• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Criada na roça, Eurides teve uma infância difícil, mas cheia de carinho. Orgulhava-se em contar para os sete filhos as suas histórias de criança. Com largo sorriso no rosto, a filha Osnei Maria recorda dos causos saudosistas que a mãe gostava de relatar. "Ela dizia que, embora as coisas fossem mais difíceis financeiramente, tudo era melhor, porque eles tinham liberdade e passavam mais tempo com a família."

Nascida na zona rural de Ortigueira, no interior do estado, Eurides só saiu de seu cantinho quando se casou. Foi tudo muito rápido – aos 16 anos ela conheceu Ermelino, e logo veio o casamento. Depois de casada, ela se mudou para Ponta Grossa, onde teve seus sete filhos. A filha conta que a mãe era uma pessoa extremamente alegre e que adorava estar reunida com a família. "Aos domingos, para ela, era sagrado reunir todos os filhos e netos", conta.

Mas a vida sempre dedicada aos filhos não se resumiu aos encontros dominicais. Quanto os filhos eram pequenos, foi costurando que a dona de casa uniu o prazer que tinha pela prática à necessidade de vestir os filhos. Embora tenha aprendido com a mãe e nunca tenha trabalhado fora, Eurides passou para as filhas todo o seu conhecimento com a máquina de costura – tanto que Osnei Maria seguiu os passos da mãe. "Ela me ensinou, depois fiz um curso de Corte e Costura, e abri minha própria confecção", conta, orgulhosa. E a mãe gostava de dar "pitacos" em seus trabalhos. "Sempre me dava uma ou outra dica, me dizia como fazer os cortes, costurar algumas peças."

Com há morte do marido, há 21 anos, Eurides decidiu se mudar para perto dos filhos e nunca abriu mão das reuniões em família. Outro lazer que a dona de casa tinha era cozinhar e oferecer seus quitutes aos visitantes. A filha se recorda que a casa da mãe sempre estava cheia e Eurides sempre cuidava muito bem das visitas. "Pelo menos um café ou um chimarrão ela sempre oferecia."

Lúcida e forte, a mãe de Osnei Maria adorava passear. "Ela nunca negava um convite. Sempre que íamos para algum lugar, ao banco que fosse, era só chamar que ela topava", conta. O último passeio de Eurides foi a um lugar muito especial e que lhe trazia boas lembranças da infância: no sítio de um dos filhos ela se sentia novamente livre, podia respirar ar fresco e até pensava em ficar morando por lá. Deixa sete filhos, 18 netos e três bisnetos.

Dia 9 de agosto, aos 87 anos, de insuficiência respiratória, em Ponta Grossa.

* * * * *CURITIBA

Amélia Florinda Leite, 91 anos, do lar, filha de João Francisco da Rocha e Florinda Henriqueta de Jesus. Sep. ontem.

Ana Cecília de Ramos, filha de Adilson Alves de Ramos e Ana Cláudia de Ramos. Sep. às 8 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela São Francisco – Araucária.

Anahyr Nunes Pereira, 80 anos, do lar, filha de Archimedes Ribeiro Nunes e Eulália Nunes. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Ander Pinheiro Ferreira, 28 anos, filho de Leonide Gonçalves Ferreira e Ironi Aparecida Pinheiro. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Campo Magro.

Angelita Dionísio de Oliveira dos Santos, 50 anos, do lar, filha de João Dionísio de Oliveira e Izaura Alexandrina Pereira Oliveira. Sep. ontem.

Ângelo Aparecido da Costa, 44 anos, agente penitenciário, filho de Sebastião Jonas da Costa e Geralda Eufrosina da Costa. Sep. ontem.

Aparecida da Silva Rodrigues Vilas-Boas, 61 anos, do lar, filha de José Rodrigues e Maria Aparecida da Silva. Viúva de Jadir Vilas-Boas. Sep. ontem.

Bortolo Olivo Galleazzi, 86 anos, lavrador, filho de Casemiro Galleazzi e Margarida Marini. Sep. ontem.

Braz Caetano da Silva, 84 anos, pedreiro, filho de João Caetano da Silva e Laura Caetano da Silva. Sep. ontem.

Carminda Dromboski de Oliveira, 77 anos, do lar, filha de Laurindo Lemes Martins e Genoveva Dromboski. Sep. às 15 h, no Paroquial de Umbará.

Denise Odete Schiontek, 61 anos, cabeleireira, filha de Andre Schiontek e Dianyra Padilha Schiontek. Sep. às 11 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Edith Prado Azevedo, 78 anos, do lar, filha de José Lemos do Prado e Maria Risseto do Prado. Sep. ontem.

Emily Milena Lins Fernandes, filha de Luciano Ferreira Fernandes e Adriele Lins Alves Bibiano. Sep. ontem.

Emma Negrello Palu, 87 anos, do lar, filha de Antônio Negrello e Joana Gabardo Negrello. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandirituba.

Ênio Luiz Ferri Beine, 53 anos, motorista, filho de Wilmo Beine e Ageda Ferri Beine. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério municipal de Aragarças, GO.

Ermelinda de Oliveira, 75 anos, enfermeira, filha de Procópio Bento de Oliveira e Benta Ferreira. Sep. ontem.

Ermelino Rufino de Siqueira, 84 anos, autônomo, filho de Pedro Rufino de Siqueira e Gertrudes Maria de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Gabriel Camilo de Matos, 79 anos, agricultor, filho de João Purisino de Oliveira e Maria Joventina Camilo de Matos. Sep. ontem.

Geny Almeida da Cruz, 85 anos, do lar, filha de Manoel Correia de Almeida e Ana Modesto. Sep. ontem.

Hamilton Nunes, 54 anos, latoeiro, filho de Antônio Nunes e Nilza Domingues Ferreira. Sep. ontem.

Hirose Zeni, 78 anos, juiz de direito, filho de Aristides Zeni e Izabel Dobbins Zeni. Sep. ontem.

Ida Maribel Mattos da Silva, 55 anos, do lar, filha de Amadeu Antônio de Mattos e Maria Aparecida de Mattos. Viúva de Maurílio da Silva. Sep. ontem.

Jaime Lima dos Santos, 83 anos, lavrador, filho de Pedro Ribeiro dos Santos e Vitória Maria Lima dos Santos. Sep. ontem em Quatro Barras.

Jair Barbosa, 61 anos, pedreiro, filho de Jair Barbosa e Maria de Araújo Barbosa. Sep. ontem.

João Carlos Batista Ribas, 49 anos, vigilante, filho de Dorival Batista Ribas e Enedina Maria Ribas. Sep. ontem.

João Guilherme Trzciak Chuves, 6 anos, filho de Leovanir Chuves e Kelly Cristina Moreira Trzciak. Sep. no cemitério municipal de Quitandinha, saindo da capela do mesmo.

Joel Souza Mascarenhas, 76 anos, comerciante, filho de João de Souza Mascarenhas e América Bronze Mascarenhas. Sep. ontem.

Joelma de Fátima Galvão, 25 anos, auxiliar, filha de José Carlos Galvão e Nanci Terezinha Galvão. Sep. ontem.

Júlio César Pereira, 36 anos, servente, filho de Maria das Dores Pereira. Sep. saindo da capela do Mosteiro Monte Carmelo – Pinheirinho.

Lana Roseles Hakim Varotto, 66 anos, do lar, filha de Rosala Calixto Hakim e Euridice Aparecida Madureira Hakim. Sep. ontem.

Leomir de Lima Borton, 66 anos, contador, filho de Florentim de Oliveira Bortin e Otavia de Lima Borton. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Luiz Gonzaga Ferreira, 63 anos, motorista, filho de Alziria Egina Ferreira. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Santana – Bairro Campo Santana.

Luzia dos Santos Silva, 65 anos, cozinheira, filha de Joaquim dos Santos Silva e Maria Rosa da Silva. Sep. ontem.

Marco Antônio dos Santos Nogueira, 49 anos, pedreiro, filho de Osvaldo Nogueira e Teresina dos Santos Nogueira. Sep. no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Maria Leonilde de Carvalho Morais, 63 anos, do lar, filha de Sebastião Teodoro de Carvalho e Carmelina Tiburcio de Carvalho. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.

Marilda Aparecida de Lima Durda Gonçalves, 49 anos, doméstica, filha de Miguel Durda e Maria Isaura de Lima. Sep. ontem.

Milton Martins Soares, 65 anos, lavrador, filho de Sebastião José Soares e Maria Martins de Jesus. Sep. ontem.

Moacir Gusso, 81 anos, comerciante, filho de Bortolo Gusso e Maria Gusso. Viúvo de Claricia Ribas Gusso. Sep. ontem.

Paulo Demetrio Quegi, 85 anos, motorista, filho de João Quegi e Tecla Collody Quegi. Sep. ontem.

Rodrigo Pereira dos Santos, 36 anos, motoboy, fiflho de José Nilson dos Santos e Sônia Maria Pereira dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 3 do Paroquial Colônia Orleans.

Sebastião Cordeiro, 82 anos, autônomo, filho de Ana Rosa Cordeiro. Sep. ontem.

Severino Antônio Marques, 71 anos, pintor, filho de Antônio Marques de Azevedo e Maria Marques de Azevedo. Sep. ontem.

Sônia Sílvia Lodi Lauriano, 57 anos, professora, filha de Sílvio Lodi e Dirce Cleto Lodi. Sep. ontem em Jaguaraiva.

Tereza Gonzaga da Silva, 70 anos, do lar, filha de Manoel Gonzaga da Silva e Francisca Henrique de Souza. Viúva de Edebaldo dos Santos. Sep. ontem.

Valdomiro Moreira, 82 anos, comerciante, filho de Leovegildo Moreira Leite e Querobina Moreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Sagrada Família – Vacarias, RS.

Walfrido Cini, 63 anos, encarregado de produção, filho de Vicente Cini e Valaide Swarewski Cini. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Zebina Jory de Oliveira, 81 anos, do lar, filha de Pedro Jorge Jory e Carolina Florentina Jory. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM).

LONDRINA

Adolfo Ribeiro Santana, 59 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Edina Maria Costa, 77 anos. Sep. em horário as er designado, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Edith dos Santos, 72 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do Jardim União da Vitória II – Londrina.

Ilídio da Rocha Silva, 72 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Maria Augusta Malassise de Camargo, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria do Carmo Lemes Soares, 51 anos. Sep. ontem em Cambará.

Paulo Roberto Rogério, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rafael Nogueira dos Santos, 74 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Valdomiro Rodrigues da Rocha, 72 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

FOZ DO IGUAÇU

Alessandro Fernandes, 29 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Erick Anderson Guimarães Cavalcanti Silva, 6 anos. Sep. ontem.

Felipe Cavalheiro de Lima. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Hugo Menelio López Vera, 44 anos. Sep. ontem no Paraguai, PY.

Idiair Machado Antunes, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da Rua Dois, n.° 134 – Jardim Tibagi – Foz do Iguaçu.

Márcia Ferreira Costa, 37 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da capela do mesmo – Foz do Iguaçu.

Valdir Ales Sutil, 52 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da Rua Jaú, s/n – Profilurb I – Foz do Iguaçu.

Virgínia Brustolin de Oliveira, 50 anos. Sep. ontem.

MARINGÁ

Ana de Jesus Souza, 84 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 2 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Fernando de Oliveira Cardoso, 22 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Heinz Jurgen Luck, 69 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Idivano Campos Firmiano, 34 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Irene Molari, 53 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque, saindo da Chácara Primavera. Rua José Benício – Matarazio – Paranavaí.

Laura Pereira Marques, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Herculandia, saindo da Av. Principal – Centro – Herculandia.

Luiz Antônio Rufine, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mamborê, saindo da capela do mesmo.

Luiz Antônio Rufine, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mamborê, saindo da capela do mesmo.

Maria Francisca de Oliveira, 92 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Nadir Garcia Teodoro, 79 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

Valdemar André Domingos, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.

Vicente Paula de Oliveira, 80 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Jandaia do Sul.

Zenaide Arruda Machado, 63 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]