• Carregando...
São 180 vagas no ensino médio oferecidas no processo seletivo do Colégio Guarda Mirim do Paraná | Videos Gazeta do Povo/Gazeta do Povo
São 180 vagas no ensino médio oferecidas no processo seletivo do Colégio Guarda Mirim do Paraná| Foto: Videos Gazeta do Povo/Gazeta do Povo

As inscrições para o processo seletivo do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, em Curitiba, estão abertas. O ensino é gratuito, integral e tem rotina militar para meninos e meninas de baixa renda. A inscrição pode ser feita até 14 de dezembro diretamente no endereço colégio, no bairro Ahú. As vagas são para ingresso no 1.º ano do Ensino Médio.

A instituição foi fundada em 1963 e era conhecida até 2015 como Centro de Integração Comunitário Diva Pereira Gomes. Em 2016, mudou de nome e atualmente oferece o Ensino Médio com foco na formação profissional.

- Leia também - Colégio e cursinho oferecem bolsas de estudo de 90% em Curitiba e região metropolitana

O Colégio Estadual da Guarda Mirim auxilia adolescentes de baixa renda a ingressar no mercado de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem Profissional (Programa Adolescente Aprendiz). Em um dos turnos, o aluno estuda matérias do Ensino Médio e no outro aprende práticas profissionais em empresas. Parceria com a Polícia Militar (PM) oferece aos estudantes uma rotina militar com treinamento de ordem unida, civismo e cidadania.

Vagas

No total, 180 vagas estão sendo ofertadas. Para se inscrever, o candidato deve completar 14 anos em 2019 (idade mínima) ou completar 17 anos até outubro de 2019 (idade máxima). O aluno deve ser de baixa renda: ter renda per capita de no máximo meio salário mínimo ou renda familiar de no máximo três salários mínimos. O candidato também deve obrigatoriamente ser oriundo da rede pública de ensino ou ser bolsista integral de escola particular.

No momento da inscrição, o interessado deve levar a carteira de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento do adolescente e do responsável, fotocópia do histórico escolar do Ensino Fundamental, fotocópia das páginas de identificação da Carteira de Trabalho do candidato e ainda comprovantes de endereço e renda familiar. A novidade neste ano é que o pai ou responsável pelo aluno terá de apresentar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação em dia na inscrição. Para ter acesso à lista completa, basta acessar o edital.

O processo seletivo não é feito por meio de provas com os candidatos. São analisados os documentos apresentados e também as notas do histórico escolar do aluno do 6.º ao 9.º ano. As disciplinas avaliadas são Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos cursando o 9.º em 2018, é considerada a soma das médias registradas até o 2.º ou 3.º bimestre, sem prejuízo ao candidato. O resultado da seleção será divulgado dia 21 de dezembro nos murais da própria escola.

O Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná fica na Avenida Anita Garibaldi, 2.395, no bairro Ahú, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]