• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Quando desembarcou no porto de Santos, Maria Adam Caldana não imaginava que passaria a maior parte de sua vida em Londrina. Era o fim da década de 1920 e ela, já uma adolescente, chegava com a família, vinda da Eslovênia. Os pais, que haviam morado em Maryland, nos Estados Unidos, onde Maria nascera, deixavam novamente a Europa. Eles buscavam se proteger das dificuldades que eclodiram junto com a guerra e no pós-conflito.

Os imigrantes e as crianças se instalaram primeiro em Birigui, no interior paulista, e começaram a trabalhar na agricultura. Maria, sempre disposta a aprender, se adaptou logo aos costumes brasileiros. Aprendeu a falar português, mas, ainda assim, continuava com suas leituras em esloveno. Gostava de ler a Bíblia no idioma materno. Quando as cartas da Europa chegavam, era ela quem se encarregava de fazer a tradução.

Casou-se com João, jovem que dava aulas na roça. Não demorou muito para que ela e o companheiro se mudassem para o Norte do Paraná, em 1932. Pioneiros de Londrina, assistiram às tantas mudanças que marcaram a história do município. A imagem do barro, dos balaústres e das boiadas passando, que um dia caracterizaram as ruas da cidade, nunca deixaram a memória de Maria. Apesar da saudade da Europa, ela não escondia a paixão pela terra vermelha. Gostava de viajar para Curitiba e São Paulo, para visitar as irmãs, mas o retorno a Londrina e à casa da Rua Brasil lhe era fundamental.

Os filhos contam que a mãe se esmerou para dar uma boa educação a eles e ajudar o marido a construir a casa da família. Lavou roupas para fora e, até os 80 anos, ainda encontrava disposição para vender confecções. As tantas primaveras que completou pareciam nem lhe pesar – a lucidez encantava até os enfermeiros que a atenderam na última internação. A centenária reconhecia todos, falava da época da guerra, das brincadeiras na neve e até do número da casa em que viveu na Eslovênia. Deixa quatro filhos, 13 netos e 20 bisnetos.

Dia 16 de setembro, aos 103 anos, em decorrência de uma infecção.

* * * * *

CURITIBA

Adilso Garcia da Silva, 26 anos, filho de Paulo Garcia e Maria Roseli da Silva Garcia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Medianeira.

Alex Sander Maieski, 23 anos, motorista, filho de João Maria Maieski e Maria Isabel Bubik. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Paula, em Ponta Grossa.

Alfeu Antônio Comin, 83 anos, metalúrgico, filho de João Comin e Idalina Comin. Viúvo de Lira Comin. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Turquesa – Vaticano.

Anfisa Pozo, 64 anos, do lar, filha de Terentijus Davydovas e Maria Davydovas. Sep. ontem.

Ângela Gelinski, 75 anos, do lar, filha de Inácio Gelinski e Izofia Gelinski. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

Angélica Kichiganosvski, 99 anos, agente, filha de Leonardo Kichiganosvki e Maria Kichiganovski. Sep. ontem.

Antônio Yasuaki Tanaka, 68 anos, administrador, filho de Masamitsu Tanaka e Sumiko Tanaka. Sep. ontem.

Aparecido Ferreira da Silva, 88 anos, professor, filho de Pedro Ferreirada Silva e Minervina da Silva. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Edeilson de Souza, 32 anos, empresário, filho de Antônio de Souza Aparecida de Souza. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus – Santa Cândida.

Elivelton Barreiro Bandeira, 17 anos, autônomo, filho de Marino Antunes Bandeira e Lea Júlio Barreiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Jardim da Colina, em Colombo.

Fernando Cavalcante de Oliveira, 59 anos, taxista, filho de Antônio Cavalcante de Oliveira e Tecla Neister. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Francisca Milek de Souza, 76 anos, do lar, filha de Alberto Milek e Josefina Puka Milek. Sep. às 9 h, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Jairo Teixeira, 74 anos, bancário, filho de Pedro José Teixeira Godofrida Guerreiro de Paula. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

João Maria Bueno, 75 anos, comerciante, filho de João Batista Bueno e Maria dos Santos Bueno. Sep. ontem.

Joaquim Muniz Silva, 61 anos, mestre de obras, filho de José Silva e Etelvina Muniz Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela da Igreja São Miguel – Fanny.

José Carlos Xavier, 58 anos, técnico refrigeração, filho de Carlos Xavier e Maria Augusta Xavier. Sep. às 14 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

José Luiz Braga Pereira, 55 anos, engenheiro agrônomo, filho de Jovino Antônio Pereira e Maria de Lourdes V Braga Pereira. Sep. ontem.

Judith Silvério Sangana Calixto, 55 anos, do lar, filha de Júlio César Sangana e Rosilda César Sangana. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo – Paranaguá.

Judithe Gineste de Oliveira, 85 anos, do lar, filha de Antônio Gineste e Leonilia Campos Torres Gineste. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Leonardo Costódio, 88 anos, filho de Manoel Agostinho e Júlia Custódio. Sep. ontem.

Leonice Soares Ramalho, 55 anos, do lar, filha de Enedino Barbosa e Luzia Soares. Sep. ontem.

Lousienne Suzel Bortollotti, 54 anos, psicóloga, filha de Glacy Bortollotti e Claudete Chatagnier Bortollotti. Sep. ontem.

Luciano Corga da Silva, 85 anos, auxiliar de farmácia, filho de Elpidio Mariano da Silva e Amélia Corga da Silva. Sep. ontem.

Luís Fernando Diz Muniz Mota, 14 anos, estudante, filho de Odair Paulo Mota e Maria Raquel Diz Muniz. Sep. às 12 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Lydia Iskorostenski, 92 anos, doméstica, filha de Kornej Schwendig e Karolina Schwendig. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.

Maickon Ruan da Rosa dos Santos, 20 anos, filho de Ademir Pereira dos Santos Antônia de Fátima da Rosa. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Maria Gizelda Simões Inácio, 65 anos, professora, filha de Ramiro Mendes da Silva e Anatalia Simões da Silva. Sep. no dia 28 de setembro, em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cinema – Centro – Afogados – Ingazeira, PE.

Maria Lúcia Leal Bagatelli, 62 anos, professora, filha de José Marques Leal e Justina Martins Leal. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Maria Malinovski Schmidt, 87 anos, do lar, filha de Francisco Malinovski e Anna Malinovski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo da capela Protestante.

Maria Nazaré Carvalho, 87 anos, do lar, filha de Manuel Fernandes de Freitas e Josefa Pereira Lacerda. Sep. ontem.

Marilene Camargo, 70 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Antônia Salnoski Zayanchoski e Antônia Salnoski Zayanchosky. Sep. ontem.

Neusa Tomaz de Barros, 81 anos, do lar, filha de Afonso Thomaz e Romilda Bittencourt Thomaz. Sep. ontem.

Neuza de Souza, 51 anos, corretora, filha de Benedito de Souza e Luiza Benedita Machado de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Odair Cardoso de Lara, 49 anos, motorista, filho de Benedito Ferreira de Lara e Terezinha Cardoso de Lara. Sep. ontem.

Robson Gomes dos Santos, 25 anos, filho de Geraldo dos Santos e Lisete Gomes de Oliveira dos Santos. Sep. às 10 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Rose Marie Klemann, 56 anos, pedagoga, filha de Eduardo Klemann e Maria Klemann. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da caepa da Paz – Boqueirão.

Sandro de Campos Nelson, 49 anos, fotógrafo, filho de Vanderlei de Campos Nelson e Lidia Luiza de Campos Nelson. Sep. ontem.

Sérgio Evangelista dos Anjos, 32 anos, motorista, filho de Deusni Lopes dos Anjos e Cicera Evangelista dos Anjos. Sep. ontem.

Silvano Túlio, 82 anos, empresário, filho de Natalin Túlio e Irene Bertapelli Túlio. Sep. ontem.

Suelen Cristina Alexandre, 24 anos, operadora de caixa, filha de Samuel Alexandre e Luciane Aparecida dos Santos. Sep. ontem.

Walderes Reder Ferreira, 67 anos, do lar, filha de Henrique Reder Ferreira e Maria Conceição Ferreira. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Zelândia Milasch Canto, 94 anos, secretária, filha de Carlos Canto e Ida Canto. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

LONDRINA

Antônia Silla de Brito, 64 anos. Sep. ontem em Cambé.

Cleonice dos Santos Dutra, 50 anos. Sep. ontem em Cambé.

Edinaldo Antônio dos Santos, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Geralda Marques Marcelino, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Loresina Duarte Hileno Marra, 84 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Maria Aparecida Rodrigues Siqueira, 54 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Inês Palmerio, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nair Dolci, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nelsa Marques Ceolim, 69 anos. Sep. ontem em Luiziana.

Pedro Paulo Pavão, 47 anos. Sep. ontem em Londrina.

Plácido de Paula Leite, 64 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Paulo, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Romilda Lopes de Figueredo, 82 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Thiago Alves Piauí, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade – Londrina.

Valdomiro Feliciano Cardoso, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Waldomiro Lourena, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Anita Rosa Rigo, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Durvalino Teixeira Barbosa, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Católica do Jardim Petrópolis – Foz do Iguaçu.

Maria Madalena Gonçalves, 54 anos. Sep. ontem em Missal.

Regina Veronese Motter, 97 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Alcindo Rodrigues, 74 anos. Sep. ontem em Marialva.

Antônio José de Oliveira, 84 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Augusto Macao Neto, 81 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 2 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

Geraldo Gonçalves Viana, 53 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Germina Francisca Leonardo, 95 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Irene Dias Reine, 84 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

João Atílio Mileski, 57 anos. Sep. ontem em Marilândia do Sul.

Jorge Gualberto dos Anjos, 64 anos. Sep. ontem em Maringá.

José de Oliveira, 106 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

José Salvador Pereira, 59 anos. Sep. ontem em Santo Antônio do Caiuá.

Linda Mendes Rodrigues, 60 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 2 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Mercedes Sônia Favaro, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Miguel Pedro Menegon, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

Reinaldo Martins, 69 anos. Sep. ontem em Indianópolis

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]