• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Aos 102 anos de idade, Emma ainda tinha muita disposição, gostava de conviver com a família e adorava conversar. Filha de italianos, ela teve uma infância simples, mas cheia de amor.

Sempre muito sábia nas palavras, a dona de casa colecionou histórias ao longo de sua trajetória. Quando moça, Emma, que é natural de Ponta Grossa, trabalhou em uma fábrica de doces. Ela era responsável por embrulhar balas.

Aos 21 anos, conheceu seu primeiro amor. Casou-se e engravidou da primeira filha. No entanto, a vida lhe preparou um golpe. Antes mesmo de sua filha nascer, o marido faleceu. Viúva, ela se encarregou de cuidar da criança e da casa. A morte do marido não a afastou dos familiares dele e, cerca de três anos depois, ela viu sua cunhada falecer. Um ano mais tarde, Emma e seu concunhado, Osório, se aproximaram e resolveram formar uma nova família. "Eles tomaram o trem e foram para Guaragi (localidade de Ponta Grossa) para se casarem porque lá [o casamento] era mais barato", conta o filho Daniel. Ao lado de Osório, ela teve outros 12 filhos.

Dentre as muitas surpresas que a dona de casa viveu em um século de vida, uma das mais marcantes foi a conversão. Daniel conta que a mãe se encontrou na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, um a um, foi levando os filhos com ela. "Hoje toda a nossa família se encontrou."

Com uma família tão grande, Emma não podia sair para trabalhar, mas sempre encontrava uma forma de ajudar o marido. Segundo o filho, era ela quem costurava todas as roupas dele e dos irmãos. "Ele não mandava fazer nossas roupas", recorda.

Além de costurar, outra tarefa que dava prazer a Emma era cozinhar. Apaixonada pela culinária brasileira, a dona de casa preferia os pratos brasileiros aos pratos típicos da Itália. Dentre as delícias que a mãe de Daniel gostava de fazer estavam a cerveja e o pão caseiros. Ele lembra que nunca faltavam belas fornadas de pão na casa da mãe. "Quem ia visitá-la nunca saia de lá com as mãos vazias, porque sempre ganhava um pão."

Depois que os filhos cresceram e formaram família, Emma os viu mudar de cidade aos poucos. Sete deles firmaram residência fora do país: cinco nos Estados Unidos e dois no Canadá. Quando seu marido Osório faleceu, em 1981, ela iniciou temporadas na casa de cada um dos filhos. Era uma forma de estar perto de todos. Com o avanço da idade e mais debilitada, Emma teve de parar com as viagens mais longas e passou a viver apenas com os filhos que moram em Ponta Grossa. "Somos uma família grande e ela perdia as contas de quantos netos e bisnetos tinha." Deixa 13 filhos, netos, bisnetos e 12 trinetos.

Dia 14 de novembro, aos 102 anos, de parada cardíaca, em Ponta Grossa.

* * * * *

Adelaide Licheviski Boruck, 78 anos. Sepultado ontem.

Adelina Antônio Vaglio, 81 anos. Sepultado ontem.

Agnaldo Alves de Jesus, 32 anos. Sepultamento às 11 h, Parque Senhor do Bonfim (S.J. dos Pinhais), saindo da Capela Vila Leonice, em Curitiba.

Alexandre Buchman, 72 anos. Sepultamento às 10 h, Comuna Evangélica Luterana, saindo de São Marcos.

Anselmo Milan, 82 anos. Sepultado ontem.

Antonia Maria de Lourdes Machado, 72 anos. Sepultamento às 14 h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Itararé/SP.

Antônio Carlos Koch, 41 anos. Sepultado ontem.

Antônio Floriano de Jesus, 72 anos. Sepultado ontem.

Antônio das Neves de Arruda, 65 anos. Sepultado ontem.

Ari Ramires, 52 anos. Sepultado ontem.

Boaventura Alves, 77 anos. Sepultado ontem.

Catharina Mothin Cavalli, 86 anos. Sepultado ontem.

Davina Prestes Dalasuana Ongaro, 86 anos. Sepultamento hoje, Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da Capela do Rosário em Colombo/PR.

Dayane Mayra Nass de Arruda, 14 anos. Sepultado ontem.

Doriel Enéas da Cunha, 34 anos. Sepultado ontem.

Dulcídio Amaro Ferreira Neto, 44 anos. Sepultamento às 11 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Edson Roberto Hengen, 39 anos. Sepultado ontem.

Elisa Casagrande, 3 dias. Sepultado ontem.

Elizete Pereira, 50 anos. Sepultado ontem.

Emma Szmidt, 70 anos. Sepultado ontem.

Gabriel Lopes de Oliveira, 82 anos. Sepultamento às 14 h, Parque Iguaçu, saindo da Capela Unilutus.

Irene Habinovski Biancke, 61 anos. Sepultado ontem.

Ivo Lucas dos Santos, 63 anos. Sepultamento às 10 h, Cemitério Paroquial N. Sra. do Rosário (Colombo), saindo da Igreja Evang. Quadrangular Colombo/PR.

Jamile Agostinho dos Santos, 27 anos. Sepultado ontem.

Joel Roberto Semko, 55 anos. Sepultamento às 9h30, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 2 do Água Verde.

José Busch, 90 anos. Sepultado ontem.

José Rodrigues Pereira, 76 anos. Sepultamento às 16 h, Municipal de Almirante Tamandaré, saindo de residência.

Juliana Socorro da Costa, 40 anos. Sepultamento às 17 h, Municipal São João Batista (S.J. dos Pinhais), saindo da Capela Natalina Berti, São José de Pinhais/PR.

Kelton Diogo da Silva, 21 anos. Sepultado ontem.

Laércio Augusto de Melo, 69 anos. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Lilian Rosane Rocha, 50 anos. Sepultado ontem.

Luiz Carlos de Sá Ribas, 66 anos. Sepultamento às 15 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 3.

Luiz de Souza Amaral, 88 anos. Sepultado ontem.

Marcelo André, 22 anos. Sepultado ontem.

Marcos Henrique Machado Pereira, 75 anos. Sepultado ontem.

Marcos Macedo Rodrigues, 44 anos. Sepultado ontem.

Maria Aparecida Rosa Preres, 82 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária em Sto. Antonio da Platina/PR.

Maria Luiza de Lima, 83 anos. Sepultado ontem.

Maria Soares, 82 anos. Sepultado ontem.

Maria de Lourdes Cleto Darde, 75 anos. Sepultamento às 16 h, Crematório (Ass.Beneficente J. da Saudade), saindo da Capela do Cemitério Bom Jesus dos Passos em Piraquara/PR.

Marina Missfeld Hoffmann, 59 anos. Sepultado ontem.

Melissa Klass de Assis Pereira, 7 dias. Sepultado ontem.

Nelson Ari Grunevald, 65 anos. Sepultado ontem.

Neuza do Valle Moreira, 88 anos. Sepultamento às 13 h, Municipal de Contenda, saindo da Capela Municipal de Contenda/PR.

Oliva Zanella, 98 anos. Sepultamento às 10 h, Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Protásio Haendchen, 78 anos. Sepultado ontem.

Raul Saturnino Machado, 63 anos. Sepultamento às 11 h, Municipal do Boqueirão, saindo da Capela 1 Cemitério Municipal Boqueirão Curitiba/PR.

Reinaldo da Rocha, 42 anos. Sepultado ontem.

Rosalina Machado, 55 anos. Sepultado ontem.

Rosemarie Elizabeth Bagatin, 79 anos. Sepultado ontem.

Suely Wilma Licetti, 71 anos. Sepultado ontem.

Tereza Kleina, 80 anos. Sepultado ontem.

Toshiko Eto, 88 anos. Sepultado ontem.

Valdinira do Carmo Araújo, 60 anos. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Valdomiro Alves Ferreira, 66 anos. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 4.

Zito Silveira, 54 anos. Sepultado ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]