• Carregando...
Exército terá mais duas equipes de fiscalização de comércio de armas no Paraná para atender  demanda após decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Exército terá mais duas equipes de fiscalização de comércio de armas no Paraná para atender demanda após decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Soldado Giovanne / 5ª RM Exército

Por causa da crescente procura por armas de fogo, cujas regras de acesso foram flexibilizadas por decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o Exército está tendo de reorganizar a fiscalização no comércio de armas e munições. Nos últimos meses, o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 5ª Região Militar (5ª RM) - comando responsável pelo Paraná e Santa Catarina - criou mais três unidades fiscalizadoras, adquiriu 20 novas viaturas para as equipes e deve, em breve, integrar 32 novos militares ao quadro.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Atualmente, somando Paraná e Santa Catarina, são mais de 22 mil colecionadores, atiradores e caçadores com registros de armas liberados. No entanto, algumas lojas da região já vêm relatando crescimento de até 100% das vendas dos equipamentos, de acordo com o próprio Exército.

"Em face do aumento de demanda nos últimos três anos, houve a necessidade de uma adaptação da instituição para dar conta desse aumento. Por isso, adotamos algumas medidas. Primeiramente, uma reestruturação do nosso sistema de fiscalização que atua no Paraná e em Santa Catarina", explica o coronel Paulo Aguiar, chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª RM.

Juntos, os dois estados ganharam três novas unidades de fiscalização, duas no Paraná e uma em Santa Catarina. Das 20 novas viaturas, dez vieram para o Paraná - três para Curitiba. A expectativa é de que a reorganização já dê conta da nova onda de registros que deve chegar com o decreto assinado pelo presidente Bolsonaro no dia 7 maio.

Aumento do interesse

A medida mexeu justamente no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), encarregado pela liberação de armas e munições para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, os chamados CACs. Alvo de questionamentos jurídico, a mudança ampliou para 19 as categorias que agora podem ter porte de arma facilitado e deu permissão para que os beneficiados possam ir até o lugar de treinamento ou competição com as armas carregadas de munição, desde que estejam com a posse do certificado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador.

"A previsão é de que esse decreto aumente e muito o interesse pelos registros, principalmente entre os atiradores", acrescenta o coronel Aguiar. "Até porque após atividade de registro dessa pessoa, o Exército passa à sua segunda atividade, que é a de fiscalização", completa.

Por isso, operações como a realizada entre 7 e 9 de maio, na qual foram fiscalizados 129 pontos de comércio de vendas de armas e munições na área da 5ª Região Militar, também têm previsão de se tornar mais frequentes. Na fiscalização da semana passada, 23 empresas foram autuadas por irregularidades administrativas e foram apreendidas quatro armas de pressão e 826 munições com irregularidades na documentação.

"Vamos intensificar as operações. Não adianta só registrar. Depois tem que fiscalizar. E as operações são para isso, para saber se estão tratando corretamente aquele produto", conclui o coronel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]