• Carregando...
Secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em live sobre a pandemia
Secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em live sobre a pandemia| Foto: Reprodução/Facebook

Na semana mais letal da Covid-19 em Curitiba, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, fez um alerta para cuidados no dia dos pais, neste domingo (9). Durante sua live diária para divulgação dos dados da pandemia na capital, nesta sexta-feira, a secretária destacou o maior risco da doença em pessoas acima de 60 anos.

RECEBA notícias pelo Whatsapp

“Sabemos que as pessoas gostam de se confraternizar, se reunir no famoso almoço do dia dos pais, café de dia dos pais. (...) Mas, acima de 80 anos, 61% dos pacientes com Covid-19 precisam se internar”, destacou. Ainda segundo os números da pasta, precisaram ser hospitalizadas 30% das pessoas de 60 a 69 anos e 43% das pessoas entre 70 e 79 anos que contraíram a doença.

“Pode ir ver o pai. Mas, se você está na dúvida, se está com uma coriza, não se recomenda contato físico”, indicou. Marion Burger, médica infectologista da secretaria, complementou pedindo para que se retire a máscara “apenas na hora de comer”.

A preocupação tem jurisprudência no aumento de casos após o dia das mães, em maio. “A gente tem histórias tristes do dia das mães e não queremos repetir no dia dos pais”, disse Huçulak, sem entrar em detalhes.

Nesta semana, a cidade bateu recordes no número de óbitos pela doença. Foram 127 mortos do dia 31 de julho a 7 de agosto – um número superior à média de cem óbitos por semana observado no último mês. A cidade também viu aumentar o coeficiente de incidência (número de infectados a cada 100 mil habitantes) em todos os dez distritos analisados. Na regional do Tatuquara é onde a taxa é mais elevada: 1.317 infectados a cada 100 mil moradores.

De acordo com o balanço mais recente, Curitiba tem 23.221 casos confirmados e 675 óbitos pela doença desde o início da pandemia. A cidade permanece em bandeira laranja, que estabelece medidas moderadas de restrição das atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]