• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O segundo dia de assembleias realizadas pelos motoristas e cobradores de Curitiba e região metropolitana atrasou o início da circulação dos ônibus operados pela empresa Redentor nesta terça-feira (5). Da mesma forma como esta segunda-feira (4), os trabalhadores atrasaram o início da jornada para conversar sobre as mobilizações que vão alterar a rotina do transporte coletivo durante boa parte do mês - a primeira delas a partir das 9 horas de hoje. Os atos, segundo o Sindimoc, que representa a categoria, são uma resposta aos casos de violência cada vez mais frequentes dentro dos ônibus. Na noite desta segunda, um motorista foi esfaqueado após pedir a um passageiro para que abaixasse o som da música que ouvia no celular.

Confira o cronograma das paralisações

Entre as linhas que demoraram pouco mais para circular com normalidade nesta terça estavam o Circular Sul (expresso), Cabral-Portão, e vários alimentadores e convencionais que passam por ruas da Cidade Industrial de Curitiba, como CIC-Cabral e Portão-CIC. O Sindimoc informou que às 6 horas todos os ônibus operados por trabalhadores da empresa já tinham saído da garagem.

Nesta quarta-feira (6), a assembleia será na São José. Por isso, devem sofrer alterações no primeiro horário da manhã linhas como a Pinherinho-Boqueirão, Sítio Cercado (expresso), V. Cubas e Xaxim-Linha Verde.

Mais atrasos

As assembleias que vêm sendo organizadas pelo Sindimoc debatem as paralisações que vão afetar o transporte coletivo até, pelo menos, dia 20 de setembro. A primeira está marcada para entre 9 horas e 10 horas desta segunda, na região central de Curitiba.

Dessa forma, serão afetadas as linhas que circulam pelas praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, além daquelas que passam pela Travessa Moreira Garcez e na Rua Nestor de Castro. Em outros dias, é a vez de outros bairros serem afetados.

Além disso, no dia 20, está agendado um ato principal que também vai parar todo o transporte público. Nesse dia, às 15h, motoristas e cobradores vão se reunir na Praça Rui Barbosa, no Centro, para realizar uma caminhada pedindo paz e segurança.

O sindicato estuda ainda a possibilidade de fazer uma greve geral caso uma solução para resolver a falta de segurança no transporte não seja apresentada pela Urbs. A definição sobre essa greve será feita em uma reunião no dia 21 de setembro.

Cronograma de paralisações

05/09 (Terça-feira)

9h - Paralisação de 1 hora no Anel Central - Todos os ônibus que têm ponto nas Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro.

06/09 (Quarta-feira)

15h - Paralisação de 1 hora no Anel Central (Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro)

11/09 (Segunda-feira)

9h - Paralisação de 1 hora GERAL

15h - Paralisação de 1 hora GERAL

12/09 (Terça-feira)

9h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

13/09 (Quarta-feira)

15h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

14/09 (Quinta-feira)

9h – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

15/09 (Sexta-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

18/09 (Segunda-feira)

9h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

19/09 (Terça-feira)

15h - Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

20/09 (Quarta-feira)

15h - Ato na Praça Rui Barbosa e passeata

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]