• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Aniele Nascimento
| Foto: Aniele Nascimento/Aniele Nascimento

O delegado de Matinhos, no Litoral do Paraná, foi preso em uma ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta segunda-feira (29) suspeito de liberar traficantes após o recebimento de propina. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), ele é investigado por corrupção passiva e falsificação de documento público e também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

As investigações foram feitas pela da 2ª Promotoria de Justiça de Ibaiti, Norte do Paraná. Ao todo, com o apoio do Gaeco de Curitiba, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, quatro deles em residências de Ibaiti, Telêmaco Borba e Matinhos, além da própria Delegacia de Matinhos. Também foram expedidos quatro mandados de prisão.

Segundo o MP-PR, as investigações duraram oito meses e começaram enquanto promotores monitoravam um traficante de Ibaiti, líder de uma organização criminosa que atua na região, que estava foragido. No decorrer das investigações, um ex-policial militar e o sogro do prefeito da cidade do interior foram monitorados e presos durante uma viagem a Matinhos, com certa quantidade de droga.

O objetivo da dupla, segundo as investigações, era o de levar a droga para o traficante foragido. Os dois foram conduzidos até a Delegacia de Polícia de Matinhos, onde ficaram detidos durante uma noite. No dia seguinte, o delegado teria liberado a dupla, por meio de uma “portaria”. As investigações da promotoria descobriram que as peças do inquérito policial teriam sido adulteradas após o delegado receber algum valor em propina.

Além da suposta corrupção por parte do delegado, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas após equipes da Corregedoria Geral da Polícia Civil (CGPC) encontrarem porções de cocaína em sua casa.

De acordo com a Polícia Civil, em paralelo às investigações do Gaeco, foi aberto um processo administrativo pela corregedoria para apurar a conduta do delegado. Se comprovadas as irregularidades, o delegado está sujeito a pena de demissão do cargo.

Outras prisões

Segundo a promotoria responsável pelas investigações, além do delegado, que já tinha o mandado de prisão expedido pelos crimes de corrupção passiva e falsificação de documento público e acabou caindo em flagrante por tráfico, um ex-policial militar e o sogro do prefeito de Ibaiti também foram presos. O líder da organização criminosa, que é suspeito de tráfico interestadual de drogas, também foi encontrado e vai responder também por associação para o tráfico e corrupção ativa majorada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]