• Carregando...
Inglês é um dos cursos com vagas mais concorridos do Celem. | JONATHAN CAMPOS/Gazeta do  Povo
Inglês é um dos cursos com vagas mais concorridos do Celem.| Foto: JONATHAN CAMPOS/Gazeta do Povo

Quem pretende estudar uma língua estrangeira de graça pode tentar uma das vagas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celen), da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) . As matrículas vão até sexta-feira (18), mas, dependendo do curso, podem se encerrar antes, conforme for a procura. As aulas são em escolas da rede estadual e começam em fevereiro.

O Celem oferece aulas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês, Ucraniano, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes e de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

Os interessados devem ficar atentos à distribuição das vagas. A maior parte delas, 70%, são destinadas a estudantes da rede pública estadual de ensino. Professores e funcionários de escolas estaduais ficam com 10% das vagas, enquanto que a comunidade em geral fica com 20% das vagas.

- Veja também - Volta às aulas em Curitiba: confira o calendário escolar e acadêmico de 2019

Para abertura de turma é necessário um número mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes. Já as classes de Português para Estrangeiros tem o número mínimo entre 15 e 25 estudantes. Além disso, estudantes estrangeiros precisam apresentar fotocópia de visto no passaporte ou de documento de identidade de estrangeiro.

- Leia mais - Calouro veterano: 1.º lugar geral do vestibular da UFPR tem 34 anos e já é formado pela USP

Os alunos devem ter a idade mínima de 11 anos. Além disso, para a matrícula, é necessário apresentar original e fotocópia da certidão de nascimento ou documento de identidade; fatura recente de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A lista de escolas que oferecem aulas do Celem pode ser verificada neste link no site da Seed.

Certificado

Os cursos de línguas do Celem são organizados em três módulos, com duração de um ano cada e carga horária total de 160 horas-aula por ano. Os cursos de PFOL e de Libras duram um ano ao todo, com 160 horas-aula no total.

As atividades semanais de todos os cursos são de quatro horas-aula de 50 minutos, em dois dias não consecutivos. As aulas podem ser nos turnos da manhã, intermediário manhã, tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.

Os estudantes que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificado pelo ano de atividades concluídas, contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]