• Carregando...

Um amor que durou a vida toda. Assim foi a história de Demas Ferreira Amâncio com Nair Souto Amâncio. Vizinhos na pequena cidade de Garanhuns (PE), os dois se conheceram aos 12 anos de idade e nunca mais se deixaram. Foi o casamento, aliás, "realizado de um dia para o outro", nos anos 40, que livrou o jovem Demas de combater na Segunda Guerra Mundial. Anos depois, o casal resolveu deixar o Nordeste para tentar a sorte em Araraquara (SP). No interior paulista, Demas comprou uma fazenda e viu nascerem os dois primeiros filhos. Convidado a trabalhar como representante comercial, mudou-se para Londrina, cidade que adotou como lar até o fim da vida.

No Norte do Paraná, Demas e Nair tiveram mais dois filhos e viram o nascimento dos netos. Quieto e tímido, Demas tinha como uma das poucas atividades (além do trabalho) frequentar a Maçonaria. Há dois anos, quando começou a adoecer, ele resolveu reunir as memórias de toda a vida em um livro. Depois de escrever à mão, ele mesmo digitou a autobiografia e fez questão de imprimir um exemplar para cada filho e cada neto. "Ele gostava muito de escrever. Não queria morrer de jeito nenhum. Inclusive, no hospital, ele falou para minha filha Juliana: ‘vou levantar daqui e vou ao seu casamento [que será em abril]’. Era o sonho dele, e sei que ele estará lá ", recorda o filho Nilson. Deixa esposa, 4 filhos e 8 netos.

No dia 3 de janeiro, aos 93 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * *

FOZ DO IGUAÇU

Adelson Ramirez Rodrigues, 41 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Delvair de Queiróz Demitrovich, 41 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Domingos Triacca, 89 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Fortunato Siebre de Oliveira, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Inácio Martins, 330 – Conjunto Graúna, em Foz do Iguaçu.

Judith José de Freitas, 83 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Neide Delai, 66 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Nilson de Almeida, 38 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu.

LONDRINA

Antônio Carlos Scandelari, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no Crematório de Londrina, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Carlos Aparecido Bittencourt, 49 anos. Sep. ontem em Londrina.

Damião Zefino Frade, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.

Dionidia Olympia Ferreira Fernandes, 89 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Aurélio Buarque de Olanda, 1.047 – Parigo Souza III, em Londrina.

Everaldo Felipe, 41 anos. Sep. às 9h15, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo, em Londrina.

Gumercindo Santanna, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Lúcia Helena da Silva Felix, 52 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Anchieta (Londrina), saindo da capela Nova Bandeirantes, em Cambé.

Marina Glaeser Nascimento, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Osmar Acosta Ortega, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

CURITIBA

Agostinho Klainer, 64 anos, jardineiro, filho de Miguel Klainer e Clara Tessari Klainer. Sep. ontem.

Alice de Lima Bazella, 83 anos, do lar, filha de João Rodrigues de Lima e Tereza Ferreira de Lima. Sep. ontem.

Altamir Marcelo dos Santos, 32 anos, motorista, filho de Albertino Jorge dos Santos e Maurina Ventura dos Santos. Sep. ontem.

Amélia Moro Molleta, 78 anos, do lar, filha de Francisco Moro e Luiza Moro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de São José dos Pinhais.

Ana Manso Sayao Comegno, 51 anos, advogada, filha de João de Goes Manso Sayao Netto e Maria Ribeiro Masnso Sayao. Sep. ontem.

Andrews Manoel de Lima Bueno, 25 anos, autônomo, filho de Arno Bueno e Laura Manoel de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Antônio Renato Margaridi, 74 anos, militar, filho de Venâncio Margaridi e Olinda Esteves Margaridi. Sep. ontem.

Ary Odreski, 74 anos, mecânico, filho de Miguel Odreski e Elena Odreski. Sep. ontem.

Beatriz Carneiro, 45 anos, do lar, filha de Maria Justina Carneiro. Sep. ontem.

Benedita Costa Lima, 73 anos, filha de Silvério Ferreira Lima e Elvira Costa Lima. Sep. ontem.

Caladino de Paula Lino, 74 anos, agente administrativo, filho de Laurindo de Paula Lino e Augusta Pinheiro Lino. Sep. ontem.

Dener Dutra, 21 anos, servente, filho de Cesário Dutra e Roseli Terezinha Meldola. Sep. ontem.

Edio Hamilton Torres, 65 anos, Lavrador, filho de José Torres e Malvina Romanoski. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.

Eduardo Soares de Lima, 69 anos, representante comercial, filho de Nelson Soares de Lima e Rosa Iancoski de Lima. Sep. ontem.

Eliane Santos da Silva, 36 anos, filho de Francisco Ferreira da Silva e Santina Santos da Silva. Sep. ontem.

Esthefany Oliveira Zillig, 4 dias, filha de Renato Pereira Zillig e Jessica Oliveira. Sep. ontem.

Frida Terezinha de Souza Fusculim, 73 anos, do lar, filha de João Pires de Lima e Helena de Souza. Sep. ontem.

Geusadete Pereira de Paula, 40 anos, do lar, filha de Juventino Pereira de Paula e Aldenir Ferreira. Sep. ontem.

Glaci de Jesus Stacoviaki, 63 anos, funcionário público municipal, filho de Felix Pavilaki Stacoviaki e Jacquelina de Lima Stacoviaki. Sep. ontem.

Glacira Bonete Bueno, 63 anos, do lar, filha de Floriando Ribeiro Bonete e Angelina Bonete. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São João, em Irati.

Gloria Hypolita dos Santos, 69 anos, monitora, filha de Oscar de Oliveira Freitas e Euzilda de Jesus. Sep. ontem.

Ildefonso Ribeiro, 69 anos, policial militar, filho de Arthur do Carmo Ribeiro e Alaides Gritten. Sep. ontem.

José de Oliveira Cezar, 75 anos, pedreiro, filho de Francisco de Oliveira Cezar e Silvia da Cruz Salles de Cezar. Sep. ontem.

Leudir Brilhantino da Rosa, 50 anos, montador, filho de Hermes Brilhantino da Rosa e Osvaldina Brilhantino da Rosa. Sep. ontem.

Lorita Orlandi, 36 anos, diarista, filha de Nelson Senador Orlandi e Naira Orlandi. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Acesc de Cascavel.

Lucas Anderson Garcia Ferreira, 20 anos, operador de telemarketing, filho de Alvacir Ferreira e Vanusa Garcia de Sá. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Comunidade Crista Adonai – Xaxim.

Lucas Roberto de Andrade, 17 anos, marceneiro, filho de Juliana de Jesus de Andrade. Sep. ontem.

Márcia Lenita Martins dos Santos, 59 anos, lavradora, filha de Benedito Martins de Souza e Elvira Ventura de Souza. Sep. ontem.

Marcio Roberto Cubis, 39 anos, pintor automotivo, filho de Ignácio Cubis e Rosalia Knaut Cubis. Sep. às 15 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Santa Cândida.

Maria da Penha Rangel de Lacerda, 76 anos, do lar, filha de José Pinto Rangel e Júlia Gomes Rangel. Sep. ontem.

Maria José Mendes, 66 anos, do lar, filha de Izabel Lourenço Mendes. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas Vila São Pedro.

Maria Kraus Zotto, 62 anos, do lar, filha de Roberto Kraus e Iraides Kraus. Sep. ontem.

Meyre Lopes Menezes, 90 anos, funcionária pública federal, filha de Egidio Vieira Menezes e Maria Lopes Menezes. Sep. dia 2 em horário e cemitério a serem designados.

Olivia Martins, 67 anos, do lar, filha de José Martins e Deolinda da Cruz Martins. Sep. ontem.

Rachel Zanatta, 85 anos, do lar, filha de Ângelo Bortolo Zanatta e Maria Graciosa Batalhão Zanatta. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Rogério Kogg, 27 anos, vendedor, filho de Alberto Kogg Primo e Maria de Fátima Stilzner Kogg. Sep. ontem.

Sadi Pavan, 68 anos, autônomo, filho de José Pavan e Odila Natalina Pavan. Sep. ontem.

Sofia Aparecida Canha dos Santos, filha de Fabrício dos Santos e Maristela Canha. Sep. ontem.

Teresinha Slompo Viana, 70 anos, do lar, filha de Paulo Slompo e Cecília Mocelin Slompo. Sep. ontem.

Vanessa Ferreira de Andrade, 26 anos, atendente, filha de Vicente Ferreira de Andrade e Lucinelis de Fátima Uchoa de Andrade. Sep. ontem.

Vilson Lourenço Ribas, 41 anos, motoboy, filho de Euclides Lourenço Ribas e Helena Maria Ribas. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado.

Yasmin de Fátima dos Santos, 20 dias, filha de José Oliveira dos Santos e Lindiomara de Ramos dos Santos. Sep. ontem.

Zélia da Silva Santos, 71 anos, lavradora, filha de Lucidio Ferreira Neves e Mercilia Gonçalves da Silva. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]