• Carregando...
PM bota pulseirinha de identificação no braço de bebê: segurança para os pais na praia. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
PM bota pulseirinha de identificação no braço de bebê: segurança para os pais na praia.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A quantidade de crianças perdidas nas praias do Paraná na primeira semana de Operação Verão já é mais do que o dobro dos casos do mesmo período da temporada passada. Já foram registradas 43 crianças perdidas nos postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros neste ano, contra 20 nos sete primeiros dias da operação passada.

Por outro lado, o número de pulseirinhas de identificação de crianças distribuídas pelos Bombeiros e Polícia Militar (PM) também mais do que dobrou. No mesmo período da Operação Verão 2017/2018, foram 784; agora, foram 1.655. O objetivo das forças de segurança é aumentar ainda mais a distribuição, já que esta é uma das principais maneiras de se evitar que as crianças passem muito tempo perdidas e, pior, até desapareçam. Mesmo assim, a maior dificuldade, segundo a PM, é que muitos pais esquecem de pedir a pulseira nos postos na areia e no calçadão das praias.

A dona de casa Luciane Pessoa, que passa o verão há oito anos em Matinhos, é uma das mães que já encontrou os filhos graças às pulseirinhas de identificação. Justamente por isso, o braço das filhas de 4 e 10 anos já estão com a identificação. “Dá uma sensação de segurança para os pais e ajuda a lembrar as crianças de que é preciso ficar atento”, enfatiza.

- Leia mais - Menino de 2 ano morre afogado em piscina de Guaratuba

Luciane, entretanto, deixa uma sugestão para os agentes de segurança no litoral: que eles ofereçam mais as pulseirinhas aos pais esquecidos ou que não conhecem o trabalho de identificação. “Os policias e bombeiros poderiam fazer uma abordagem conosco, passar pela praia oferecendo as pulseiras”, recomenda.

- Leia mais - Dicas para não se afogar: em 6 dias, guarda-vidas salvam 50 pessoas nas praias do Paraná

Para as crianças que já conhecem a prática, o uso da pulseira passa a ser até divertido: “Eu e meu irmão que pedimos para nossa mãe para colocar”, conta Julia Torres, de 11 anos. A mãe, a pedagoga Aline Torres, explica que eles lembraram de terem usado as pulseiras no ano passado e se divertiram escolhendo qual seria a cor da vez.

O que fazer

Para evitar que a criança se perca, o principal a ser feito é acompanhá-la a todo momento. Essa recomendação é do Corpo de Bombeiros e PM e é válida inclusive para crianças que estão usando a pulseira.

No entanto, caso se perca, é importante que a própria criança esteja instruída sobre o que fazer. “Os pais devem procurar o auxílio dos bombeiros e policiais, que irão passar a informação para os outros postos da praia”, explica o tenente-coronel Gerson Gross, comandante dos Bombeiros na Operação Verão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]