regional de educação até o dia 13 de julho. Os candidatos devem ter 15 anos completos e cursarem o 2.º ou o 3.º ano do Ensino Médio.

De acordo com a pasta, ao realizar o cadastro, o aluno faz uma espécie de pré-matrícula. Caso o número de interessados seja menor do que o de vagas ofertadas, todos aqueles que se inscreveram vão realizar o curso. No entanto, se o número for superior, a secretaria leva em conta critérios como renda e notas dos alunos, conforme apresentado em edital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]