• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Como um típico descendente de italianos, Antonio Zanchett sempre buscou reunir a família em todos os momentos. Natural de Abdon Batista, em Santa Catarina, era o homem mais velho entre dez irmãos. Desde cedo já se mostrava aventureiro e empreendedor. Aos 18 anos, deixou seu trabalho com a família na lavoura e se mudou para Lages, onde começou a sua empreitada no ramo de papel e celulose.

Em Lages, Antonio logo conseguiu um emprego na fábrica da Bates Brasil. Saiu-se muito bem na função, e impressionou por sua dedicação e pelo seu ritmo de produção. Na fábrica conheceu Norma Antunes; eles namoraram por seis meses e logo depois casaram. Da união nasceram dois filhos: Kelly e Christian. Em 44 anos juntos, o casal Zanchett criou um acordo: ele se dedicaria ao trabalho e ela, ao cuidado da casa. A combinação do casal funcionou muito bem para a família, que se manteve sempre unida.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Em 1975, Antonio foi chamado para trabalhar em Curitiba por seus conhecimentos no setor. Ele gerenciou uma fábrica de papel na capital paranaense. Em 1981, após a saída dessa empresa, ele resolveu montar seu primeiro negócio. Com o dinheiro que tinha, abriu uma transportadora, mas o empreendimento durou pouco tempo e fechou no ano seguinte.

A vontade de ser empresário não parou no primeiro obstáculo. Antonio resolveu se aventurar em Recife (PE). Apoiado pela esposa, voltou a trabalhar no ramo de papel. Durante quase três anos esteve longe de Curitiba, mas retornou, em agosto de 1985, e abriu um novo negócio. Em uma garagem no bairro Água Verde, ele passou a representar uma empresa de fitas adesiva. O empreendimento deu certo e ele teve que expandir para um barracão. Nos anos 2000, voltou a atuar no ramo de papel e fundou a Technocoat, atual empresa da família.

Sempre muito ativo, mesmo com seu negócio já consolidado, erguia barracões para alugar para outras empresas. Antonio gostava de participar ativamente do processo de construção. “Quando ele começou a construir os barracões, alguns achavam que ele era engenheiro, porque botava a mão na massa”, lembrou a filha Kelly. Ele frequentava algumas feiras e congressos e viajou para países como a China e Alemanha sem ao menos saber inglês. Nesses países se mostrou muito comunicativo e conseguiu se virar com o pouco que sabia e com a linguagem corporal.

Em casa, a música sertaneja era uma de suas paixões. Era uma maneira de se lembrar de suas origens no campo. Sempre que podia, comparecia aos shows do ritmo com Norma. Filmes e espetáculos de humor relacionados ao tema caipira faziam parte das suas distrações.

Mesmo se dedicando muito ao trabalho, o tempo com a família era sempre bem aproveitado. Entre almoços e viagens, ele buscava ter seus filhos e o único neto muito próximos de casa. “Meu pai queria que a gente morasse para sempre na mesma casa”, conta a filha. Muito solicito, ele fazia o que podia para ajudar. Ainda mais quando se tratava do seu neto, pois não tinha compromisso mais importante para ele. Era um avô muito presente na vida do garoto.

Seu sotaque carregado era motivo de brincadeiras entre os filhos, mas ele não se importava. Muito bem-humorado, levava a vida com leveza e adorava rir de “piadas bobas”, como lembra Kelly. Antonio também era vaidoso e sempre estava preocupado em manter a boa aparência e o cuidado com as roupas.

Por algum tempo o golfe esteve presente em sua vida. Gostava muito de jogar, mas, por conta da rotina, acabou abandonando o esporte. Também era fã de futebol. Não era torcedor, mas simpatizava com as escolhas dos filhos pelo Corinthians e o Atlético Paranaense. “Ele costumava levar o filho para São Paulo para ver os jogos e voltavam no mesmo dia. Isso mostra o tamanho da dedicação que ele tinha à família”, relembra a filha.

Devido a uma doença congênita no coração, Antonio passou várias cirurgias. Em março, quando passava por um período de recuperação de um desses procedimentos, não resistiu e faleceu. Deixa a esposa, os filhos e o neto.

Dia 24 de março, devido a complicações pós-cirúrgicas, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 08/04/2015

Adelmo Pereira dos Santos, 61 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Antero José dos Santos e Amélia Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.

Allan de Sousa da Cruz, 1 mês. Filiação: José Carlos Elisbao de Sousa e Dieimes Fernanda da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Anair Ferreira da Silveira, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Pedro da Silveira e Luíza Ferreira da Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela número 1 do Cemitério São Francisco de Paula Curitiba.

Arlete Ehlke Caldas, 77 anos. Profissão: artesã. Filiação: Augusto Ehlke e Alaide Antunes Ehlke. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Brazelina Galvão Costa, 72 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Jorgina Galvão. Sepultamento ontem.

Carlayne Aparecida Neves Palmeira da Costa, 1 dia. Filiação: Jorge Antônio Palmeira da Costa e Carolainy Aparecida Neves da Costa. Sepultamento ontem.

Cecília da Silva Alves, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvino Silva e Maria Alves da Silva. Sepultamento ontem.

Cirlene Precoma de Oliveira, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Laurindo de Oliveira e Irene Precoma. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Daniel Murilo Cardoso, 24 anos. Profissão: pintor. Filiação: Zélia Cardoso. Sepultamento ontem.

Dirceu Lourenço Cocconi, 81 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José Cocconi e Carlota Rosenau Cocconi. Sepultamento ontem.

Durval do Nascimento, 89 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Mariano Alves do Nascimento e Elisia Rosa da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 2.

Edmar Luciano Gonçalves, 19 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Luiz Roberto Gonçalves e Oselia Isalete Rodrigues de Lima. Sepultamento ontem.

Ellen Molinari Gonçalves, 32 anos. Profissão: assistente. Filiação: Benedito Oscar Molinari e Maria Socorro Molinari. Sepultamento ontem.

Elzi de Oliveira e Silva, 63 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio José da Silva e Ana Martir de Jesus. Sepultamento ontem.

Fabiano Matos de Moraes Santos, 35 anos. Profissão: empresário. Filiação: Lincoln João Santos e Jussara Aparecida de Moraes Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela de Itaperuçu.

Fante de Souza Farias, 61 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Pedro Farias e Maria de Conceição de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Evangélica Batista Esperança, no Sítio Cercado.

Flávia Fernanda da Silva Magalhães, 1 dia. Filiação: Fernando Antônio da Silva Magalahes e Patricia Nunes Magalhães. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Francisco Secco de Morais, 1 mês. Filiação: Sérgio Murilo de Morais e Rafhaela Betina Secco. Sepultamento ontem.

Henrique Prates da Cruz, 29 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Francisco Prates da Cruz e Marlene Francisca de Souza da Cruz. Sepultamento ontem.

Henrique da Silva Magalhães, 1 dia. Filiação: Fernando Antônio da Silva Magalhães e Patricia Nunes Magalhães. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Horst Matthias Mollhoff, 86 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Heinrich Rudolf Mollhoff e Gertraud Mollhoff. Sepultamento ontem.

Idaici Lima Rosa da Silva, 76 anos. Profissão: técnico em enfermagem. Filiação: José de Souza e Silva e Appolinaria Lima e Silva. Sepultamento ontem.

Izabel Andrioli, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paschoal Vanhoni e Maria Morcelli. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 2.

Izadora Maria Rodrigues Santos, 1 ano. Filiação: Paulinho Cirineo Souza Santos e Edina Rodrigues. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela de Boa Ventura de São Roque.

Janina Cordeiro de Lima, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Belinowski e Catarina Belinowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária, saindo da Paróquia de Santa Quitéria.

João Rodrigues de Oliveira, 77 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Eleodoro de Oliveira e Maria Damasia Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Reseva.

José Gonçalves da Silva, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Gonçalves da Silva e Florinda Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José Henrique Pastro, 49 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Lecio Pastro e Altair Crisostomo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

José Rauber, 61 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Vilma Rauber. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

José Ribeiro de Souza, 80 anos. Profissão: ascensorista. Filiação: Antônio Ribeiro de Souza e Anatalia Ferreira do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.

Julieta Dobrowolski Moraes, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Dobrowolski e Alice Dobrowolski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 1.

Jurity Bemba Bastos, 93 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Feliciano Bastos e Alice Bemba Bastos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 3.

Karina Rodrigues do Prado, 31 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio do Prado e Maria Rodrigues do Prado. Sepultamento ontem.

Lucimara Ida Seidel, 51 anos. Profissão: empresário. Filiação: Rudolpho Seidel e Itamira Chaves Pereira Seidel. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Luiz Carlos Cristiano Machado, 71 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: José Cristiano Machado e Laurinda Cirstiano Machado. Sepultamento ontem.

Luiz César Filho, 56 anos. Profissão: torneiro mecânico. Filiação: José Francisco Filho e Otília Francisco Filho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Luiz Gustavo Carvalho Roderjan, 45 anos. Profissão: empresário. Filiação: Daltro Guimarães Roderjan e Carmen Luíza Ribeiro de Carvalho. Sepultamento ontem.

Maria Salvelina Matias, 65 anos. Profissão: copeira. Filiação: Joaquim Andrade Sobrinho e Florisbela Matias Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Milta Fernandes de Oliveira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulina Fernandes. Sepultamento ontem.

Milton Ribeiro, 84 anos. Profissão: motorista. Filiação: Leônidas Ribeiro e Maria Joaquina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Nilton Ferreira, 89 anos. Profissão: pintor. Filiação: Benedito Ferreira e Universina Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Piraí do Sul.

Odete Stadler, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Frederico Stadler Júnior e Helena Stadler. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Igreja Mormons, na Vila Fanny.

Otávio Ramos de Oliveira, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria Aragão de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Jardim Graziela , em Almirante Tamandaré.

Paulo Roberto Landarim, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Atanazildo Landarim e Leda Maria Landarim. Sepultamento ontem.

Poliana Deves, 24 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Valmor Deves e Fátima Borchat Deves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Sesc Central, em Cascavel.

Rosa Klichevick, 84 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Rogiski e Jenoepha Nalepa. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Salvador Peixoto, 69 anos. Profissão: inspetor de qualidade. Filiação: Sebastião Peixoto e Zulmira do Espírito Santo. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Sebastiana Amaral de Souza, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Gomes de Souza e Deonisia Cândida de Oliveira. Sepultamento ontem.

Teresinha Cacilda Machado Franco, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Madalena Pereira Machado. Sepultamento ontem.

Terezinha de Jesus Ribeiro, 76 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: Lino Ribeiro e Etelvina de Freitas Ribeiro. Sepultamento ontem.

Thiago Murilo Lourenço, 30 anos. Profissão: servente. Filiação: Marta Lourenço. Sepultamento hoje, em local a definir.

Vânia Pereira Dias da Costa, 33 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Waldomiro Dias da Costa e Zilda Pereira Prestes. Sepultamento ontem.

Vilmar Wasem, 41 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Idineldo Wasem e Maria Dalila Wasem. Sepultamento ontem.

Wesley Francisco dos Santos, 25 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Paulo Francisco dos Santos e Roseli de Fátima dos Santos. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]