• Carregando...
QR Code está localizado na parte interna da CNH | Divulgação Detran-PR/Divulgação Detran PR
QR Code está localizado na parte interna da CNH| Foto: Divulgação Detran-PR/Divulgação Detran PR

As 45 mil carteiras nacionais de habilitação(CNHs) emitidas no Paraná desde o início de maio estão sendo entregues com um novo dispositivo de segurança - o QR Code. A novidade faz parte de uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A estimativa é que, em cinco anos, todas as habilitações do país contenham essa tecnologia, calcula o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O novo modelo vem com alterações na cor, marcas d’água, números de identificação nacional e estadual, mapa holográfico e novo design. De acordo com o Denatran, o código visa evitar fraudes e a ação de estelionatários e demais criminosos.

Segundo o coordenador de habilitação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Farid Gelasco, o objetivo deste tipo de inovação é fornecer aos agentes de fiscalização melhores condições de averiguar a autenticidade do documento. “Muitas vezes, as pessoas perdem a carteira ou ela é extraviada, e algum adulterador ‘lava’ o documento e altera os principais dados, como foto, data de validade e categoria. O QR Code inibe essa prática porque há um complemento eletrônico de verificação”, explica.

O QR Code está localizado na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera de um smartphone, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (empresa de tecnologia do governo federal). O Lince está disponível para download nas lojas de aplicativos (Android e iOS).

Com a leitura do código, os agentes de trânsito e policiais conseguem ter acesso às informações completas do condutor e a foto emitida na CNH, para comparação do documento eletrônico com o impresso. De acordo com o Serpro, nos próximos meses, dados dos veículos e infrações cometidas pelo condutor também serão disponibilizadas por meio da leitura digital.

Validade

Motoristas com documento dentro da validade, no modelo antigo, não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via.

O Denatran não estima custos adicionais aos motoristas, mas, como a emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá às unidades da federação ajustar a taxa a ser cobrada. Junto ao Detran-PR, não há custo adicional para esse modelo de carteira de habilitação.

Cerca de 300 mil CNHs já foram emitidas com o QR Code desde 1º de maio em todo o país. A previsão é que em cinco anos todos os documentos estejam nesse padrão.

Todos os meses, o Detran-PR emite cerca de 100 mil CNHs – em média 5 mil CNHs por dia útil nos 399 municípios do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]