• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Delegacia da Mulher de Curitiba, que funcionava no Alto da Glória, a partir desta terça-feira (12) passa a atender na Casa da Mulher Brasileira (CMB), que fica na Avenida Paraná, no Cabral. A mudança ocorre quase três anos após a inauguração da casa, em junho de 2016, apesar da previsão de que sua estrutura já comportasse, desde a abertura, a delegacia. Na CMB, havia um núcleo da Delegacia da Mulher desde abril de 2017.

Segundo a delegada Eliete Kovaliuk, o grande benefício da mudança será a união de vários serviços de apoio à mulher em uma só estrutura. “A delegacia vai somar com os demais órgãos que já estão na Casa e a mulher terá o primeiro atendimento com o psicossocial. A gente sabe que entrar em uma delegacia nunca é agradável, então ela vai ter esse acolhimento mais humanizado”.

Leia também: Nove anos após mãe correr atrás de provas do crime do filho, acusado vai a júri

Além do atendimento policial, a casa concentra também serviços de acolhimento e apoio psicossocial (assistentes sociais e psicólogas), Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, além de programas voltados à autonomia econômica das mulheres e uma brinquedoteca para as crianças.

Com a junção dos serviços, a delegada espera diminuir o isolamento entre os órgãos e ampliar a assistência no momento de maior fragilidade da mulher. “A vantagem é esse apoio. Antes a gente estava mais isolado, então a pessoa acabava se deslocando, se expondo. Aqui terá tudo, toda essa rede de proteção para ajudar nesse momento delicado. A delegacia é um dos órgãos da rede de proteção. Somos uma das pontas para o auxilio”, disse.

Saiba mais: Água Verde: violência assusta comerciantes da Avenida República Argentina

Delegacia em números

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em janeiro de 2019 a Delegacia da Mulher de Curitiba registrou 559 boletins de ocorrência e abriu 1.199 inquéritos policiais. Foram emitidas 462 medidas protetivas e 131 homens foram presos por crimes contra a mulher.

Sem contar o último trimestre de 2018, os primeiros nove meses do ano registraram aumento nas ocorrências de estupro e violência doméstica em Curitiba. Segundo o Ministério Público do Paraná, foram 492 casos de estupro na cidade, além de 6.260 ocorrências de violência doméstica, média de quase 700 por mês em Curitiba.

Serviço

A Delegacia da Mulher de Curitiba fica aberta 24 horas, dentro da Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Paraná, 870 , no Cabral, em Curitiba. O telefone é (41) 3219-8600.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]