• Carregando...
Agentes de trânsito vão orientar os motoristas para evitarem o espaço reservado aos coletivos. | Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
Agentes de trânsito vão orientar os motoristas para evitarem o espaço reservado aos coletivos.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A partir desta segunda-feira (21), a Rua General Mário Tourinho passa a contar com uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus. O trecho de implantação vai da Avenida Vicente Machado até o Terminal Campina do Siqueira, percorrendo 1,1 quilômetro.

A mudança deve agilizar a circulação de veículos do transporte coletivo de quatro linhas (Interbairros II, Inter 2, Capão Raso/Campina do Siqueira e Pinhais/Campo Comprido), especialmente nos horários de pico. Segundo a prefeitura, hoje os ônibus levam cerca de 17 minutos para vencer a distância. Essas linhas transportam aproximadamente 63 mil pessoas diariamente.

VEJA TAMBÉM: Golpe usa nome da UFPR para cobrar por cadastro a vagas de emprego

Nos primeiros dias de funcionamento da via, agentes de trânsito vão orientar motoristas, das 7 h às 20 h, para evitarem o lado direito da rua. Em um primeiro momento, quem transitar pela faixa não receberá multa. A partir de 4 de fevereiro, as multas começarão a ser aplicadas no local. A infração é gravíssima e rende sete pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 293,47.

Os motoristas que precisarem acessar imóveis ou fazer conversão à direita para as ruas transversais devem respeitar a linha tracejada pintada no asfalto (veja imagem abaixo). Elas se localizam próximas aos cruzamentos.

A Rua Mário Tourinho é a quinta via curitibana a receber faixas exclusivas para ônibus. As ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen já contam com o espaço. Além dos veículos do transporte coletivo, os táxis que estejam transportando passageiros também podem utilizar a faixa.

Motoristas devem ficar atentos à sinalização para acessar a faixa exclusiva. Reprodução/SMCS
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]