• Carregando...

Tatsuko Taguchi nasceu no Japão, mas marcou história em Maringá, no Noroeste do Paraná. Quando a cidade era apenas um distrito de Mandaguari, em 1942, ela se tornou a primeira mãe. Virou a matriarca do Ingá. O fato não foi reconhecido oficialmente justamente porque o município não havia sido criado. "A cultura japonesa não se integrou tanto em outra cidade do país como em Maringá. Isso não é normal. Tem a ver com a referência histórica de o primeiro bebê ter olhinhos puxados", diz o sobrinho Willy Taguchi. Mas não foi apenas com o marco histórico que Tatsuko ajudou a fomentar a cultura japonesa na Cidade Canção. Ela era excelente em criar ikebanas, uma arte japonesa feita de arranjos florais. Os arranjos embelezavam toda a casa de Tatsuko e Tarao Taguchi, o primeiro descendente de japoneses eleito vereador em Maringá.

Fora de casa, ela também transparecia as principais características nipônicas. Não parava sequer um minuto. E não era para menos: eram sete filhos, seis homens e uma mulher. A caminhada ao redor da quadra onde morava era uma prática diária. Não existia tempo ruim. Nem mesmo a perda do marido e de dois filhos, Brasílio e Luiz (o primeiro bebê de Maringá), a deixaram desanimar. Deixa quatro filhos, nove netos e sete bisnetos.

No dia 21 de fevereiro, aos 92 anos, de causas naturais.

* * * * *

LONDRINA

Antônio Montani, 88 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Aparecido Henrique, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Dalva Francisca Casarin, 58 anos. Sep. ontem em Londrina.

Eutimio Ferreira da Silva, 86 anos. Sep. ontem em Alvorada do Sul.

Fúlvio Motanini Neto, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Hilda Martins Toneto, 67 anos. Sep. às 17h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 do Cemitério Parque Das Oliveiras – Londrina.

Johnnathan Ribeiro Maldonado Mozzaquatro, 20 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

Luiza Kiyoko Kishi Xavier, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Virgem Forlan Amaral, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da capela do mesmo.

Massagi Muraki, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olívia Tacla, 90 anos. Sep. ontem em Campinas, PR.

Pedro Paulo dos Santos, 20 anos. Sep. ontem em Almirante Tamandaré.

Tadao Ono, 71 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

MARINGÁ

Clara Maria de Oliveira, 86 anos. Sep. ontem em Água Boa.

Francisco Soares Lima, 70 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

Jenir Campagnoli Escanholato, 70 ANOS. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jussara, saindo da capela do mesmo.

Jonas Dias dos Santos, 79 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da Rua Itarare – Jardim Ponta Grossa – Apucarana.

Julinda Jesus Silva, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Kuinto Grigoleto, 87 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Itambé, saindo da capela do mesmo.

Lucas Ferreira Gabriel, 73 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Itaguaje, saindo da Rua Rio Grande do Sul, 167 – Centro – Itaguaje.

Luiz Fernando Borges, 50 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Maria de Virgem Forlan Amaral, 61 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Maria do Carmo Sousa Loução, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela do salão comunitário – Taruma II – Maringá.

Palmira Pereira das Chagas, 70 anos. Sep. ontem em Maringá.

Reginaldo Marcos Machado, 32 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Rua Nelson Bittencourt Prado, 2.311 – Cohapar – Campo Mourão.

Zulmira Rocha, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

FOZ DO IGUAÇU

Adelar Kummer, 47 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Benedito Cavalcante de Oliveira, 77 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Arapongas.

Francisco Diniz de Oliveira, 57 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Felício Lahm, 53 anos. Sep. ontem em Santa Rita – Paraguai, PY.

CURITIBA

Acir Ramos da Rocha, 46 anos, soldador, filho de José Ramos da Rocha e Maria Gonçalves da Rocha. Sep. ontem.

Altiva Moser da Silva, 96 anos, do lar, filha de Maximiliano Moser e Rosa Antônia Zadra Moser. Viúva de Benedito Alves da Silva. Sep. ontem.

Benedito Alves Calixto, 65 anos, eletricista, filho de Amaro Alves Calixto e Davina Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Bertulino Roberto Rodrigues, 60 anos, motorista, filho de Eurides Roberto Rodrigues e Florinda Joana dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I.

Cecília Pchenczuk, 46 anos, do lar, filha de Mariano Pchenczuk e Rosa Piska Pchenczuk. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela São José, em Araucária.

Célia Teresa Severino, 77 anos, filha de Domingas Demonti. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Cleuza Passos, 59 anos, diarista, filha de José Passos e Maria José dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss n(São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Quadrangular. Av. dos Bosques – Borda do Campo – São José dos Pinhais.

Dinarte Camargo de Almeida, 40 anos, lavrador, filho de Arcelino de Almeida e Maria da Luz Camargo de Almeida. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Jaboti.

Elan Rodrigo Justo Dias, 23 anos, auxiliar de produção, filho de Fátima Justo Dias. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor, em Pinhais.

Elizeu Ferreira Redes, 37 anos, servente, filho de Valdomiro Ferreira Redes e Eva Norberto Ferreira Redes. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Almirante Tamandaré.

Estanislau Marczaokoski Sobrinho, 82 anos, motorista, filho de Boleslau Ladislau Marczaokoski e Maria Magdalena. Viúvo de Adelaide Mozeleski Marczaokoski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Estevão Pacixnek, 79 anos, motorista, filho de João Pacixnek e Akulina Pacixnek. Sep. ontem.

Florindo Strapasson, 84 anos, pedreiro, filha de Domingos Strapasson e Ann Keppe Strapasson. Sep. às 10 h, no Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Francisco Antônio Muniz, 85 anos, oficial, filho de Wenceslau da Costa Muniz e Dalila Stoch Muniz. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Genoveva Florkoski, 80 anos, do lar, filha de Felix Florkoski e Maria Feguilerski. Sep. ontem.

Gerti Markendort Nunes, 59 anos, técnico em enfermagem, filho de Lindolfo Markendorf e Helma Augusta Golks Markendorf. Sep. ontem em Francisco Beltrão

Izabel Barboza de Pontes, 51 anos, lavradora, filha de José Barboza Leite e Mercedes de Jesus Domingues. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo de Ponta Porã, MS.

Jerônimo Gonçalves Martins, 68 anos, filho de Waldomiro José Martins e Davina Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

João Nunes Cordeiro, 62 anos, agricultor, filho de José Nunes Cordeiro e Maria Machado. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Joaquim Cardoso da Silva, 67 anos, pedreiro, filho de João Cardoso dos Santos e Cecilia Cardoso dos Santos. Sep. ontem.

Lincoln Rodrigues Pires, 41 anos, filho de Inocêncio Afonso Pires e Consuelo Rodrigues Pires. Sep. ontem.

Lourdes de Oliveira Correa, 80 anos, do lar, filha de Efigênio Torres de Oliveira e Cândida de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela da Luz.

Lúcia Angelina Sirtoli Yoshikawa, 67 anos, professora, filha de Guido Sirtoli e Genoveva Sirtoli. Sep. ontem.

Luiz Catapam, 88 anos, motorista, filho de Ângelo Catapam e Luiza Persigona Catapam. Sep. ontem.

Maria Alice Ribeiro de Oliveira, 61 anos, do lar, filha de José Cordeiro de Lima e Ana Ribeiro dos Santos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.

Maria Apparecida Simão, 84 anos, do lar, filha de Benedicto Pedro dos Santos e Antônia da Conceição Ribeiro. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Maria Francisca da Silva, 74 anos, do lar, filha de José Benedito da Silva e Maria Crothildes da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 4 da Luz.

Marlon Henrique Staben, 18 anos, estudante, filho de Marcelo Rodrigues Staben e Carla Juliana dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Mercedes Lazzaroto Gaio, 85 anos, do lar, filha de Arthur Lazzaroto e Maria Coelho Lazzaroto. Sep. ontem.

Natal Zeni, 80 anos, comerciante, filha de Rafael Zeni e Margarida de Pauli Zeni. Sep. ontem.

Oanadir Belão, 55 anos, atendente, filho de Walfrido Belão e Vitória Jess Belão. Sep. ontem.

Rebecka de Castro, 1 ano, filha de Waldemir de Castro e Ericka Maria de Fátima Guimarães Rodrigues de Castro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Jardim Barigui – Antonina.

Sebastião de Souza Amaral, 80 anos, corretor, filho de Oscar de Souza Amaral e Benedita Maria de Souza. Viúvo de Laura Constanzi Amaral. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Sérgio Yukimasa Sanada, 67 anos, médico, filho de Yukie Sanada e Sumiko Matsuo Sanada. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Takashi Matsuyama, 88 anos, professor, filho de Hiro Matsuyama e Kyuichi Matsuyama. Sep. às 13h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]