• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Trabalho, política e futebol. Essas eram três das muitas paixões do pontagrossense Antenor Spitzner. O tom carinhoso na voz da filha, Márcia, ao recordar das ações de seu pai revelam que, apesar de severo, Antenor sempre foi um bom marido para sua esposa e cuidou bem dos filhos e netos. O comerciante aposentado começou a vida trabalhando duro ao abrir seu primeiro armazém. Ao lado de Maria de Lourdes, atenderam aos moradores do bairro da Ronda por cinco décadas. Quando sua mulher faleceu, Antenor fechou as portas.

Mesmo com os dias tomados pelo comércio, Antenor nunca deixou de lado suas outras paixões – a política e o time do Operário Ferroviário. Márcia lembra que o pai sempre foi um homem engajado com as questões da comunidade. Além de ter participado da associação de moradores, ajudando a trazer água, luz e asfalto para a região em que morava, Antenor sempre estava na prefeitura cobrando por melhorias e nunca perdia uma sessão da Câmara de Vereadores. "Enquanto teve saúde, assistiu a todas. Meu pai adorava política. Às vezes dava até briga", recorda.

O amor pelo time de coração também nunca foi deixado de lado. Sempre escapava do armazém para ir assistir aos jogos e treinos do Fantasma. "Ele era fanático e, como era muito apegado à criançada [os netos], passou isso para eles", lembra a filha.

Homem alegre e que gostava de brincadeiras, o comerciante da Ronda gostava de contar histórias da sua vida. Entre as muitas que colecionava, Antenor sempre falava das travessuras de criança, do seu tempo no quartel e de um fato curioso que nunca explicou ao certo aos familiares – o fato de ter carregado uma mesa sobre a cabeça do bairro Madureira até a Ronda para casar com a mãe de Márcia. "Ele nunca falou o porquê disso, se foi para a cerimônia ou para meu avô permitir o casamento. Ficou essa interrogação", revela.

Nos últimos tempos, Antenor, já adoecido, ficou sob os cuidados da filha, mas sem deixar sua casa. Ele fazia questão de morar sozinho no lugar onde viveu com a esposa. Deixa quatro filhos, sete netos e quatro bisnetos.

* * * * *

CURITIBA

Aline Marcelino, 77 anos, Corretora, filha de Antônio Marcelino e Maria Marcelina. Sep. ontem.

Alinir Dominoni, 77 anos, costureira, filha de Flaustino Dominoni e Luiza Gonçalves. Sep. ontem.

Ana Paula Calixto Leal, 14 anos, estudante, filha de Amauri Augusto Severino Leal e Maria Calixto dos Santos. Sep. ontem.

Anita Klamas, 90 anos, do lar, filha de Miguel Chmielowski e Regina Chmielowski. Viúva de Miguel Klamas. Sep. às 9h30, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Antonieta Cararo Camargo, 86 anos, do lar, filha de Jacob Cararo e Regina Cararo. Viúva de Onofre Araujo Camargo. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Antônio Cavalli dos Santos, 67 anos, mestre de obras, filho de João Alvim dos Santos e Aurora Cecilia dos Santos. Sep. ontem.

Antônio Francisco Pellanda, 71 anos, vendedor, filho de João Pellanda e Catarina Zonta Pellanda. Sep. ontem.

Brandina Czernovoucz, 61 anos, do lar, filha de Elias Czernovoucz e Júlia Alves Czernovoucz. Sep. ontem.

Catarina Rempel Enns, 86 anos, do lar, filha de Pedro Rempel e Anna Rempel. Sep. ontem.

Clotilde Flozini Antunes, 95 anos, do lar, filha de Cícero José Correa Flozini e Brazilia Correa Flozini. Viúva de Bernardo Antunes. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Daniel Taborda dos Santos, 27 anos, pintor, filho de Lourival Alves dos Santos e Dejanira Taborda Santos. Sep. ontem.

Daniel Vale de Lima, 62 anos, encanador, filho de Rufino Daut de Lima e Maria da Gloria Vale de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Quadrangular – CIC.

Davi da Silva, 26 anos, pintora, filha de Maria Expedita da Silva. Sep. ontem.

Delcio Marques, 52 anos, servente, filho de Antônio Marques e Maria da Conceição Marques. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Donizeti de Souza Wanderlei, 54 anos, pedreiro, filho de Luiz de Souza Wanderlei e Brasilina Gomes de Lima Wanderlei. Sep. ontem.

Douglas Alves Kositzfeld, 22 anos, auxiliar administrativo, filho de Ivo Auremar Kositzfeld e Marta Alves da Silva Kositzfeld. Sep. ontem.

Edith Silva, 74 anos, do lar, filha de Domingos Bortolo Mattana e Catarina Mattana. Sep. ontem.

Elisia de Almeida Lemos, 88 anos, do lar, filha de Armando Gregório de Almeida e Cecilia Honório da Silva. Sep. ontem.

Elizabeth Barbosa Germano, 64 anos, do lar, filha de Domingos Barbosa e Ivolina Plasse Barbosa. Sep. ontem.

Elpidia Magalhães, 62 anos, filha de José Joaquim Magalhães e Maria Xavier do Bonfim. Sep. ontem.

Erondina dos Santos Almeida, 54 anos, do lar, filha de Aparício José dos Anjos e Zulmira Mendes dos Santos. Viúva de José Luiz de Almeida. Sep. ontem.

Eurides Cunha, 62 anos, taxista, filho de Antônio Cunha e Felicidade Cunha. Sep. ontem.

Felipe Francisco Mascaro, 59 anos, filho de Felipe Mascaro e Jupira Mascaro. Sep. ontem.

Floraci Pereira Calheiros, 81 anos, do lar, filha de Miguel Antônio Cavalheiros e Balbina Calheiros de Melo. Sep. ontem.

Gelvasta Vieira Gomes, 85 anos, do lar, filha de Inácio Fortunato Gomes e Aurelina Fortunato Gomes. Sep. ontem.

Geraldo da Silva, 79 anos, filho de Gustavo da Costa Silva e Alzira Leancina da Silva. Sep. ontem.

Idezides Rodrigues de Rezende, 86 anos, medidor, filho de Hermínio José de Resende e Maria dos Anjos da Silva. Sep. ontem.

Isabel Prestes de Souza Isidoro, 31 anos, do lar, filha de Arcelino Miranda de Souza e Teresa de Franca Prestes. Sep. ontem.

Izidio Costa, 87 anos, Lavrador, filho de Atílio Costa e Joanna Ceronata. Sep. ontem.

Jael Marcos Frazão, 53 anos, motorista, filho de Jacy Andrade Frazão e Elda Cardoso Frazão. Sep. ontem.

Joacir Melo de Lima, 54 anos, vigilante, filho de João de Lima e Carolina Melo de Lima. Sep. ontem.

João Fernandes do Nascimento Neto, 60 anos, pintor, filho de Pedro Fernandes do Nascimento e Josefa Maria da Conceição. Sep. ontem.

João Ney Teixeira Neves, 80 anos, comerciante, filho de João Martins Neves e Maria da Luz Teixeira Neves. Sep. ontem.

João Vanderlan Castilho, 49 anos, recepcionista, filho de Antônio Castilho e Argentina Correia Castilho. Sep. ontem.

Johnny Schackleton de Melo, 42 anos, filho de José Rodrigues de Melo e Annie Irene Shackleton de Melo. Sep. ontem.

José Carlos Damasceno, 70 anos, filho de Luz Damasceno dos Santos e Esmelinda de Jesus. Sep. ontem.

José Florentino Ancai, 78 anos, zelador, filho de Benjamin Ancai e Maria da Luz Ancai. Sep. ontem.

Leandro Natalino de Oliveira, 27 anos, servente, filho de Eloina de Oliveira Santos. Sep. ontem.

Lourival Rodrigues Delgado, 27 anos, pedreiro, filho de Aparecido Rodrigues Delgado e Cirene Aparecida dos Santos Delgado. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Rocandor.

Luiz Filipe Luporini, 38 anos, funcionário público estadual, filho de Moacyr Leone Luporini e Teresa Jussara Luporini. Sep. ontem.

Luiza Cunico da Silva, 80 anos, do lar, filha de Antônio Cunico Filho e Angélica Cunico. Sep. ontem.

Mancerrat Ribeiro dos Santos, 90 anos, do lar, filha de Pedro Ribeiro dos Santos e Alzira José de Mattos. Viúva de João Roque dos Santos. Sep. ontem.

Maria Bora Dudeck, 89 anos, Professora, filha de Tomaz Bora e Ana Urbanik Bora. Sep. ontem.

Maria José de Assis e Souza, 86 anos, do lar, filha de Ercides de Assis e Antônia Felipe. Viúva de Veriano Sabino de Souza. Sep. ontem.

Maria Mendes Tagata, 74 anos, costureira, filha de Agostinho Mendes de Oliveira e Maria Francisca de Oliveira. Sep. ontem.

Mario Gertrudes, 56 anos, agricultor, filho de Antônio Gertrudes e Sebastina da Silva Gertrudes. Sep. ontem.

Mauro Ildefonso Zarath, 83 anos, comerciante, filho de Fritz Zarath e Erminia Zarath. Sep. ontem.

Natal Waldemar Contesini, 75 anos, mestre de obras, filho de José Contesini e Rosa Pianensi. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Água Verde.

Nini de Oliveira, 94 anos, corretora, filha de Sergio de Oliveira e Ana Batista de Oliveira. VIúva de Pedro Collere Junior. Sep. ontem.

Nivaldo Antônio dos Santos, 52 anos, motorista, filho de Carlinda Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Osmar Gonçalves da Silva, 61 anos, militar, filho de José Gonçalves e Silva e Odila de Paula e Silva. Sep. ontem.

Paschoalino Teodoro, 74 anos, conferente, filho de José Teodoro e Odila Maria de Jesus. Sep. ontem.

Paulino Dudek, 71 anos, auxiliar de produção, filho de Pedro Dudek e Helena Dudek. Sep. ontem.

Renato Taborda dos Santos, 36 anos, pintor, filho de Lourival Alves dos Santos e Dejanira Taborda Santos. Sep. ontem.

Robson Alan dos Santos Castro, 22 anos, servente, filho de Luiz Carlos Castro e Sueli Aparecida dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela do Uberaba.

Rosane Fernandes Dias Raitz, 53 anos, do lar, filha de Nivaldo Fernandes Dias e Lucimar dos Reis Dias. Sep. ontem.

Salvador Tavares, 69 anos, Pedreiro, filho de Alcides Tavares e Maria Vergílio de Oliveira. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida.

Santa Barreiro Costa, 75 anos, do lar, filha de Antônio Barreiro Costa e Generosa Barbosa de Sousa. Sep. ontem.

Sebastiana da Conceição de Oliveira, 76 anos, do lar, filha de Eva da Rocha Torres. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Sueli Teresinha Delalibera, 60 anos, instrutora, filha de Marcos Esmanhotto e Angelina Anália Parise Smanhotto. Sep. ontem.

Tarik Luiz da Rocha, 21 anos, auxiliar de produção, filho de Pedro Luiz da Rocha e Silvia Regina Neneve da Rocha. Sep. ontem.

Vicentina de Oliveira, 86 anos, do lar, filha de Benvinda Bernardes de Oliveira. Sep. ontem.

Waldomiro Truchym, 77 anos, vendedor, filho de Stephano Truchym e Catharina Truchym. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Washington Padilha Correa, 16 anos, estudante, filho de José Antônio Correa e Josefa de Jesus de Almeida Padilha. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Chafir Quisen, 81 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da 2 Cemitério Municipal São João Batista, em Foz do Iguaçu.

Francisco Moreira Ramos, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Justo Ayala, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nilmar Gabriel da Silva Cabreira. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Vitalino Pagliarin, 41 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

LONDRINA

Antônio Maciel Sana, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cornélio Procópio, saindo da capela do mesmo.

Armindo Machado, 84 anos. Sep. ontem em Santa Mariana.

Carlito Antônio Rupp, 64 anos. Sep. ontem em Bela Vista Paraíso.

Eduardo Xavier da Costa, 28 anos. Sep. ontem em Londrina.

Eliza Ferreira da Cruz, 78 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Londrina.

João Seiyu Oguido, 62 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Carlos Shuba, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Marilandia, saindo da capela do mesmo.

José Mozer, 90 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

Jovelino Antunes, 36 anos. Sep. ontem em Londrina.

Laudelina Maria Generosa de Moraes, 76 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Londrina.

Luiz Aparecido Craveiro Meneguete, 58 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela 4 do Cemitério Parque das Allamandas, em Cambe.

Luiz Aparecido Fabrão, 57 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela a Igreja Presbiteriana do Brasil – Jardim Bandeirantes, em Londrina.

Oscar Coelho, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Osmar Edgar Juchem, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério São Rafael, saindo da Rolândia.

Sebastião Amaro dos Santos, 81 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Cemitério Parque Jamaica, em Londrina.

Tereza de Moura, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Bela Vista do Paraíso, saindo da capela do mesmo.

Velsen de Matos, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Waldemar da Silva Pereira, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]