• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Leonilde sempre foi adorada por todos os que a conheciam, mas foi nos últimos anos que ela passou a ser tratada como uma verdadeira joia da família. Conforme a idade avançava, ela impressionava cada vez mais os familiares e amigos com sua alegria, vivacidade e sabedoria. Com esses atributos, conseguiu chegar aos 96 anos, após acompanhar com satisfação a vida dos oito filhos, 19 netos, 21 bisnetos e todos os agregados.

Filha de italianos, Leonilde nasceu no distrito de Nova Bassano (RS), em 7 de julho de 1917. A infância foi de carestia e muitos afazeres em casa, onde morava com os irmãos, cunhados, sobrinhos e os pais, Pellegrino e Catharina. Talvez por estafa, enfrentou uma série de infecções aos 20 anos. Passou mais de dois meses no hospital, mas de lá saiu forte – para a vida toda, pois foram raros os momentos em que ficou doente depois disso. Casou apenas aos 25 anos – há pouco tempo, confessou para a família que antes disso havia namorado um vizinho alemão, em uma das centenas de histórias que deliciavam seus ouvintes.

Em 1969, o casal se mudou para Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. Em sociedade, compraram o Bar e Dormitório Bom Jesus, onde a comida caseira de Leonilde conquistou uma grande clientela. Para os netos, servia uma gemada caprichada, acompanhada de vinho da colônia. Mas um incêndio destruiu o local em 1981. Dois anos depois, rumaram para Curitiba, onde duas filhas já tinham encaminhado suas vidas. Compraram um lote no Bairro Alto e lá fizeram uma grande horta. Dali Leonilde tirava os ingredientes para fazer vários tipos de chimia, que era passada no pão caseiro, tirado do forno a lenha sob os olhares gulosos dos netos. Também distribuía aos familiares grostoli, bolacha de manteiga e anholini para a sopa. Os agrados não paravam aí: tricotava e fazia peças de crochê para todos.

Outra atividade corriqueira era acompanhar as missas na Paróquia Santa Bertila. De leituras da doutrina Seicho-No-Ie, Leonilde aprendeu a negar a doença e a agradecer a todos. Mesmo com a idade avançada, andava de ônibus, sozinha, e ia até a Catedral ou à Igreja da Ordem, para adoração ao Santíssimo Sacramento. Acompanhava o noticiário e sempre tinha um comentário certeiro sobre a política brasileira.

As maiores marcas foram o bom humor e a franqueza, que só aumentaram com o passar do tempo. Em uma noite de Sexta-Feira Santa, uma das filhas serviu uma sopa de feijão e perguntou a Leonilde se ela queria beber chá ou café. "Imagina só, com sopa, tomar café. Prefiro vinho", foi a resposta, provocando gargalhadas. Conversar com ela era pura diversão, mas era ela quem agradecia a companhia. "Muito obrigada!", dizia sempre, com muito afeto.

Dia 4 de agosto, aos 96 anos, em decorrência de problemas circulatórios.

* * * * *CURITIBA

Adrianna Giesbrecht Duck, 65 anos, do lar, filha de Gerhard Giesbrecht e Katarina Giesbrecht. Sep. ontem em Palmeira.

Ailton Oliveira Reis, 71 anos, balconista, filho de João Edmundo dos Reis e Eufrásia de Oliveira Reis. Sep. ontem.

Albari Ferreira, 67 anos, auxiliar, filho de José Leandro Ferreira e Josefa Maria Ferreira. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela do mesmo.

Alcides Komorowski, 72 anos, autônomo, filho de Stanislau Komorowski e Odília Komorowski. Sep. ontem.

Alice Boni, 84 anos, do lar, filha de Baptista Pedrão e Conceição Meca. Sep. ontem.

Aline Pires de Alvarenga, 58 anos, astrônoma, filha de Roberval de Alvarenga e Marcilia Pires Magalhães de Alvarenga. Sep. às 10 h, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade).

Analucia Neves, 51 anos, advogada, filha de Orlando Vieira Neves e Alice Aparecida Tivanello Neves. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Parque das Allmandas – Londrina.

Antônia Jacovicz, 82 anos, do lar, filha de Vicente Jacovicz e Adelaide Andrade Rocha Jacovicz. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Presidente Prudente, SP.

Antônio Dixini Virgineli, 87 anos, lavrador, filho de Alfredo Virgineli e Maria Dixini. Viúvo de Aparecida Olegário Vergineli. Sep. ontem.

Ari Prestes, 50 anos, servente, filho de João Prestes e Francisca Cordeiro. Sep. às 11 h, no cemitério Vertical.

Arnaldo Barbosa Rocha, 71 anos, autônomo, filho de Oscalindo Jaco da Rocha e Nair Barbosa Rocha. Sep. ontem.

Bodo Aníbal Herrmann, 52 anos, mecânico, filho de Bodo Kurt Herrmann e Marion Yolanda Mueller Hermann. Sep. ontem.

César Pereira da Silva, 64 anos, conferente, filho de Rozileide Ferreira de Oliveira. Sep. ontem.

Cláudio Luís Gonçalves de Araújo, 49 anos, instalador, filho de Fernando Teles de Araújo e Aparecida Gonçalves de Araújo. Sep. ontem.

Daniel Amir Yousseif Arruda, 15 dias, filho de Daniel José Arruda e Soraya Yousseif. Sep. ontem.

Delovito Joguemal Santos, 72 anos, motorista, filho de Vidal de Souza santos e Rosa Strapasson de Souza Santos. Sep. ontem.

Elon Staviasz, 36 anos, autônomo, filho de Vinison Staviasz e Tereza Zaniolo Staviasz. Sep. ontem.

Elvia dos Santos, 77 anos, artesã, filha de Alexandrina Honória dos Santos. Sep. ontem.

Emílio Schilipak, 89 anos, professor, filho de Rodolfo Schilipak e Genoveva Sartori. Sep. ontem.

Fernando Luiz Mader, 32 anos, motorista, filho de Jorge Luiz Mader e Janete da Silva Mader. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Costa Silva – Joinville, SC.

Fernando Pereira, 28 anos, pintor, filho de Ivone Pereira. Sep. ontem.

Flora de Oliveira Dorta, 83 anos, professora, filha de Alberto Coppola e Iria de Almeida Pacheco. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Francisco Laureano Quirino, 86 anos, zelador, filho de João Quirino e Ana Rosa. Sep. às 13 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Francisco Nogueira, 81 anos, almoxarife, filho de Pedro Nogueira e Dulcilia Machado dos Santos. Sep. `s 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela B do Parque São Pedro.

Genoveva Mika Lesnioski, 82 anos, do lar, filha de José Mika e Balbina Mika. Sep. ontem.

Gilberto de Oliveira, 56 anos, agricultor, filho de Durval de Oliveira e Luiza Prestelo de Oliveira. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Atalaia.

Guilherme Ferreira Rezende, 2 meses, filho de Valdemar Ferreira Rezende e Karina Ferreira da Silva Rezende. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Toledo.

Idalicio Oliveira Costa, 70 anos, pedreiro, filho de Jacinto Oliveira Costa e Aureliana Ribeiro Costa. Sep. ontem.

Isaulina Aparecida Ferreira, 64 anos, servente, filha de João Jerônimo da Cruz e Maria Madalena de Souza. Sep. ontem.

Jéssica Nunes da Silva, 19 anos, do lar, filha de Edson Irineu Moraes da Silva e Leoni de Fátima Nunes. Sep. ontem.

Jesuína Lemes da Rosa, 74 anos, do lar, filha de Alfredo de Oliveira Lemes e Francisca Vaz da Silva. Sep: em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Antônio Olinto.

João Januário Rosa, 71 anos, salgadeiro, filho de Francisco Januário Rosa e Maria de Jesus Rosa. Viúvo de Tereza Venancia da Costa Rosa. Sep. ontem.

João Leite de Miranda, 70 anos, pintor, filho de Joaquim Leite de Miranda e Francisca Conceição Miranda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela municipal do Jardim Osasco – Colombo.

João Silvestre Skrzypietz, 45 anos, autônomo, filho de Jorge Skrzypietz e Vitalina Pacheco Skrzypietz. Sep. ontem em Balsa Nova.

Joaquim Silvino Laurindo, 68 anos, serralheiro, filho de João Silvino Laurindo e Benedita Paulina. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.

Jonathan dos Santos Palmiro, 23 anos, servente, filho de Onivaldo Palmiro e Floriza dos Santos Palmiro. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

José Jesus da Costa, 62 anos, autônomo, filho de José Júlio da Costa e Etelvina Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

José Mossato, 50 anos, eletricista, filho de Euzébio Mossato e Maria Vessani. Sep. ontem.

Juliano Caldas, 22 anos, auxiliar de produção, filho de Adilson Caldas e Iara Aparecida de Oliveira. Sep. ontem.

Júlio César de Andrade Alberto, 25 anos, coletor, filho de Sérgio Ricardo Alberto e Maria de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica – Alto Boqueirão.

Júlio César Mendes de Freitas, 47 anos, motorista, filho de Júlio Joraci de Freitas e Rosa Ignez Mendes. Sep. ontem.

Juvenal de Oliveira, 83 anos, zelador, filho de Florêncio José de Oliveira e Luiza Morales. Sep. ontem.

Leonardo Rodrigues de Brito, 83 anos, eletricista, filho de Emidio Rodrigues de Brito e Aparecida Maria de Jesus. Viúvo de Doracy Maria de Brito. Sep. ontem.

Leondina Vecchietti, 75 anos, do lar, filha de Bertolino Gross Livramento e Mercedes Silveira Livramento. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela Unilutus.

Lourdes Margarida Perini, 88 anos, do lar, filha de Jacob Fraresso e Ana Fraresso. Sep. ontem.

Luís Eduardo Horiuchi, 68 anos, vendedor, filho de Shiro Horiuchi e Genoveva Horiuchi. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Luiz Adriano Amâncio, 27 anos, segurança, filho de João Amâncio e Maria Batista da Silva Amâncio. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Magdalena Serapião Medina, 107 anos, do lar, filha de Manoel Serapião de Castro e Antônia Maria de Gouveia. Sep. ontem.

Maria das Graças Aureliano Materavska, 53 anos, bancária, filha de Didivo Aureliano e Mercedes Marques Aureliano. Sep. ontem.

Maria Mari Medola Fatuch, 62 anos, professora, filha de Debrahi Medola e Leana Rigon Medola. Sep. ontem.

Mikael Bruno dos Santos Wuerz, 19 anos, estudante, filho de Ednilson Wuerz e Silvana Miranda dos Santos. Sep. ontem.

Nelso Labor, 60 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Labor e Iolanda da Hora Labor. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Nicanor Pereira Mendes, 71 anos, encarregado, filho de Marciano Cunha Mendes e Joana Pereira Mendes. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).

Osório Antônio Cortezi, 60 anos, paisagista, filho de Santo Cortezi e Iracema Itália Zen Cortezi. Sep. ontem.

Otávio Charello, 97 anos, filho de José Chiarello e Antônia Guedes Charello. Sep. ontem.

Paulina Laurentina de Campos, 66 anos, filha de Justimiano Alípio de Barros e Natalina Laurentina da Silva. Sep. ontem na Lapa.

Paulo James de Andrade, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Iolanda de Andrade. Sep. ontem.

Pedro Dutra, 90 anos, comerciante, filho de Artur Lopes Dutra e Valdevina Maria dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Rafael Fernando Paitra, 1 ano, filho de Edson Fernando Paitra e Marli dos Santos Paitra. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Jesus – Tatuquara.

Reginaldo Gonçalves, 42 anos, soldador, filho de Valdinir Gonçalves e Eunice de Oliveira Gonçalves. Sep. ontem.

Renato Aquino Cruz, 69 anos, desenhista, filho de Pedro Ferreira Cruz e Antônia Ferreira Medina. Sep. ontem.

Roberto de Paula Fonseca Soares Filho, 61 anos, vendedor, filho de Roberto de Paula Fonseca Soares e Fernanda de Paula Fonseca Soares. Sep. ontem.

Roque Fernandes, 46 anos, técnico em química, filho de Osmar Generoso Fernandes e Amália Fernandes. Sep. às 12 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Rosane Cavagnari, 54 anos, assistente social, filha de Joaquim Américo Gomes e Maria Nazareth Gomes. Sep. às 15h30, no Cemitério parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Sebastião Elidio da Cruz, 75 anos, carpinteiro, filho de José Cândido da Cruz e Maria Laurinda. Viúvo de Elena Francisca da Cruz. Sep. ontem.

Sieli de Oliveira Mendes, 46 anos, doméstica, filha de Antônio Antunes de Oliveira e Maria Fernandes de Oliveira. Sep. ontem.

Terezinha do Rocio Amaro Silva, 58 anos, do lar, filha de José Silva e Camila Amaro. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Uillian dos Santos Nunes, 25 anos, ajudante, filho de Ulisses Sousa Nunes e Cristina Maria dos Santos Nunes. Sep. ontem em Rio Branco do Sul.

Valdevino Rosa, 39 anos, borracheiro, filho de Sebastião Rosa e Emília Machado. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Iretama.

Valdomira Ferreira, 58 anos, do lar, filha de Maurício Soares dos Santos e Anardina Pereira dos Santos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Memorial da Vida – São José dos Pinhais.

Victor Hugo Mayer Szapczyk, 15 dias, filho de Willian Levandoski Szapczyk e Bruna Aparecida Barbosa dos Santos. Sep. ontem na Lapa.

Walfrido Pedro de Bastos, 96 anos, funcionário público estadual, filho de Benedito Otoni de Bastos e Antônia Rodrigueira de Bastos. Sep. ontem.

Willian dos Santos, 23 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Ercilia dos Santos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).

Yolanda de Medeiros, 91 anos, do lar, filha de Augusto Luiz de Medeiros e Itália Peccini de Medeiros. Sep. ontem em Quatro Barras.

LONDRINA

Adriana Bacarin, 38 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Ana Lúcia Neves, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela do 2 mesmo – Curitiba.

Andrea dos Santos, 36 anos. Sep. ontem em Cambé.

Bento Tomba, 83 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Evelyn Vitoria Moreira Bini. Sep. ontem em Arapongas.

Henrique Ferreira Marques, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Joaquina de Castro Gomes Albuquerque, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Antônio de Andrade, 71 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lazaro Custódio de Souza, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ivaiporã, saindo da capela do mesmo.

Leonel Tolovi, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lourdes Maria Galvão Antunes, 62 anos. Sep. ontem em Siqueira Campos.

Luiza de Moura Sena, 86 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Malvina Liberato Miguel, 87 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Moacir Arcoverde, 292 – Conjunto Aquiles Stenghel – Londrina.

Mateus Carlos de Siqueira, 56 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Roderlei Silvano da Silva, 45 anos. Sep. ontem em Londrina.

Tereza Servelin Miranda, 72 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

Tié Kanashiro, 90 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cornélio Procópio, saindo da Av. Minas Gerais, 1.005 – Fun. São Luís – Cornélio Procópio.

FOZ DO IGUAÇU

Alejandro Cantero Miranda, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 1 do cemitério municipal São João Batista – Foz do Iguaçu.

Antônio Carlos Biazin, 64 anos. Sep. ontem em Itápolis, SP.

Antônio Ramos Soares, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Elpidio Luiz de França, 56 anos. Sep. ontem em Santa Rita – Paraguai, PY.

Filmate Pacheco da Silva, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Ivonete Rodrigues da Silva, 35 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 4 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Kauane Moraes. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo – Foz do Iguaçu.

Marta Antônia Alves, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Celso Massaru Yassaka, 51 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Geliade Fabrício Cois, 33 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Pirapo,saindo da Rua Erwin Schindler, 43 – Centro – Pirapo.

Gilberto de Oliveira, 56 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Atalaia, saindo da capela do mesmo.

José Augusto Vichiate, 30 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Luiz Antônio Amorim, 94 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 2 da Prever. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

Manoel Pereira, 70 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela 3 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

Nelson Jaime Galbieri, 70 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Paulo Henrique Ferreira, 19 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Paulo Imafuku, 42 anos. Sep. ontem em Maringá.

Tatiane Aparecida Lopes, 22 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Vitalina Rodrigues, 64 anos. Sep. ontem em Arapongas.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]