• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Pioneira nas terras de Londrina, Francisca fez da vida um grande passeio. Andar pela cidade, trocar palavras e contar histórias era o que a movia. A paulista de Santa Branca chegou ao Paraná no fim da década de 1930 e ficou conhecida por onde passava na Avenida Higienópolis. O marido, Antônio, havia montado o primeiro estacionamento daquela rua e Chiquita, como era carinhosamente chamada pelos amigos, não dispensava um bom papo com os conhecidos e desconhecidos que encontrasse. Ela não hesitava em fazer novas amizades.

Antonio era seu vizinho de sítio, e eles se casaram em 1942. Ambos deixaram a lavoura, o alambique e a olaria da família para viver no que se transformou depois na agitada Avenida Juscelino Kubitschek. Anos mais tarde, toda vez que passava com a família pelo endereço fazia questão de mostrar onde tinham começado a vida de casados. "Morei bem no meio dessa avenida", era a frase que deixava escapar. Não era ligada em manter a casa organizada ou em seguir as novelas – queria aproveitar o tempo livre para estar no meio de gente, dar risada. A vovozinha era apegada às netas e só viajava junto delas para a praia. As feijoadas em casa eram o convite certo para alegria. Dizia sempre que aquela poderia ser a última vez que se reuniam para preparar a refeição. "E assim foram mais de 50 feijoadas", conta a neta Priscila. Chiquita gostava tanto de feijoada que cozinhava em grandes quantidades e dividia o prato com os vizinhos.

A vida de Chiquita seguia mansa até que ela teve de lidar com duas grandes perdas – em um intervalo de dois anos, faleceram o marido, companheiro de mais de 50 anos, e o único filho, Agostinho, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 45 anos. A pioneira enxugou as lágrimas e buscou força para enfrentar o dia a dia. Conseguiu encontrar no bingo uma nova diversão: participava de jogos na igreja, na casa de amigas e de vizinhos. Perguntada se ganhava alguma coisa, dizia era que estava pagando caro para viver. Marcou sua cartela no bingo, em um bar da Celso Garcia, até um dia antes de seu internamento.

Dia 15 de agosto, aos 87 anos, vítima de câncer de mama. Deixa três netas.

* * * * * CURITIBA

Adir Pepe Porfírio, 64 anos, servente, filho de Carlos Pepe Porfírio e Vitalia Maria de Jesus. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Alcides Bueno Camargo, 83 anos, motorista, filho de Antônio Bueno Camargo e Natalia Bueno Camargo. Sep. ontem.

Altair Cordeiro Miquelaco, 44 anos, motorista, filho de Miguel Miquelaco e Maria Vanda Miquelaco. Sep. ontem.

Annita Dornelles Freitas, 95 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Júlio Correia de Freitas e Audelina Dornelles. Sep. ontem.

Aulindina Luisa Ribas, 83 anos, doméstica, filha de Anselmo Vieira e Maria Luisa de Souza. Sep. às 10 h, em cemitério ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Papanduva, SC.

Benedito Balduino de Araujo, 69 anos, comerciante, filho de Abel Balduino de Araujo e Djanira Lemes de Araujo. Sep. ontem.

Bilal Ali Iskandar, 41 anos, comerciante, filho de Ali Iskandar e Emilia Bolache. Sep. ontem.

Carlos Bueno da Luz, 81 anos, funcionário público municipal, filho de Arlindo Bueno do Espírito Santo e Veríssima Pereira Daluz. Sep. ontem.

Cleci de Oliveira, 60 anos, do lar, filha de Osnil de Oliveira e Lidia de Oliveira. Sep. ontem.

Codremiro de Assis, 53 anos, motorista, filho de Juracy Imidio de Assis e Maria Juracy de Assis. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Caiuá.

Conceição Ribeiro, 87 anos, doméstica, filha de Antônio Ribeiro e Izabel Antônia Ribeiro. Sep. ontem.

Diego Rafael Bazani Ferreira, 25 anos, Auxiliar Serviços Gerais, filho de Rogério Luiz Ferreira e Juliane Bazani do Nascimento. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Diva de Souza Santos, 62 anos, do lar, filha de Avelino Gomes Filho e Maria de Souza Gomes. Sep. ontem.

Edith Domingues Santos, 80 anos, do lar, filha de João Augusto Domingues e Rosalina da Paz Domingues. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Edson Nascimento Gusmão, 26 anos, montador, filho de Jorge Silva Gusmão e Neide Nascimento Gusmão. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Eloir Dante Alberti, 74 anos, jornalista, filho de Orlando Alberti e Esmeralda Baptista Salgueiro Alberti. Sep. ontem.

Ernestina Rosa da Silva, 82 anos, do lar, filha de Antônio da Rosa e Eulália da Rosa. Sep. ontem.

Eunice dos Santos Silva, 51 anos, agente de saúde, filha de João Rodrigues dos Santos e Carmelita Fortes dos Santos. Sep. ontem.

Expedito Cortez, 59 anos, comerciante, filho de Antônio Cortez Filho e Alexandrina Padilha Cortez. Sep. ontem.

Felícia Maria Oliveira, 59 anos, professora, filha de Domingos Antônio Oliveira e Wilma Gutler Oliveira. Sep. ontem.

Gertrudes Berg Geiger, 74 anos, do lar, filha de Abram Berg e Liese Berg. Sep. ontem.

Ilca Rovigatti, 89 anos, do lar, filha de Mathias Eduardo Keller e Joanna Barreto Keller. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Ivonete Alves Braga dos Santos, 44 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Adauto Costa Braga e Maria Alves Braga. Sep. ontem.

Ivonete Aparecida Pertussatto Carletto, 50 anos, professora, filha de Ulysses Pertussatto e Francisca Rodrigues Pertussatto. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Jhimmy Marcelino de Jesus, 23 anos, auxiliar de produção, filho de Milton Marcelo de Jesus e Maria Tereza Marcelino de Jesus. Sep. ontem.

João de Carvalho Padilha, 75 anos, porteiro, filho de Joaquina de Carvalho Padilha. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

João Moreira, 72 anos, funcionário público municipal, filho de Flauzino Moreira e Filomena Cecilia de Toledo. Sep. ontem.

João Trevizan, 87 anos, empresário, filho de José Trevizan e Leonilda Ravalho. Sep. às 10 h, no cemitério municipal São João Batista (São Jose dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Municipal Natalina Berti (São José dos Pinhais).

José Guilherme Vita, 64 anos, engenheiro civil, filho de Pedro Antônio Vita e Aparecida Pozato Vita. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

José Xavier, 76 anos, lavrador, filho de Amadeu Xavier dos Reis e Maria Quitéria dos Reis. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Jungi Tanaka, 77 anos, comerciante, filho de Toshiro Tanaka e Sumi Tanaka. Sep. às 12h30, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano Jade.

Leocádia Buviniaky Precycybiloviez, 101 anos, lavradora, filha de Jacob Buviniaky e Rosália Buviniaky. Sep. às 10h30, no Cemitério Contenda, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.

Lionildo de Liz Pereira, 57 anos, porteiro, filho de João Pereira e Isaura de Liz Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica – Guadalajara – Lages, SC.

Luiz Pondelli Filho, 63 anos, contador, filho de Luiz Pondeli e Edith Rodrigues Pondeli. Sep. ontem.

Manoel Pedro, 54 anos, pedreiro, filho de Pedro Leandro Gomes e Sebastiana Maria da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (S.J. dos Pinhais), saindo da capela do Jardim Ipê.

Maria Aparecida Custodio Teixeira, 48 anos, do lar, filha de Alcides Custodio Teixeira e Terezinha Gomes Teixeira. Sep. às 13 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Borda do Campo, em São José dos Pinhais.

Maria da Luz Miranda, 90 anos, do lar, filha de João Inocêncio de Miranda e Liceria Rodrigues de Miranda. Sep. ontem.

Maria de Lurdes Fermino, 70 anos, cozinheira, filha de Faustino Ferminio e Marvina Maria Francisca. Sep. ontem.

Maria Iria Mota Pelegrini, 74 anos, lavradora, filha de João Francisco Mota e Maria José de Jesus. Sep. ontem.

Mariza Helena Gelmini, 62 anos, secretária, filha de Antônio Copelli e Dileta Bertolazzi. Sep. no dia 31 de agosto, às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela São Marcos, RS.

Nair de Sales Silva, 74 anos, cozinheira, filha de Anselmo José de Sales e Durvalina de Sales. Viúva de Eloi Barnardo Sa Silva. Sep. ontem.

Neli Schmidt Rocha, 72 anos, do lar, filha de Dilermando Schmidt e Cora Gonçalves Schmidt. Viúva de José Maria de Lacerdo Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.

Noêmia Pizelli Sangaletti, 95 anos, do lar, filha de Adolpho Pizelli e Selione Augusta. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Paulo César Fernandes, 33 anos, autônomo, filho de Pedro Fernandes e Marli da Silva Fernandes. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Paulo Rudek, 62 anos, motorista, filho de Miguel Rudek e Maria Rudek. Sep. ontem.

Romão Ossowski, 75 anos, lavrador, filho de Francisco Ossowski e Polônia Ossowski. Sep. ontem.

Rubens Moreira Couto, 49 anos, filho de José Moreira Couto e Aparecida de Jesus Couto. Sep. ontem.

Salvelina Maria Silvestre Goes, 72 anos, do lar, filha de José Silvestre Felício e Maria Rosa Pereira. Sep. ontem.

Silvia Sueli Polera Grandinetti, 61 anos, do lar, filha de João Polera e Maria Rosa Polera. Sep. ontem.

Valdeci Pinhati de Souza, 34 anos, acabador, filho de Vandelino Alves de Souza e Verginia Pinhati. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Associação de Moradores do Jardim Califórnia.

Zilmundo Kaviski, 81 anos, carpinteiro, filho de Andre Kaviski e Maria Kaviski. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

LONDRINA

Aparecido Vieira da Silva, 53 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Eleno Ferreira Lima, 45 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Geni Rantin Gálea, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Helio Gazola, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Rosa Gomes da Silva, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paiquerê – distrito de Londrina, saindo da capela do mesmo.

Joaquim Aguiar de Oliveira, 69 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Josefa Januária Ferreira, 98 anos. Sep. ontem em Londrina.

Mikie Yukihara, 80 anos. Sep. no dia 31 de agosto, às 15 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Reginaldo Borges de Souza, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Zuleide da Silva Rodolfo, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Luiz Gonzaga de Souza, Sep. ontemem Foz do Iguaçu.

Maria Aparecida Gomes, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela Morumbi II – Foz do Iguaçu.

Olivia Hippler Bohnenberger, 69 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Pablo Almeida de Souza, 21 anos. Sep. ontem em Matelândia.

Zanir Burtet, 77 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

MARINGÁ

Benedita Caetano Gandra, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

Deusdeth Gonçalves Moreira (Tuta), 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Edson Rodrigues de Moura, 86 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Geraldo Januário de Souza, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Iracema Nogueira Corci, 78 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Sérgio Vidotto, 53 anos. Sep. ontem em Arapongas.

José Gonçalves Guimarães, 76 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

Maria Lourdes Monfere, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Neusa Rodrigues de Melo, Sep. ontem em Marialva.

Paula Zago Moreto, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]