• Carregando...
Buraco em trecho do binário que seria implantado na quarta. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Buraco em trecho do binário que seria implantado na quarta.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A prefeitura informou na noite desta terça-feira (3) que a implantação do novo binário no Santa Quitéria foi cancelada temporariamente. A mudança ocorreria nesta quarta-feira (4). O futuro binário será formado pelas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes. A nova data ainda não foi divulgada.

A reportagem esteve no local nesta terça e encontrou um buraco profundo próximo ao cruzamento da Rua Major França Gomes com a Rua Pretextato Taborda Jr. O problema foi agravado pela chuvas do dia 14 de março e está prejudicando o trânsito. Apesar de estar próximo da calçada, a existência da cratera preocupa os moradores. Esse foi o motivo do cancelamento. Em nota, a prefeitura afirmou que a “Secretaria Municipal de Obras Públicas faz uma obra em uma galeria da região, por causa de erosão causada por chuvas”.

Mais cedo, a pasta havia afirmado que a previsão era de que o serviço de conserto terminasse ainda nesta terça, para que a pavimentação pudesse ser feita na quarta-feira, o que não ocorreu.

Veja também: Surto de conjuntivite atinge o Litoral do PR; 13 mil casos já foram registrados

Quando for colocado em prática, a alteração no trânsito irá transformar em vias de sentido único as ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes ao longo de cerca de três quilômetros.De acordo com a prefeitura, a novidade irá afetar aproximadamente 20 mil motoristas que circulam pelas duas ruas diariamentes, além de passageiros de sete linhas de ônibus.

Enquanto a João Alencar Guimarães - continuação da Avenida Iguaçu - seguirá no sentido bairro, a Major França Gomes dará acesso ao Centro. Ligando os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido, o trecho do binário começa no cruzamento com a avenida Presidente Arthur Bernardes e vai até a Rua Herbeet Neal, no bairro Santa Quitéria.

Leia também: Golpe da conta de luz: saiba como pagar sua fatura com segurança

Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), o objetivo principal da alteração é diminuir o tempo de percurso da região, que segundo quem mora por ali, é muito demorado. “Em horário de pico, de carro, tenho levado 35 minutos para percorrer um trecho de 1,5 km na Major França Gomes, que normalmente deveria levar 10 minutos. É um absurdo”, reclama a médica veterinária Mara Rúbia Mayorka, moradora da região há 40 anos.

Além disso, a promessa é que haja melhoria da segurança dos pedestres na travessia. Para contribuir nesse aspecto, foi instalada uma faixa de travessia elevada em frente à Igreja Batista Memorial de Curitiba e ao lado do Centro de Educação Infantil Matita Perê, também no Santa Quitéria, locais de grande aglomeração de pedestres.

Para concretizar a mudança, a Setran explica que agentes de trânsito chegam nos arredores do binário às 12h de quarta. A equipe irá auxiliar os motoristas a se orientarem a partir das 15h, quando o sentido muda definitivamente.

Veja também: O crime venceu: empresário fecha loja após ser alvo de ladrões 5 vezes em 2018

Mudança em paradas de ônibus

A partir da nova data em que será implantado o binário, ele também irá interferir nos pontos de parada de sete linhas de ônibus - sendo duas delas do tipo “madrugueiro”. São elas: Santa Quitéria, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Vila Velha/Buriti, e o madrugueiro Vila Velha e madrugueiro Caiuá.

Com a mudança de sentido, os ônibus que seguem para o Centro terão quatro novos pontos de ônibus instalados na rua Major França Gomes, além de um outro na rua Hebert Neal, paralela onde os veículos farão o retorno para seguir sentido Centro. Já no sentido bairro, a rua João Alencar Guimarães não haverá alteração dos pontos de embarque e desembarque.

No trecho das oito quadras do binário circulam quase 20 ônibus por dia. A Urbs, porém, garante que a alteração irá aumentar a velocidade operacional das linhas.

Rota para bicicletas

Para atender a demanda de ciclistas que utilizam a região, a prefeitura afirma estar desenvolvendo uma ciclorrota. O termo significa um caminho recomendado e definido para uso do ciclista, com sinalização horizontal e vertical. Diferente de uma ciclovia, que é uma via exclusiva para bicicletas, a ciclorrota apenas indica o melhor trajeto.

A ciclorrota passará pela Rua Júlio Eduardo Gineste, no trecho entre a ciclovia da Arthur Bernardes até a Rua João Scuissiato. Não há definições de prazos para finalização do projeto ou início das obras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]