• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Nascida em uma família de italianos proprietária de uma fábrica de moer café na Lapa, Gemma foi para a zona rural da cidade quando conheceu o marido, Mario. Deixou a vida confortável para viver em uma comunidade onde precisava trabalhar na roça, criando animais, plantando e colhendo. Ela mesma costurava a roupa dos filhos e ensinava as filhas como ser uma mãe e esposa prendada. Teve 11 filhos e, quando boa parte deles já tinha a vida encaminhada, voltou a morar na cidade. A casa, com um grande quintal, sempre foi muito bem cuidada, assim como o sítio. Ali ensinou aos netos e bisnetos a cuidar da horta e das galinhas. Há 13 anos ficou viúva. Sempre dedicada à igreja, ela e o marido eram responsáveis pela organização das festas da paróquia. Há cinco anos recebeu uma homenagem pelos mais de 60 anos dedicados ao Apostolado da Oração. Sempre muito caprichosa, até os últimos dias de vida fazia pães e bolos, com receitas que tinha guardado na memória. Faleceu tranquilamente conversando com o médico de confiança. Deixa 11 filhos, 28 netos e 20 bisnetos.

Dia 9 de dezembro, aos 93 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * *

Curitiba

Adir Sprada de Souza, 55 anos, motorista, filho de José Gonçalves de Souza e Constância Sprada de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Adriano Cardoso, 75 anos, garçom, filho de Francisco Cardoso e Margarida Cardoso. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – CIC.

Alexandrina de Aguiar Lameiras da Cruz, 79 anos, do lar, filha de José Bernardo Lameiras e Alexandrina Aguiar Lameiras. Sep. ontem.

Antônio Machado de Lima, 58 anos, auxiliar administrativo, filho de José Machado e Olívia Janda de Lima. Sep. ontem.

Carmen Norma Martin, 72 anos, do lar, filha de Frederico Lamprecht Filho e Alice Lamprecht. Sep. ontem.

Clotilde de Freitas Lima, 84 anos, do lar, filha de Constantino José de Freitas e Seraphina Leal de Lima. Sep. ontem.

Dizaldo Schtspar, 62 anos, assistente administrativo, filho de Natalin Schtspar e Diomira Schtspar. Sep. ontem.

Elamir José Marques Filho, 37 anos, vigilante, filho de Elamir José Marques e Geraldina Cordeiro Marques. Sep. ontem.

Emília Valdivina Santos Araújo, 64 anos, doméstica, filha de Maria Hipólita dos Santos Araújo. Sep. ontem.

Evangelina Maria da Silva Santana, 61 anos, zeladora, filha de Jonas Bezerra da Silva e Maria Sebastiana da Silva. Sep. ontem.

Gemma Ganzala Boareto, 73 anos, do lar, filha de Constante Ganzala e Oliana Ganzela. Sep. ontem.

Helena da Aparecida da Silva, 61 anos, do lar, filha de José Galeto da Silva e Aurora Machado da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Inácia dos Passos, 74 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Apolônio Antônio dos Passos e Joana Machado. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Iolanda Puka Mocelin Bertolin, 73 anos, do lar, filha de Vitório Benjamin Mocelin e Maria Puka Mocelin. Sep. ontem.

Jonas Silva Santos, 19 anos, autônomo, filho de João Maria Pereira dos Santos e Aide da Luz Silva dos Santos. Sep. ontem.

José Dolar Cavali, 52 anos, motorista, filho de Antônio Cavalli e Maria da Luz Cavalli. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tranqueira.

José Ferreira da Silva, 76 anos, lavrador, filho de José Avelino Ferreira e Maria Rita de Jesus. Sep. ontem.

José Lourisvaldo da Silva, 57 anos, servente, filho de Cílio Ribeiro da Silva e Deosina Carvalho da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Rua Santa Anastácia.

Leonardo Zvinokievicz, 90 anos, dentista, filho de Pedro Zvinokievicz e Josefa Zvinokievicz. Sep. ontem.

Lírio Felipi, 70 anos, filho de Maria Felipi. Sep. ontem.

Lúcia Przybylovicz, 84 anos, do lar, filha de Ludovico Przybylovicz e Rozalia Przybylovicz. Viúva de José de Oliveira Melo. Sep. às 14h30, em cemitério a ser designado.

Lucimara Aparecida da Cruz, 37 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Leopoldo Teixeira da Cruz e Lindamira da Rocha Cruz. Sep. ontem.

Luiz Carlos Moro, 63 anos, técnico em eletrônica, filho de Antônio Vicente Moro e Maria de Lourdes Siring Moro. Sep. às 17 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria das Graças Rezende, 59 anos, do lar, filha de Sidney Rezende e Maria José Furtado Rezende. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Maria Helena da Silva, 58 anos, do lar, filha de Jair de Brito e Sebastiana Lúcio de Brito. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Omega – São José dos Pinhais.

Neide Mari Chimelli Guimarães, 64 anos, funcionária pública federal, filha de Júlio Chimelli e Elvina Chimelli. Sep. ontem.

Nicolau Zeghbi, 68 anos, comerciante, filho de Abdo Zeghbi e Rifca Zegbi. Sep. ontem.

Rafael Bueno, 25 anos, comissário de bordo, filho de José João Bueno da Cruz e Edna Fortes de Albuquerque Bueno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Roberto de Oliveira, 61 anos, comerciante, filho de Fortunato Fagundes de Oliveira e Maria Pereira de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Paroquial de Umbará.

Robson de Souza, 34 anos, encarregado de produção, filho de Isaque de Souza e Lenira Pereira de Souza. Sep. ontem.

Salviano Victor Leal, 84 anos, lavrador, filho de Umbelino Victor Leal e Patrocínia Bárbara de Jesus. Sep. ontem.

Teja Tottila Tenius, 99 anos, engenheiro químico, filho de João Carlos Gustavo Tenius e Bertha Margarida Tenius. Sep. ontem.

Victória Guido Francatto, filha de Sérgio Francatto Júnior e Aline Guido Francatto. Sep. ontem.

Vito Élio Chiumento, 57 anos, comerciante, filho de Giuseppe Chiumento e Elza Chiumento. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Wanderson Ferreira Gomes, 37 anos, pintor, filho de Marlene Gomes da Silva. Sep. ontem.

Londrina

Alcides Antunes, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ana Célia Santos Pikina, 48 anos. Sep. ontem em Londrina.

Anderson Fernandes de Oliveira, 34 anos. Sep. ontem em Londrina.

Cacilda de Lima Oliveira, 76 anos. Sep. ontem em Siqueira Campos.

Elaine Silva dos Santos, 38 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gabriel Vieira de Queiroz, 8 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gilmar Monteiro, 52 anos. Sep. ontem em Paritins, AM.

Guiomar Linda Lima, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Heloíse Vitória Martins Lima. Sep. ontem em Londrina.

Hireko Nakama, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Izaías José da Trindade, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luan Henrique Medeiros de Souza. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Castro Rodrigues, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.

Mirian de Oliveira, 41 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Luz do Mundo. Rua Naldir de Azevedo, 152 – Parigot II – Londrina.

Naelce Bueno de Freitas, 64 anos. Sep. ontem em Ribeirão do Pinhal.

Rubens Bezerra da Silva, 41 anos. Sep. ontem em Londrina.

Tereza de Jesus, 47 anos. Sep. ontem em Londrina.

Yoneji Suzumura, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maringá

Alzira Rosa do Nascimento, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 2 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – Zona 7 – Umuarama.

Avelino Vieira das Neves, 76 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Danilo Rodrigues da Silva. Sep. ontem em Santa Isabel do Ivaí.

Galdina Braga Santana, 76 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 1 da Prever. Av. São José, 491 – Centro – Nova Esperança.

Henrique Francisco Santana, 89 anos. Sep. ontem em Terra Boa.

Iracema Clara Baldin, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ivone Bugeste Luciano, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

João Ortiz, 82 anos. Sep. ontem em Mato Rico.

João Tramarin, 86 anos. Sep. ontem em São Jorge do Ivaí.

José Carlos Delmonico, 54 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Manoel de Souza Pires, 75 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 2 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Maria José de Abreu, 90 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Maria Josefa Caitano Rubio, 60 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Tereza Opszenski de Oliveira, 66 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Foz do Iguaçu

Angelina Soares Ribeiro, 58 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Emília Mendes dos Santos, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Fabiano Lavezzo Poma Júnior. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Santa Terezinha de Itaipu.

Ivo José Gatielli, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – Novo, saindo da capela da Igreja Católica do Jardim Santa Rita.

João de Jesus Ciriaco, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista – Foz do Iguaçu.

Marineis dos Reis, 35 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nadir Bezerra, 53 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da cidade de Medianeira.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]