• Carregando...

Enfermeira aposentada, era daquelas pessoas que cultivavam o raro hábito de cuidar mais dos outros do que de si mesma. Sempre preocupada com aqueles cuja vida procurava defender, faleceu ontem. Londrinense, viúva de Joaquim Mendes, moradora do Jardim Califórnia, Maria cuidou dos dois filhos com as próprias forças. "Uma supermãe", diz o filho Wesley, sem pestanejar no que afirma. Antes de se aposentar, a enfermeira tinha uma frente de batalha pela vida no Instituto do Câncer de Londrina (ICL), onde trabalhou por 19 anos. No ICL, confortava vidas e amenizava as dificuldades da morte. Conhecidos ou não, todos sempre podiam contar com o suporte de Maria. Será sepultada nesta sexta-feira, no Cemitério João XXIII. Viúva, deixa dois filhos e três netos.

Dia 26, aos 67 anos, de diabete e complicações renais.

* * * * *

Curitiba

Anderson Gonçalves Assumpção, 35 anos, dentista, filho de Mario Filho de Assumpção e Maria Abigail Gonçalves Assumpção. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Arlete de Moraes Ferraz, 78 anos, professora, filha de Theodomiro Augusto de Moraes e Dejanira Teixeira de Moraes. Sep. ontem.

Cenir de Campos Salgado, 68 anos, do lar, filha de João Maria Campos e Aparecida Cândida de Campos. Viúva de Carlito Salgado. Sep. ontem.

Cleuza Ribeiro Pereira, 42 anos, auxiliar de cozinha, filha de Milton Alves Pereira e Lourdes Ribeiro Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Umuarama.

Cristiano Gonçalves dos Santos, 69 anos, motorista, filho de Joaquim Gonçalves dos Santos e Maria Gonçalves da Luz dos Santos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do cemitério municipal Santa Cândida.

Delair Rocha dos Santos, 51 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Marina Rocha dos Santos. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Augusto David de Moraes, 880 – Uberaba.

Domingo Ruppel, 84 anos, mestre de obras, filho de Adolfo Ruppel e Maria Catarina Hartmann. Sep. ontem.

Domingos Xavier de Macedo, 71 anos, mecânico, filho de Severino Xavier de Macedo e Júlia Kovalski. Sep. ontem.

Edson da Silva Souza, 37 anos, segurança, filho de Antônio Bertumlino de Souza e Judith da Silva Souza. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Edson Roberto Laudelino, 57 anos, filho de Benedito dos Santos Laudelino e Maria José de Freitas Laudelino. Sep. às 15 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Elizabeth Daldir Rosa Fulgêncio, 52 anos, do lar, filha de Miguel Jorge da Rosa e Zulmira Turin Rosa. Sep. ontem.

Etianete Joanna Benatto Colatusso, 79 anos, lavradora, filha de José Benatto e Antônia Ceguinel. Viúva de Augusto Colatusso. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo.

Francisco Olivares Sanchez, 70 anos, mestre de obras, filho de Angel Olivares Dominguez e Francisca Sanchez Artero. Sep. ontem.

Jair Nivaldo Menegollo, 63 anos, comerciante, filho de Dionísio Menegollo e Nair Bora. Sep. ontem.

Jean Luís Eduardo Costa, 30 anos, autônomo, filho de Jaime Eduardo Costa e Edilerte Ignácio Costa. Sep. ontem.

João Francisco dos Santos, 51 anos, pedreiro, filho de Benedito Francisco dos Santos Filho e Guilhermina Lopes dos Santos. Sep. ontem.

José Carlos Marques, 47 anos, operador de sistemas, filho de Antônio Marques e Nair de Mello. Sep. ontem.

José Cláudio de Bassi, 67 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio de Bassi e Anália Novak de Bassi. Sep. ontem.

José Josbeto Silva, 54 anos, padeiro, filho de Ogival Francisco da Silva e Maria Lino da Conceição. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz.

José Marcelino Barbosa, 70 anos, guardião, filho de Marcelino Barbosa e Lázara da Cunha Barbosa. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

José Marins dos Santos, 41 anos, filho de Cidenei Alves dos Santos e Elza Taborda. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Lila Jula Slobodzian, 41 anos, do lar, filha de Eugênio Jula e Marcolina Jula. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Lizete Bientinez, 74 anos, do lar, filha de Alfredo Bientinez e Matilde Bientinez. Sep. ontem.

Lúcia Dybas, 33 anos, do lar, filha de Francisco Dybas e Leocádia Machoski Dybas. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Manoel Augusto de Oliveira, 75 anos, classificador, filho de José Gomes de Oliveira e Maria José de Oliveira. Sep. às 11 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Manoel de Moura, 76 anos, motorista, filho de Pedro Tomaz de Moura e Maria Cesário de Jesus. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Deus É Amor – CIC.

Maria do Carmo Nogueira Carnelossi, 55 anos, vendedora, filha de Gethro Santana e Heloína Santana Nogueira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Florestópolis.

Mariano Dyniewixz, 72 anos, funcionário público estadual, filho de André Dyniewicz e Emília Brígida Dyniewicz. Viúvo de Maria Luiza Dyniewcz. Sep. às 10 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 1do cemitério municipal do Água Verde

Marilene Wozniak Vicilli, 70 anos, cobradora de ônibus, filha de Tadeu Estanislau Wozniak e Leonatilda Helvig Wozniak. Sep. ontem.

Nilva Lorenzi Estaxaco, 47 anos, cabeleireira, filha de Júlio Estaxaco e Maria de Lurdes Lorenzi Estaxaco. Sep. às 17 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Roberto Fernandes da Silva, 55 anos, representante comercial, filho de João Fernandes da Silva e Helena Doneda da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Prever de Paranavaí.

Rosanie Aparecida Rodrigues de Paula, 50 anos, teleatendente, filha de Antônio Rodrigues de Paula e Brígida Kinutz. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Toyome Sato, 98 anos, do lar, filha de Rikihei Tokunaga e Tatsu Tokunga. Viúva de Yukio Sato. Sep. ontem.

Valdemar Fedechen, 31 anos, lavrador, filho de Demétrio Fedechen e Helena Fedechen. Sep. ontem.

Londrina

Antônio Maturana, 75 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Dirce da Silva, 67 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Gisele Teixeira, 45 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Gregório Back, 64 anos. Sep. ontem em Manoel Ribas.

Hélcio Paulo Perez, 47 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Júlio Califani, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Juracy Nantes, 87 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Maria Mendes, 67 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Nélson Pereira da Silva, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Cecília do Pavão, saindo da cidade de Nova Santa Bárbara.

Paulo Vieira Lopes, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sandra Aparecida de Souza Barros, 46 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Terezinha Alvim Gerhardt, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maringá

Alcindino Rodrigues de Andrade, 84 anos. Sep. ontem em Astorga.

Antônio Paulo dos Santos, 65 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Dirce da Silva, 68 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

Favião Peral, 87 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Francisco Alves, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Rua Galáxia – Jardim Universo – Maringá.

Helena Ferreira da Rocha, 67 anos. Sep. ontem em Maringá.

José Fernandes Pedrosa, 93 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Loide Dias Soares, 58 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da Rua 1, n.° 796 – Vila Guarujá – Campo Mourão.

Lucrécia Bersselini da Silva, 72 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Luzia Nabarro Galdeano, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Nair dos Santos, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da Rua Fernão Dias, 840 – Maringá.

Nilce Vicentini Miranda, 80 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Olívia Barbosa Lisboa, 85 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Luiziana, saindo da Av. Principal – Centro – Luiziana.

Paulina Lolli Cavicchiolli, 84 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Paraíso do Norte, saindo da capela do mesmo.

Pedro Jordão de Oliveira, 77 anos. Sep. ontem em Luiziana.

Foz do Iguaçu

Celso de Melo, 61 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Francisca da Cruz dos Santos, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Av. Araucária, 116 – Três Lagoas.

Jurandi Cirillo, 68 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Lauri de Paula Silva, 41 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]