• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

No grande salão do Hotel Quitandinha, em Petrópolis (RJ), a jovem de 17 anos Josemary adentrou em um mundo glamuroso. Como Miss Paraná, representou o estado no concurso Miss Brasil em 1949. Seu orgulho, porém, ia além da escolha. Na época, o voto era público, com direito a urnas espalhadas pela cidade inteira. Se tinha sido eleita, era porque tinha predicados além da beleza. Os pequenos papéis deram a chance da jovem de concorrer ao título com 14 candidatas. As lembranças de cada uma delas eram guardadas até hoje em um caderninho.

Josemary foi uma exímia pianista clássica, cantora lírica e declamadora, com tal expressividade que emocionava a família e amigos. Os encontros se davam somente em grupos pequenos. Tantas histórias levaram uma das netas a montar um book de recortes de jornais sobre as apresentações da época. A emoção acontecia até no dia a dia. A filha Fabiane lembra-se das tantas vezes em que ouviu a mãe tocar Chopin, enquanto ela ouvia embaixo do piano e chorava.

Durante uma época, Josemary manteve dois pianos. Um de cauda e outro de armário, este último com selo de ouro proveniente de Viena e datado de 1922, com teclas de marfim. Josemary também gostava do violão em que dedilhava músicas da MPB. O aprendizado e o gosto pela música vieram ainda muito jovem, quando a mãe de Josemary a incentivava nas aulas de piano; assim como nas de língua estrangeira, de canto e trabalhos manuais.

Casada com um dos presidentes do Lions Clube, nas décadas de 70/80, Josemary também exerceu seu refinamento durante as visitas célebres que recebia em sua casa, por causa de jantares. Registros desses momentos com o príncipe Orleans de Bragança, a cantora Elis Regina, o jogador Pelé e tantos outros também encontram-se em cadernos guardados com carinho. Entre a família e os amigos mais íntimos, Josemary também exercia sua veia cômica. "Não tinha quem ficasse sem rir depois de dez palavras ditas sobre algo corriqueiro", conta Fabiane.

Mas a beleza também se expressava no contexto. O filho Sylvio recorda-se que a mãe cuidava pessoalmente de cada detalhe da decoração da casa; que em cada canto tinha sua marca especial em formato de arranjos florais; e que os cafés da manhã eram preparados somente para ela, mas como se fossem para uma princesa. Deixa os filhos Fabiane e Sylvio, oito netos e um bisneto.

Dia 4 de junho, aos 81 anos, de ataque cardíaco.

* * * * *

CURITIBA

Alda Natividade Berno Barusso, 70 anos, socióloga, filha de Luiz Hipólito Berno e Leondina Tomasia Berno. Sep. ontem.

Alípio Siqueira de Lima, 86 anos, autônomo, filho de Antônio Henrique de Lima e Rosa de Siqueira Cortes. Sep. às 11 h, no Cemitério parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial de Santa Felicidade.

Amélia Kozien Wojtecki, 61 anos, do lar, filha de Carlos Kozien e Josepha Chulis Kozien. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Muricy (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Antônio Laurindo Gomes Ferreira, 36 anos, auxiliar de motorista, filho de Demetrio Gomes Ferreira e Anair Daudt Ferreira. Sep. ontem.

Antônio Levino Calixto, 51 anos, motoboy, filho de Olinda Calixto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja do Evangelho Quadrangular – Vila Fany.

Aristides Kieski, 75 anos, auxiliar de escritório, filho de João Kieski e Maria Júlia Kieski. Sep. ontem.

Bruna Heloa Carvalho Padilha, 1 ano, filha de Fernando Lemes Padilha e Sander Priscila de Oliveira Carvalho. Sep. às 15 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela Dom Orione – Santa Quitéria.

Carlota Artigas Miranda, 87 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Paulino Ribeiro Artigas e Luiza Miranda Rosa. Sep. ontem.

Clodomil Antônio Iacusch, 63 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Paulo Iacusch e Dorvalina Soares Iacusch. Sep. ontem.

Durvalina Senhorinha Fernandes Lima, 49 anos, do lar, filha de João Fernandes e Maria Margarida de Abreu. Sep. ontem.

Edmundo Kuduavicz, 68 anos, comerciante, filho de José Kuduavicz e Maria Kuduavicz. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo do cemitério municipal, em São José dos Pinhais.

Eliza Gomes de Almeida, 44 anos, do lar, filha de Otaciano Estevan de Sena e Sebastiana Gomes de Almeida. Sep. ontem.

Elsa Vieira da Silva, 84 anos, do lar, filha de Vitalino Vieira e Antônia Vieira. Sep. ontem.

Fabiano Rodrigues da Silva, 57 anos, operador de máquinas, filho de Conceição Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Genny Pietrzak, 80 anos, do lar, filha de Eduardo Wos e Rosa Wos. Sep. ontem.

Geralda Soares Canuto, 78 anos, do lar, filha de José Soares Maciel e Maria Soares Maciel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial Umbará.

Haidee Maria Moreira Sá, 76 anos, do lar, filha de Otavio Moreira da Silva e Heliete Gevard Moreira. Viúva de Donato Didonato Venizelus de Sá. Sep. ontem.

Hamilton Spring, 50 anos, policial militar, filho de Ivo Spring e Alzira Spring. Sep. ontem.

Jair Volachinski, 60 anos, motorista, filho de Luiz Volachinski Sobrinho e Dina Rosa Taverna Volachinski. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Jesulino Pereira, 76 anos, guardião, filho de Jesuino Pereira e Laurinda Maria de Jesus. Sep. ontem.

João Carlos Vicenzi, 57 anos, motorista, filho de Elmes Vicenzi e Magdalena Vicenzi. Sep. ontem.

João Lopes, 49 anos, comerciante, filho de Domingos João Lopes e Emilia Rodrigues. Sep. ontem.

José Luiz Duarte, 80 anos, comerciante, filha de Joaquim Romão Generoso e Ana Maria de Jesus. Sep. ontem.

Júlio Guimarães, 85 anos, representante comercial, filho de Canuto Ferreira Guimarães e Senhorinha Neves Rocha Guimarães. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Laércio Rodrigues, 82 anos, marceneiro, filho de Crecencio Antônio Rodrigues e Joaquina Moraes Rodrigues. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Lory Mendes Portella, 87 anos, do lar, filha de Aparício Silva e Maria de Jesus Mendes. Sep. ontem.

Luiz Carlos Penzo Garcia, 60 anos, servente, filho de Marcelino Garcia e Clodomilda Penzo Garcia. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tranqueira, saindo da capela municipal do Jardim Grazielle – Almirante Tamandaré.

Manoela Cândido da Silva, 79 anos, do lar, filha de João Cândido Mariano e Maria Marta de Jesus. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Maria Cleide Pimentel, 64 anos, distribuidora, filha de José Rafael de Freitas e Madalena Maria de Freitas. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria das Dores Marcos, 65 anos, funcionária pública municipal, filha de Joaquim Marcos e Almerinda Zeferina Marcos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Ignacia da Silva, 89 anos, do lar, filha de Antônio Dias da Silva e Palmerinda Dutra. Sep. ontem.

Maria Ishicava, 79 anos, do lar, filha de Miguel Cymballista e Luisa Kuruds Cymbalista. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Maria Tereza Linhares da Costa, 81 anos, do lar, filha de Raul da Rocha Linhares e Justina dos Santos Linhares. Viúva de Agenor Gomes da Costa. Sep. ontem.

Maurício da Silva, 45 anos, encarregado de produção, filho de Izaltino José da Silva e Gracilia Maria da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Associação Evangélica – Tatuquara.

Olinda Chaves da Silva, 85 anos, do lar, filha de Francisco Chaves Sobrinho e Rita Dorneles. Sep. ontem.

Parahilio Alcange de Oliveira, 77 anos, operador de máquinas, filho de Antoni Alcange de Oliveira e Ernestina Antunes dos Santos. Sep. ontem.

Regina Matilde Mourão Dias, 62 anos, do lar, filha de Júlio Caillot Mourão e Soledade Regina Sanzovo Mourão. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja de Mormon.

Rodolfo Stefano Mochko, 32 anos, empresário, filho de Mariano Mochko e Ivone da Silva Machado. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Sebastiana André dos Santos, 60 anos, do lar, filha de Antônio Andre e Maria Pedroso Andre. Sep. ontem.

Sebastião Altair da Cruz, 48 anos, jardineiro, filho de Pedro da Cruz e Ana Biscaia da Cruz. Sep. ontem.

Sebastião de Carvalho, 65 anos, carpinteiro, filho de Antônio Carvalho e Anna Carvalho. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela da Associação de Moradores do Pinheirinho.

Suely Freitas dos Santos, 71 anos, do lar, filha de Manoel José de Freitas e Josefina de Souza Freitas. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Vanessa Coelho Flores, 19 dias, filha de Fernanda Coelho Flores. Sep. ontem.

LONDRINA

Akira Nakagawa, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mirasselva, saindo da capela do mesmo.

Anna da Piedade Ferreira, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sertanópolis, saindo da capela do mesmo.

Antônio Carlos Fontana Bertin, 76 anos. Sep. no dia 1.° de agosto, às 8 h, no Crematório de Londrina, saindo da capela 2 da Acesf.

Cleonice Andre Joffre Gonçalves, 35 anos. Sep. ontem em Londrina.

Francisca Ferreira Kojo, 92 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Assai, saindo da capela do mesmo.

Ikoku Fukuda, 75 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Londrina, saindo da capela do Templo Budista. Rua Porto Alegre, 600 – Centro – Londrina.

Jesus Vieira, 87 anos. Sep. ontem em Assis, SP.

João Ortega, 75 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada. Rua Amazonas – Londrina.

José Ferreira Guimarães, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Lourdes Fernandes, 47 anos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Londrina, saindo da capela municipal de São Pedro do Ivaí.

Maria de Lourdes Silva, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Rosa dos Santos Godoy, 86 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Mayke Cléber Rocha, 24 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

Neide Trevisan Ferreira, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olga Sawluschinske, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valdevino Alves da Cunha, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Adalberto Rodrigues de Souza, 38 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Profilurb I – Foz do Iguaçu.

Albias Freitas, 80 anos. Sep. ontem em Terra Roxa.

Antônio Carlos Dias, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Bernardo Marcos, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

Biagio Bernardon, 69 anos. Sep. ontem em Cidade de Leste – Paraguai, PY.

Ignez Mombelli, 93 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do cemitério São João batista – Foz do Iguaçu.

Valdeci Alves da Silva, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Alessio Mayer, 83 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Aparecida Rossato Colucci, 80 anos. Sep. ontem em Maringá.

Bernabe Francisco de Souza, 75 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

José Pereira Dias, 79 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Manoel Conrado Lima, 76 anos. Sep. ás 13 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da capela municipal de Indianópolis.

Maria Aparecida Baldo, 50 anos. Sep. ontem em Japurá.

Neusa Biazi, 65 anos. Sep. ontem em Astorga.

Paulo José da Silva, 55 anos. Sep. ontem em Maringá.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]