• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Bom humor e um coração cheio de bondade. Para Henrique, tudo sempre estava bom e ele estava sempre pronto a fazer pequenas coisas que alegrassem os filhos, os netos, os amigos e vizinhos. Sua satisfação era ver o sorriso e o brilho no olhar de todos. Praticamente nada tirava a vontade do contador em sorrir e contar piadas. Quando todos se davam conta, a família inteira já estava contando piadas ao redor da mesa nos almoços de domingo, atividade que seguia tarde adentro.

Henrique casou-se com a professora Maria da Luz Prohmann Guimarães em 5 de maio de 1945. As três famílias, Ulbrich, Prohmann e Guimarães, estão entre as primeiras a habitar o município de São Mateus do Sul, quando ainda era um pequeno vilarejo. A família de Henrique morava na Fartura do Potinga, distrito rural de São Mateus, onde seu pai e seu avô tinham uma serraria. Henrique foi para Curitiba estudar contabilidade na Escola Técnica do Comércio de Plácido e Silva e, para atender às necessidades da serraria, retornou a São Mateus do Sul para trabalhar como contador na firma.

Em 1950, mudou-se com a esposa e os três filhos para Tupinambá, distrito do município de Astorga, onde abriu sua própria serraria. Em seguida, foi trabalhar como contador na prefeitura, atividade que exerceu por dez anos. Nesta época, o desenvolvimento do café na região Norte era grande. E, como se exigia o desmatamento de grandes áreas para o plantio, Henrique enxergou a oportunidade de abrir uma segunda serraria. Mas, além de as geadas terem prejudicado as safras de café seguintes, um incêndio fez com que o negócio com madeiras se encerrasse.

A família mudou-se para Curitiba, onde Henrique passou em um concurso da Copel. Depois de muitos anos atuando na capital, foi mandado para a Usina Foz do Chopin, no município de Pinhão (Centro-Sul), onde foi trabalhar como contador. Maria da Luz acabou atuando como diretora da escola da Vila Operária, na usina.

Depois da aposentadoria, o contador e a esposa voltaram a morar na Fartura do Potinga, em São Mateus do Sul, onde os filhos e netos, radicados na capital, costumavam visitar o casal nos fins de semana e férias. Mas a saúde o obrigou a voltar para perto dos filhos em Curitiba, onde residiu por quase 20 anos com Maria da Luz, num apartamento na divisa dos bairros Batel e Água Verde. Teria completado 93 anos no dia 21 de setembro. Deixa três filhos, seis netos e quatro bisnetos.

Dia 8 de setembro, aos 92 anos, por complicações de uma cirurgia ocasionada por uma fratura no fêmur.

* * * * * CURITIBA

Alexandrina Gonçalves Sabino, 87 anos, do lar, filha de Carolina Alexandrina de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti, em São José dos Pinhais

Alfredo dos Santos, 80 anos, supervisor, filho de João dos Santos e Barbara Xavier dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação da Vila Militar do Paraná.

Ana Paula Oliveira, 16 anos, do lar, filha de Leila Aparecida Oliveira. Sep. ontem.

Anastácia Corosque Barboza, 57 anos, do lar, filha de José Corosque e Genoveva Corosque. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Arthur Pereira Neto, 53 anos, arquiteto, filho de Clynton Magalhães Pereira e Dirce Coelho Pereira. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Carolina Ianke Lubaszewski, 88 anos, costureira, filha de Reynaldo Yanke e Carolina Ianke. Viúva de João Lubaszewski. Sep. ontem.

Cecília Lachovski, 70 anos, cozinheira, filha de João Lachovski e Edviges Jachecia Orleans. Sep. ontem.

Cloe Miranda de Andrade, 74 anos, professora, filha de Egle de Andrade e Ivane Miranda de Andrade. Sep. ontem.

Delma Rita Batista Leite, 51 anos, assistente social, filha de Benedito Rodrigues Leite e Maria Joana Batista Leite. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina.

Enéias Camarolli de Quadros, 76 anos, agricultor, filho de Dorval Camarolli e Cecília Camarolli. Sep. ontem.

Geisa Ferreira Lopes, 75 anos, do lar, filha de Mamedio Ferreira da Costa e Joana Pereira Lopes. Viúva de Luiz Bezerra Torres. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Genoveva Voicik, 95 anos, do lar, filha de Vicente Voicik e Catharina Voicik. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Gilberto de Oliveira Souza, 70 anos, engenheiro, filho de Sílvio de Azevedo Souza e Rachel de Oliveira Souza. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Helena Mondini Barth, 67 anos, do lar, filha de Damiano Mondini e Fiorentina Mondini. Sep. às 9 h, no Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela Jardim Osasco, em Colombo.

Inez Fiotkoski Gollub, 82 anos, costureira, filha de José Fiotkoski e Helena Fiotkoski. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Frei Miguel – CIC.

Ivo Maria de Jesus, 72 anos, funcionário público municipal, filho de João Maria de Jesus e Guilhermina Mattoso da Luz de Jesus. Sep. ontem.

Jhonatan Florentino Ribeiro, 21 anos, vendedor, filho de Joaquim Florentino Ribeiro e Helena Deda Rompava. Sep. ontem.

João Butka, 83 anos, autônomo, filho de Francisco Butka e Francisca Kanigoski. Sep. ontem.

João Levino Barbosa, 51 anos, vidraceiro, filho de José Fiuza Barbosa e Maria Sebastiana Nogueira Barbosa. Sep. ontem.

José Cidral, 74 anos, policial militar, filho de Waldemiro Miguel Cidral e Maria Cidral. Sep. ontem.

José Domingos Nodari, 81 anos, lavrador, filho de Antônio Nodari e Cassilda Ribeiro Garcia. Sep. às 9 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela 2 do cemitério municipal Santa Cândida.

José Francisco Grossmann, 91 anos, alfaiate, filho de Isidoro Grossmann e Anna Grossmann. Sep. ontem.

José Natálio Ribeiro, 76 anos, técnico químico, filho de Antônio Ribeiro da Maia e Maria Rodrigues de Farias. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Josiel Rodrigues Padilha, 20 anos, autônomo, filho de João Rodrigues Padilha e Nascilia Gomes de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Recanto das Andorinhas – Fazendinha.

Leonardo Pereira, 76 anos, militar, filho de Conrado Pereira e Antônia Pereira. Sep. ontem.

Leozemir Viana Gavleta, 64 anos, do lar, filha de João Viana e Maria da Luz. Sep. ontem.

Luiz Carlos Gomes Ramos, 33 anos, vigilante, filho de Sebastião Ramos da Silva e Maria das Graças Gomes Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do cemitério municipal de Campo Largo.

Manelício Rodrigues de Souza, 55 anos, pedreiro, filho de José Rodrigues de Souza e Enedina Maria da Conceição Souza. Sep. ontem.

Maria Aparecida Melchiori, 83 anos, do lar, filha de Vitorino Melchiori e Ana Luz Angelina. Sep. ontem.

Maria Iatczak do Nascimento, 75 anos, do lar, filha de Francisco Iatczak e Sufia Iatczak. Sep. ontem.

Maria Isabel Boutin, 88 anos, do lar, filha de Severino Montepoliciano do Maral e Rosalina Vaz do Amaral. Viúva de Olinto Boutin. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Maria Vrzecionek, 83 anos, doméstica, filha de Martim Vrzecionek e Edviges Vrzecionek. Sep. ontem.

Maximínio Cardozo, 87 anos, funcionário público estadual, filho de Lino Cardoso e Amélia Cardozo. Sep. ontem.

Pedro Feliciano da Silva, 64 anos, marceneiro, filho de Francisco José Feliciano e Tereza Olinto da Silva. Sep. ontem.

Roberto Machado, 43 anos, autônomo, filho de Mebael Cardozo Machado e Luiza do Rocio de Souza Machado. Sep. ontem.

Salvador Lourenço Martha, 83 anos, lavrador, filho de Pedro Lourenço Martha e Delphina Martha. Sep. ontem.

Sonia Maria Schneider, 70 anos, telefonista, filha de Achylles Schneider e Natalina Zanellato. Viúva de Wiliam Cruzeiros Landell. Sep. ontem.

Suely Simões Alves Pinto, 62 anos, economista, filha de Waldemar Simões e Yvonne Capaccioli Simões. Sep. ontem.

Wolni Ribeiro Paes, 58 anos, porteiro, filho de Manoel Sebastião Alves Paes e Inocência Ribeiro Paes. Sep. ontem.

Zeferina Lelis de Paula, 91 anos, enfermeira, filha de Horácio Francisco de Paula e Izabel Lelis de Paula. Sep. ontem.

Zélia de Fátima Ferreira, 40 anos, do lar, filha de José Ferreira e Olinda Xavier Ferreira. Sep. ontem.

LONDRINA

Alcebíades de Souza, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Anderson Lacerda Pereira, 4 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Distrital Irerê, saindo da Rua Antônio Mazzer, 266 – Jardim Santa Joana, em Londrina.

Daltro Luiz Bressan, 72 anos. Sep. ontem em Primeiro de Maio.

Durvalino Clementin, 74 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Elzira Terciotti Pierolo, 86 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela do Paroquial da Vila Regina, em Londrina.

Ilaudo Vieira, 71 anos. Sep. às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.

Jandira Penerotti, 67 anos. Sep. às 14h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela do Jardim Santa Rita, em Londrina.

Joaquim Ferreira, 91 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Joaquim Gonçalves Lopes, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Almeida Poubel, 82 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo, em Londrina.

José Benedito Narcizo, 58 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Kossaku Kato, 83 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 4 do mesmo, em Londrina.

Luiz Melchior, 46 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Jataizinho.

Oleriano Leonel dos Santos, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.

Oswaldo Fajardo, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Pedro Luiz de Oliveira, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tamarana, saindo da capela do mesmo.

Raimundo Bonifácio da Fonseca, 98 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Assai.

Robison Franco, 37 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Jacarezinho, saindo da capela do mesmo.

Rosa Maria de Jesus, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Guaraci, saindo da capela do mesmo.

Vilma do Nascimento, 52 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo, em Londrina.

Vitalvina Francisca da Rosa, 94 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Quedas do Iguaçu.

FOZ DO IGUAÇU

Adelina Silva, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Brandina Aranha Hortelan, 79 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Francisca Maria de Oliveira, 87 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Guilherme Hubner, 18 – Primeiro de Maio.

Graciela Rojas Galeano, 29 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados no Paraguai.

Irene Vinhalski, 37 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Maria De Lourdes de Lima Morais, 146 – Cidade Nova II, em Foz do Iguaçu.

Josué Gonçalves de Meira, 26 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Leonilda da Cruz, 56 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Eliana Simielli, 55 anos. Sep. ontem em Maringá.

Eva Aparecida dos Santos Costa, 72 anos. Sep. às 17h15, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever de Arapongas.

Indalécio Gonçalves, 83 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever de Maringá.

José Carlos da Silva, 46 anos. Sep. ontem em Maringá.

Luzia do Nascimento, 53 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Rodair Coelho, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

* * * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]