• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Daniel era um cara legal. E não tinha rugas. Não era porque levava uma vida mais calma, longe de bares e baladas. Até porque, apesar de não ser muito agitado, tinha lá suas preocupações sim, algumas até de longo alcance: não suportava presenciar alguém fazendo algo errado no trânsito e não se conformava em ver enormes filas se formarem no supermercado por falta de organização, por exemplo. Ficava chocado em ver um aposentado afundado na correria do dia a dia ao invés de aproveitar o tempo com calma.

Algumas pessoas dizem que a personalidade é construída de acordo com a astrologia; outras, pelo nome que recebem. Já Daniel, com certeza, não seria o mesmo se não fossem as lutas que aprendeu a enfrentar desde cedo, com 16 anos. Na idade em que o ser humano está desvendando seu corpo, Daniel descobriu a leucemia, em um dos seus casos mais raros, a mieloide. Não fazia dez anos que perdera o pai, o avô e outros parentes próximos, e agora precisava lidar com outras abstenções. A primeira delas foi deixar o handebol, algo de que gostava muito, de lado.

Inicialmente internado na ala infantil, perguntas como "no céu tem cateter" e outras tantas povoaram uma luta de 10 anos contra a doença, com muitas batalhas vencidas e outras tantas perdidas, e fizeram dele uma pessoa que fazia valer a chance de estar vivo. Andava de bicicleta, dava o seu melhor para as pessoas, e ajudava como podia no hospital Erasto Gaertner. "Passei a reparar mais nos outros", disse em uma entrevista à Gazeta do Povo em 2011.

Entre quimioterapias e outros procedimentos, Daniel, que quando menino quis ser carteiro, escolheu fazer o curso de História, por ser um dos poucos cuja carga horária se encaixava na sua rotina de tratamento. "Aí se encaixou perfeitamente na profissão", conta o irmão, Luiz. Lia muito sobre o assunto, pesquisava na faculdade e em casa e se dedicava em fazer o seu melhor como aluno, cumprindo todos os prazos. Fez mestrado e mesmo antes de concluí-lo foi convidado para o doutorado.

Entre tantas alegrias que a UFPR lhe trouxe, talvez a mais significativa tenha sido conhecer Lorena, a também historiadora por quem era apaixonado. Entre tantos momentos vividos juntos está o dia em que Daniel contou para ela que seu sonho era ter rugas. Deixa a mãe, o irmão e a namorada.

Dia 20 de junho, aos 28 anos, de encefalite.

* * * * *CURITIBA

Adão Ferreira de Souza, 78 anos, fiscal operacional, filho de Antônio Ferreira de Souza e Sebastiana Paulina de Souza. Sep. ontem.

Alceu Rosner, 62 anos, lavrador, filho de Antônio Rosner e Helena Cripa Rosner. Sep. ontem.

Alfredo Stori, 93 anos, militar, filho de Benedito Stori e Olímpia Stori. Sep. ontem.

Amélia Jovelina Nantes, 86 anos, do lar, filha de Paulino José de Castro e Maria Ermelinda Schumack. Viúva de Carlos Nantes. Sep. ontem.

Anderson Ferreira Maciel, 22 anos, pedreiro, filho de Adelino Ferreira Maciel e Neusa Ferreira Maciel. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica – Vila Sandra – Campo Comprido.

Antônia Maria da Silva, 74 anos, do lar, filha de Manoel Feitosa da Silva e Maria Ana da Conceição. Sep. ontem.

Antônio Vanderlei Pinas, 81 anos, lavrador, filho de Abrigio Coelho Pinas e Ana Maria de Jesus. Viúvo de Benedita Marides Pinas. Sep. ontem.

Atanazio Lopes Vieira, 78 anos, militar, filho de Francisco Lopes Vieira e Clementina Hempel Vieira. Sep. ontem.

Benedito Assis Campese, 52 anos, contador, filho de Euclides Campese e Neuza Geraldina de Souza Campese. Sep. ontem.

Cecília Francisco de Campos Dolci, 62 anos, costureira, filha de Pedro Francisco de Campos e Idalina Maria Del Bel. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 do Cemitério Santa Cândida.

Celina Leal Molinari, 77 anos, do lar, filha de Antônio Ferreira Leal e Catarina Mikos Leal. Sep. ontem.

Cláudio Dalledone, 63 anos, arquiteto, filho de Galdino José Dalledone e Carmem Silva Dalledone. Sep. ontem.

Cleide de Siqueira Barroso, 68 anos, enfermeira, filha de José da Silva Barroso e Rosa de Siqueira Barroso. Sep. ontem.

Elinere Conceição do Rosário, 73 anos, do lar, filha de Domingos José do Rosário e Laura Souza do Rosário. Sep. ontem.

Fabiano Assunção, 37 anos, autônomo, filho de Aramiz Assunção e Naomi Kubo Assunção. Sep. ontem.

Francisco Carlos Mocelim, 48 anos, autônomo, filho de Ingracio Mocelim e Alayde Caetano dos Santos. Sep. ontem.

Garibaldi Landucci, 69 anos, professor, filho de José Landucci e Josefa dos Santos Landucci. Sep. ontem.

João Pontes, 79 anos, madeireiro, filho de Joaquim Pontes e Maria Pereira Pontes. Viúvo de Ocalina Luísa Ferreira Pontes. Sep. ontem.

Luiz Felipe da Silva, 22 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Mirian de Fátima Teixeira da Silva. Sep. ontem.

Luiza Venotti, 85 anos, do lar, filha de Manoel Felisbino de Souza e Franzelina Massineiro. Sep. ontem.

Maria Odete da Silva Bassani, 59 anos, do lar, filha de Benjamin Cardoso da Silva e Helena Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Ovídio Ribeiro Lopes, 87 anos, auxiliar de produção, filho de Emídio Ribeiro Lopes e Maria Opresença de Jesus. Viúvo de Maria Vicentina Ferreira Lopes. Sep. ontem.

Pedro Henrique Damasceno, 1 ano, filho de Edvaldo Auto Pereira e Ana Paula Jerônimo Damasceno. Sep. ontem.

Yuriko Tamashiro Toyama, 65 anos, comerciante, filha de Sukeichi Tamashiro e Kiki Tamashiro. Viúva de Zentoshi Toyama. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Araça, SP.

LONDRINA

Abel Ferreira Pires, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

Alaor da Costa, 49 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ida Maria Primo Lima, 69 anos. Sep. ontem em Valinhos, SP.

Jannet Maria de Souza, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Lourdes Oliveira Amaro, 66 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Maria Fernanda da Mata Pereira. Sep. ontem em Londrina.

Maria Vitória Aparecida Petech, 6 anos. Sep. ontem em Ibaiti.

Mayara Lopes Nery, 17 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olga Calabresi Moura, 86 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Rosa Carmen Solla Polônio, 74 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

William Antônio de Oliveira, 17 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

MARINGÁ

Antônio José Maqueda de Melo, 47 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Aurentina Batista Borges, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Elieser Gualberto de Oliveira, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Geraldo de Souza Pereira, 80 anos. Sep. ontem em Xambrê.

Gildo dos Santos, 52 anos. Sep. ontem em Doutor Camargo.

Jair Neres Cardoso, 67 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Borrazópolis, saindo da Av. Central – Centro – Borrazópolis.

Lúcia Fila, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela da Prever – Ecumênica. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Mauro Mineiro de Oliveira, 70 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Paulo de Tarcis Trindade, 60 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Pedro Cláudio da Cruz, 71 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Sebastião José de Almeida, 69 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Tionila Rosa Jesus dos Reis, 79 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Ivanira Nunes da Silva, 57 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João de Souza Santos, 85 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Luiz Thiago de Lima Bartalini, 7 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Germana de Oliveira, 65 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua José Carlos Pace, 1.528 – Parque Morumbi I – Foz do Iguaçu.

Nair Galvão, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela do Parque Morumbi II – Foz do Iguaçu.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]