• Carregando...
Pessoas caminhando em parque durante dia de sol
Calor desta segunda-feira foi maior do que a média de temperatura em janeiro| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Já não faz mais inverno como antigamente — o calor desta segunda-feira (09) que o diga. Em Curitiba, a semana começou com o dia mais quente da estação. De acordo com o Simepar, a capital paranaense registrou nada menos do que 31,7º C.  Apenas para ter uma ideia, a temperatura é maior do que a média registrada pelo órgão ao longo do último mês de janeiro, ápice do verão, quando os termômetros ficaram na casa dos 30,4º C.

Mas o que mais impressiona nessa estatística escaldante é justamente a virada brusca no tempo entre uma semana e outra. Em questão de apenas alguns dias, o curitibano substituiu o guarda-chuva e o casaco por bermuda e um sorvete. Na última sexta-feira, a capital paranaense registrou mínima de 9º C e a máxima mal chegou aos 14º C — menos do que a máxima desta segunda, que foi de 16º C.

A explicação para esse verão fora de época é, de acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, uma conjunção de fatores que fizeram as temperaturas dispararem desde o último fim de semana. “Temos uma massa de ar quente bem intenso sobre o estado e, além disso, ventos quentes e secos vindos das áreas mais ao norte do país. Isso impede a formação de nuvens e temos dias de muito sol, o que eleva as temperaturas”, explica.

Ainda assim, a especialista aponta que esse tipo de calor fora de época já não pode mais ser considerado tão anormal assim. “Já faz alguns anos que os invernos não são mais como antigamente. Em 2018, também fez 32º C em setembro e, no ano anterior, chegou a 33º C”.  E a previsão, segundo ela, é que o calor deve permanecer nesses patamares ao longo de toda a semana — a ponto de termos a possibilidade de dias ainda mais quentes pela frente, mesmo que por alguns décimos.

O tempo só deve dar uma amenizada mais perto do fim de semana, quando a massa de ar quente perde força e as temperaturas ficam um pouco mais amenas.

Tempo seco

Só que o calor não é o único problema causado por essa disparada na temperatura. De acordo com o Simepar, a umidade relativa do ar em Curitiba ficou na faixa dos 35% nesta segunda — o que fez muita gente sofrer com crises alérgicas pela cidade. “O ideal é que esse índica fique na casa dos 60% para que você tenha conforto ao respirar”, aponta Ana Beatriz.

E não é só em Curitiba que o ar seco predomina. Com exceção da região do Litoral, todo o estado do Paraná sobre com os baixos índices. Por isso, a recomendação é beber muita água para compensar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]