• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Talvez nem todos os moradores de Porto União (SC), cidade irmã de União da Vitória, no Sul do Paraná, soubessem “a cores” quem era Affonso João Senff. Mas era só ligar o rádio que lá estava ele – sempre com seu vozeirão imponente –, dando os avisos diários. Affonso, ou Everton Luiz como era chamado no meio radiofônico, era o responsável pelos mais altos pontos na audiência da hora do almoço”com o programa “A hora do aviso”, na Rádio Colmeia. Para a família, era “A hora do pai”.

Affonso dedicou boa parte de seus 67 anos aos microfones. No início era um hobby, mas logo se transformou em profissão. “Se havia coisa que o pai tinha paixão, era o rádio”, conta Sibelle Senff, a mais velha das três filhas do radialista.

O gosto pelo rádio vinha da infância, mas a história com o veículo teve início na década de 1970, na cidade catarinense de Jaraguá do Sul. Na época, Sibelle era um bebê, mas já tinha de dividir seu tempo com o pai entre a Receita Estadual, onde era concursado, e os microfones.

Depois de alguns anos em Jaraguá do Sul, já aposentado, Affonso, a esposa e as filhas voltaram para a região das “Cidades Irmãs”, Porto União e União da Vitória. Ele integrou as equipes de várias rádios no Paraná, mas foi à Colmeia, estação localizada em terras catarinenses, que dedicou seus últimos 15 anos.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Nos bastidores era Everton Luiz, o “puxador de assunto”, carismático e ocupado, muitas vezes, com as cruzadas nos jornais. Segundo ele, essa era uma ótima forma de manter a mente ativa. Para o público, ocupava outro posto: era a voz de ouro, aquele em que se podia confiar. Assumia o “papel” de Affonso em casa: marido atencioso, pai conselheiro e o avô moderno. “Ele conversava de tudo com os netos, bem ‘prafrentex’”, brinca Sibelle. “Sobre o que eles falavam, o pai conversava. Não importava se era sobre carro, faculdade, dinheiro”, destaca.

Affonso viajava somente nas conversas com os netos ou pelas ondas do rádio. O estilo recatado e organizado demais distanciava-o de aventuras – o que para ele se traduzia numa viagem a Curitiba para visitar a mãe. “Quando nós éramos pequenos, ele saía bastante. Passeávamos na praia; o pai era mais novo”, comenta a filha. “Quando ficou velho, não saía de casa, preferia que as pessoas viessem visitá-lo”

O estilo caseiro do radialista até definiu um calendário próprio da família Senff: os fins de semana eram para se passar com o pai. Affonso era conhecido por ser um churrasqueiro de primeira, mas a carne só podia ser assada em casa ou com os poucos amigos que tinha. “Não importava se fosse na casa dele ou das filhas, o almoço de domingo era em casa, sempre em família”, conta Sibelle.

Mesmo com esse jeito intimista de levar a vida, ele não deixava escapar nada com relação às vidas das três filhas e dos quatro netos. Era de casa que Affonso coordenava toda a família. “Era o alicerce. Ele era quem dava o comando”.

O radialista tinha contatos para tudo, do encanador ao carpinteiro. Nada ficava por fazer em sua casa – o espaço de onde nunca saiu. Dona Auta Colita Senff, mãe do radialista, que hoje mora em Curitiba e está com 92 anos, deixou o cantinho para o filho há décadas e ele não quis se mudar. “O pai era muito apegado às suas coisas e não gostava de sair da rotina”, recorda a filha.

Affonso foi diagnosticado com câncer no fígado no início deste ano. A notícia chegou tarde. A família decidiu transferi-lo para Curitiba. Ele permaneceu na capital por duas semanas. Deixa a esposa, três filhas, quatro netos, a mãe e dois irmãos.

Dia 11 de junho, aos 67 anos, de câncer no fígado, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 04/07/2015

Alceu Farias, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Aquilino Farias e Alzira Teixeira Farias. Sepultamento ontem.

Alceu Rodrigues Carneiro, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Joaquim Rodrigues Carneiro e Marcolina Maria Joana Carneiro. Sepultamento ontem.

Alessandra Correa Quadros de Miranda, 28 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Eraldo dos Santos Quadros e Valdete Aparecida Correa Quadros. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Ana Czerkus, 84 anos. Filiação: Wily Aumann e Martha Schulze Aumann. Sepultamento ontem.

Ângela Maria dos Santos David, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Souza David e Lourença Santos David. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Antônio de Souza, 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jorge de Souza e Francisca de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Aristides Barbieri, 85 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Sebastião Barbieri e Alice Barbieri. Sepultamento ontem.

Aristides de Oliveira, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Etervina de Lima Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir.

Artur da Luz, 85 anos. Profissão: motorista. Filiação: Maria Rita da Luz. Sepultamento hoje, em local a definir.

Atos Baglioli, 70 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Arthur Baglioli e Mathilde Zibarth Baglioli. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Carolina Camilo Cabral, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Camilo e Maria Camilo. Sepultamento ontem.

Catharina Nicolini Buck, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Nicolini e Carmella Jenoveva Facina. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

César Manesio Braun, 77 anos. Profissão: técnico manutenção. Filiação: Pedro Braun e Dionísia Braun. Sepultamento hoje, em local a definir.

Dilba Silva Staniski, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Izidoro da Silva Filho e Gertrudes da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Dirce Otto Pinto, 81 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Guilherme Otto e Angelica Otto. Sepultamento ontem.

Doralicio do Prado, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: José do Prado e Paulina Maria dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Eduardo Warken, 49 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Flávio Warken e Laura Terezinha Warken. Sepultamento ontem.

Elba Rosália Gonçalves Ramalho, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abel Ramalho da Costa e Geralda Gonçalves Ramalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Eleontina da Costa Soares, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joana Maria Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Ernesto Setlik, 74 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Adão Setlik e Inêz Surek Setlik. Sepultamento ontem.

Fernanda da Veiga Mendes, 24 anos. Profissão: agente saúde. Filiação: Acir Francisco Mendes e Solange da Veiga Mendes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Fernando Júnior Severo, 28 anos. Profissão: estofador. Filiação: João de Deus Menezes Severo e Ivone Korte Severo. Sepultamento ontem.

Flávio de Souza, 74 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Antônio Francisco de Souza e Júlia Sofia Augusta. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Harold Wolf, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Theodoro Wolf e Nair Jorge Wolf. Sepultamento ontem.

Helena Mendizabal Sanjines, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Homaniuk e Maria Drosda. Sepultamento ontem.

Ingeborg Elisabeth Dunkel, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rudolpho Dunkel e Erna Dunkel. Sepultamento ontem.

Iosafato Bay, 86 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Nicolau Bay e Anna Bay. Sepultamento ontem.

Italo dos Santos, 11 horas. Filiação: Marilza dos Santos. Sepultamento ontem.

João Maria Ferreira de Moraes, 47 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Francisco Ferreira de Moraes e Maria Eleonor de Moraes. Sepultamento hoje, em local a definir.

José Marcos de Jesus Praxedes, 39 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Maria de Lourdes de Jesus Praxedes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Júlia Satiko Horita Niyama, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Shigenori Horita e Miya Horita. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Juvelina Taborda Guimarães, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Taborda Vieira e Maria dos Anjos Fernandes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Laura Moretti Bordin, 1 dias. Filiação: Ezertkeyt Bordin e Dagneia Mara Moretti. Sepultamento hoje, em local a definir.

Leonardo Andrade Silva, 46 anos. Filiação: João Silva e Maria Balduina de Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir.

Manoel de Souza Correia, 83 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Isaias Correira de Souza e Augusta Macionila de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir.

Manoela Oliveira Giambarresi, 21 anos. Profissão: estudante. Filiação: Emmanuel Giambarresi Júnior e Jacqueline Oliveira Giambarresi. Sepultamento ontem.

Maria Alves, 89 anos. Profissão: copeira. Filiação: Estevo Soares e Vitória Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Maria Cândida de Camargo, 70 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Delermando Carneiro Domingues e Agueda Carneiro Domingues. Sepultamento ontem.

Maria Valteman Chagas, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Valteman e Emília da Rocha Valteman. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz.

Miguel Lima Ferreira de Oliveira, 1 dias. Filiação: Marco Aurélio Ferreira de Oliveira e Jaqueline Aparecida dos Santos Lima de Oliveira. Sepultamento ontem.

Olanda Stein, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Rodrigues de Anunciação e Paulina Trusczynski Rodrigues. Sepultamento ontem.

Paulo Borges dos Reis, 79 anos. Profissão: advogado. Filiação: Daniel Borges dos Reis e Alilat Muricy dos Reis. Sepultamento ontem.

Rafael Adriano Pereira, 62 anos. Profissão: servente. Filiação: Arlinda Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Regina Maris Barbosa de Siqueira, 60 anos. Filiação: Acacio Ferreira Barbosa e Jandira Guimarães Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Renaldo Gonçalves Nascimento, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Arnaldo Nascimento de Matos e Marinita Gonçalves dos Santos. Sepultamento terça-feira, 7 de julho, em local a definir.

Rosili Thamson, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alcides Natel e Rosa Bueno Natel. Sepultamento ontem.

Rubens da Silva Tavares, 79 anos. Filiação: Domicio da Silva Tavares e Maria Liberti Tavares. Sepultamento ontem.

Ruth da Costa Coimbra, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Raymundo Klein e Otília Klein. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Jardim da Paz.

Tereza de Lourdes Bernardi, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vicentin e Teodora Catarina Vicentin. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Tereza de Oliveira, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Pinto de Oliveira e Maria Silva de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir.

Vergilio Souza da Luz, 67 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Pedro Souza da Luz e Edina Machado. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ortigueira.

Victor Eduardo da Cruz Andrade, 1 mês. Filiação: José Carlso Gonçalves de Andrade e Camila da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.

Walter Adalberto Hatschbach, 96 anos. Profissão: gerente industrial. Filiação: Albino Hatschbach e Helena Augusta Hatschbach. Sepultamento ontem.

Zelindo Pilan, 83 anos. Profissão: chaveiro. Filiação: Antônio Pilan e Desolina Sambati. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Piçarras.

Zelita Ferreira Rodrigues, 76 anos. Profissão: supervisora. Filiação: Manoel Ferreira Silvério e Emerenciana Rodrigues Silvério. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]