• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Foi em meados da década de 1930 que Maurícia, ainda criança e junto com a família, deixou Nova Trento (RS), onde nasceu, e partiu de carroça para o interior de Santa Catarina, em Herval d’Oeste (SC). De origem italiana, a família ajudou a colonizar a região, trabalhando em lavouras. Em Herval d’Oeste, Maurícia conheceu, aos 12 anos, o marido Angelo Paris, hoje com 90, com quem criou uma grande família em um casamento que completaria sete décadas este ano. Em 1968, a família se mudou para Colombo (PR), para trabalhar em uma indústria de móveis de um irmão de Maurícia. Apesar da origem simples, ela sempre se preocupou em incentivar os filhos nos estudos, acreditando que assim eles teriam um futuro melhor – tarefa concretizada com sucesso. Para os familiares, preparava com carinho um tortei caprichado (um pastelzinho cozido) e sopa de agnolini, receitas italianas que sempre fez, além de doce de pêssego e de figo, macarrão e pão. Maurícia se preocupava em surpreender filhos e netos em datas especiais como, na Páscoa. "Ela pegava ovo de galinha, esvaziava, e pintava a casca. Depois, recheava com doce de amendoim e presenteava a todos", diz Wellington Paris, um de seus 12 netos.  Deixa marido, cinco filhos, doze netos e nove bisnetos.

Dia 28 de janeiro, aos 87 anos, de parada cardirespiratória.

* * * * *

CURITIBA

Adalto Faria de Prosdócimo, 29 anos, estudante, filho de Antônio Ângelo Prosdócimo e Sônia Dalva Miranda de Faria. Sep. ontem.

Allan Felipe de Oliveira, 8 anos, estudante, filho de Émerson Francisco Sampaio e Márcia de Oliveira. Sep. às 8h30, no Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Antônio Apolinário, 37 anos, pedreiro, filho de José Apolinário e Oreguina de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Laranjeiras.

Antônio Ricardo, 60 anos, operador de máquinas, filho de Marcílio Ricardo e Josefina Machado. Sep. ontem.

Braulin Yuri Menarski, 16 anos, pintor, filho de Nélson Menarski e Dirce Pires dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Gabriel Ribeiro – Bairro Novo B – Sítio Cercado.

Cacilda Kopp Pereira, 80 anos, do lar, filha de Gustavo Kopp Taborda e Dulcelina Alexandrina Kopp. Sep. ontem.

Conceição Valério Lopes, 90 anos, do lar, filha de Patrício Valério e Joana Nabarro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Cristiano Manoel da Silva, 27 anos, caseiro, filho de Antônio Manoel da Silva e Libra Marilu de Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Campo Largo.

Diego Alves da Silva, 21 anos, auxiliar de motorista, filho de Francisco Aparecido Alves e Helena Donizete da Silva. Sep. ontem.

Diva Pontes Motta, 90 anos, professora, filha de José Augusto de Melo e Augusta Pontes de Melo. Sep. no dia 31 de janeiro, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Edson Vieira da Fonseca, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Bento José da Fonseca e Bárbara Lina da Fonseca. Sep. às 9h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja do Evangelho Quadrangular. Rua Agenor Antônio Rodrigues, 597 – Bairro Novo C.

Emília Carlos Baraviera, 87 anos, do lar, filha de Felício Baraviera e Lúcia Carlos Baraviera. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Tapejara.

Fábio Noel dos Anjos, 35 anos, pedreiro, filho de Francisco Noel dos Anjos e Maria das Graças dos Anjos. Sep. ontem.

Gremilda Taborda Becke, 89 anos, do lar, filha de Napoleão Ferreira Taborda e Luiza Munhoz Taborda. Sep. ontem.

Hans Martin Schnitzler, 75 anos, mecânico, filho de Christian Hermann Schnitzler e Maria Frida Schnitzler. Sep. ontem.

Herta Rainert, 78 anos, do lar, filha de Luiz Rainert e Ema Rainert. Sep. ontem.

Holíria de Souza Pires, 79 anos, do lar, filha de Sérgio de Souza e Júlia Pereira de Souza. Sep. às 11h30, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Jardim Santa Terezinha – Colombo.

Honório Petersen Hungria, 85 anos, engenheiro, filho de Honório Bicalho Hungria e Ida Petersen Hungria. Sep. ontem.

Idalina Bueno da Silva Santana, 82 anos, do lar, filha de Pedro Bueno da Silva e Paulina Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Ivan Cardoso Santos, 41 anos, vigilante, filho de Joaquim Rodrigues dos Santos e Noeme Cardoso Santos. Sep. ontem.

Jacimar da Silva, 38 anos, pedreiro, filho de Joel Antunes da Silva e Ivone Oliveira da Silva. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Jânio Guerreiro, 34 anos, filho de Aparecido de Jesus Guerreiro e Maria Garcia Guerreiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Jean Antônio Silva Fonseca, 22 anos, pedreiro, filho de Ildefonso Fonseca e Elisabeth Silva. Sep. ontem.

Jezi de Lourdes Carvalho, 59 anos, do lar, filha de Manoel Barbosa de Aguiar e Francisca Rezende. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

José Antônio Gontarz, 53 anos, pedreiro, filho de Francisco Gontarz e Sofia Gontarz. Sep. ontem em Irati.

José Benedito Bueno de Freitas, 77 anos, vigilante, filho de Servino Bueno de Freitas e Otília de Freitas. Viúvo de Maria Alves de Freitas. Sep. ontem.

José Carlos de Moraes, 65 anos, juiz de direito, filho de Nélson de Moraes e Maria Rosa de Moraes. Sep. ontem.

José Dreviane, 67 anos, agricultor, filho de Valdomiro Dreviane e Catarina Dreviane. Sep. ontem.

Josefina dos Santos da Silva, 68 anos, do lar, filha de Sebastião Pedro dos Santos e Ana Noia dos Santos. Sep. ontem.

Karina dos Santos Vieira, 29 anos, do lar, filha de Carlos Vieira e Olinda dos Santos Vieira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Lidya Rogowski, 78 anos, do lar, filha de Estanislau Wilcolak e Maria Wilcolak. Sep. ontem.

Lourdes Rizzo Rodrigues, 73 anos, do lar, filha de Ângelo Rizzo e Sebastiana de Magalhães. Sep. ontem.

Luís Roberto de Moura, 35 anos, auxiliar de produção, filho de José Barbosa de Moura e Margarida Vieira de Moura. Sep. ontem.

Luiz Diego Michalski Ferreira, 25 anos, mecânico, filho de Manoel Velício Ferreira e Lili Marlene Michalski. Sep. ontem.

Marcília Pereira Bueno, 73 anos, do lar, filha de Francisco Pereira do Rosário e Maria Pereira do Rosário. Sep. ontem.

Marcos Cordeira de Lima, 25 anos, torneiro mecânico, filho de Mariante Cordeiro de Lima e Maria de Fátima da Cruz Lima. Sep. ontem.

Maria Flores da Luz, 88 anos, do lar, filha de Manoel Flores e Lucena Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Maria Gracita Gracia Gonçalves, 62 anos, funcionária pública municipal, filha de Ubaldo Gracia e Maria Nazaré Gracia. Sep. ontem.

Maria Pontes da Silva, 61 anos, funcionária pública estadual, filha de Joaquim Ramos de Pontes e Aparecida Alves de Pontes. Sep. às 15 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Marina Vallicelli, 53 anos, tradutora, filha de Giuseppe Atos Vallicelli e Rosa Nunziatini de Vallicelli. Sep. ontem.

Maurícia Susin Paris, 86 anos, filha de Abramo Susin e Hermelinda Fontana. Sep. ontem.

Mauro Arcanjo Pereira, 68 anos, pedreiro, filho de Miguel Arcanjo Pereira e Iria Artigas de Cristo Pereira. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Nélson Rodrigues Pereira, 59 anos, auxiliar de transportes, filho de Juscelina Rodrigues Pereira. Sep. ontem.

Nilsoney Jorge da Silva, 34 anos, mecânico, filho de José Amauri da Silva e Elsa Maria da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Olga Piski Vanini, 81 anos, do lar, filha de Max Piski e Rosalinda Farias Piski. Sep. ontem.

Olinda Túllio Gomes, 81 anos, do lar, filha de Francisco Túllio e Emília Túllio. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Otília Kloss, 89 anos, do lar,filha de Paulo Gurski e Maria Cichon Gurski. Viúva de Pedro Kloss. Sep. ontem.

Rafael Eduardo Ferreira, 21 anos, filho de Jorge Eduardo Ferreira e Maria Cejane Alves da Rocha. Sep. ontem.

Raul Muhlenhoff, 60 anos, comerciante, filho de Armiro Muhlenhoff e Inês Zaramella Muhlenhoff. Sep. ontem.

Roberto Cipriano Silva, 60 anos, vendedor, filho de Manoel Cipriano da Silva e Maria Rodrigues da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Rodolfo Ferreira, 80 anos, vidraceiro, filho de Maria Magdalena Ferreira. Sep. ontem.

Roseli Terezinha de Meira, 46 anos, do lar, filha de Benedito Ezídio de Meira e Alice de Meira. Sep. ontem.

Ruben Apaza Marca, 44 anos, alfaiate, filho de Angel Apaza Loa e Benita Marca Choquehuança. Sep. ontem.

Terezinha Becker Ribeiro, 65 anos, do lar, filha de Davino Becker e Vitalina Becker. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Terezinha Lourenço de Meira, 76 anos, do lar, filha de Pedro Lourenço de Meira e Delfina Lourenço de Meira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

Vilmar da Silva Lorena, 59 anos, controlador de qualidade, filho de Emílio Altino de Lorena e Sezarina da Silva Lorena. Sep. ontem.

Wilde Benvenutti Hedeke, 89 anos, professora, filha de Benni Benvenutti e Eulália Benvenutti. Sep. ontem.

LONDRINA

Adema Felipetto Pozzobon, 82 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Francisca Rodrigues do Amaral, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Hilda Moreira Silva Leite, 42 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Marques de Lima, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no Crematório de Maringá.

Leozípio Alves Moreira, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Helena Dias Berezanski, 71 anos. Sep. ontem em Londrina.

Martina da Silva, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nélson Borges, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Osmar Evaristo Fortunato, 37 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Rubens Pereira do Nascimento, 63 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Terezinha Fenelon Delforno, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vera Lúcia de Oliveira Luz, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Águida Correia da Silva, 72 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ana Moreira da S. de Freitas, 76 anos. Sep. ontem em Mandaguaçu.

Deraldina Maria da Silva, 73 anos. Sep. ontem em Lobato.

Donar Aguiar da Silva, 69 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Enzo Gabriel Soares. Sep. ontem em Maringá.

Euclides Marchi, 78 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Eurico Vieira, 77 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Irene Feliz dos Santos, 43 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Jan Tymoniuk, 82 anos. Sep. ontem em Arapongas.

João Batista Gatti, 53 anos. Sep. ontem em Arapongas.

João Maria de Meira, 76 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Manoel Miguel dos Santos, 88 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Água Boa, saindo da Rua Jandaia, 419 – Centro – Água Boa.

Marcos Massato Kaneda, 44 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Maria Dolores Gusmão Azanha, 90 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Maria Pestana Garcez, 86 anos. Sep. ontem em Engenheiro Beltrão.

Maria Rosângela Ferreira, 38 anos. Sep. ontem em Maringá.

Moacir de Lima, 57 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Neuza Maniesi Gumenez, 57 anos. Sep. ontem em Maringá.

Rodrigo Storel Baise, 33 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Virgínia Campidelli Vicentim, 87 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Fênix.

FOZ DO IGUAÇU

Adaílson de Oliveira, 20 anos. Sep. ontem em Itaipulândia.

Antônio Hertal Júnior, 28 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Edivagues Alves, 32 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Santa Terezinha de Itaipu.

Etelvina Paredes, 78 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Gaspar Carneiro Lobo, 45 anos. Sep. ontem.

Ivete Alves dos Santos, 25 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da localidade de Céu Azul.

João Lopes de Carvalho, 78 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Lucas Perico de Abreu, 16 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela Morumbi – Foz do Iguaçu.

Luís Antônio Pereira Noronha, 48 anos. Sep. ontem em Mingaguaçu, PY.

Maria Vilma Felipe Gomes, 33 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

Pâmela Cristina Santana, 21 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Stella Maris Forte Vida de Melgarejo, 63 anos. Sep. ontem em Ciudad Del Leste, PY.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]