• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A educação fez parte de toda a vida de Juvaldir. Nascido em Curitiba, ao completar 18 anos, precisou ir para a cidade de Paranaguá para cursar a Escola Normal. Quando pequeno chegou a trabalhar por um tempo no açougue do pai, que veio do Rio Grande do Sul tentar a vida no Paraná. Mas a educação era realmente sua paixão. No início da carreira de professor ensinava história e logo foi chamado a cuidar da direção de um colégio em Paranaguá. Dali para frente, de cidade em cidade, era a voz de ordem nas escolas da rede estadual. Aos 21 anos, na cidade de Sengés, casou-se com Amélia, também professora. As andanças pelas escolas não pararam, tanto que cada um dos quatro filhos do casal nasceu em uma cidade diferente. Nos anos 60, veio para Curitiba trabalhar na Secretaria de Estado de Educação, a convite do secretário da época. Alguns anos mais tarde cursou a faculdade de direito. Ao se aposentar no estado e por ser advogado, ajudou a fundar a Faculdade Evangélica do Paraná, cuidando dos tramites legais. Foi, ainda, conselheiro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR), entre as décadas de 70 e 80. Apreciava as artes e o esporte. Em Paranaguá, foi campeão de remo com a equipe da Escola Normal. A arte se tornou o passatempo dos últimos anos. Pintava quadros e produzia artesanato em madeira. Deixou viúva, quatro filhos, 13 netos e sete bisnetos.

Dia 2, aos 9 3 anos, de infecção generalizada.

* * * * *

CURITIBA

Adalberto Luiz de Souza Lima, 16 anos, Autônomo, filho de Sadi Budaz Lima e Elia Aparecida de Souza. Sep. ontem.

Albertina de Fátima da Cruz Guimarães Chechelski, 58 anos, do lar, filha de Godofredo Amaral Guimarães e Euclydia Cruz Guimarães. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela do Paroquial do Abranches

Alberto José Coradim, 59 anos, técnico telecomunicações, filho de Antônio Coradim e Assunta Coradim. Sep. ontem.

Alberto Marques, 87 anos, militar, filho de João Marques e Martha Marques. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo do Museu do Expedicionário.

Antônio Odilon Coraiola, 71 anos, funcionário público municipal, filho de Antônio Coraiola e Josefa Coraiola. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do Paroquial de Campo Comprido.

Antônio Ruggero Bertuletti, 32 anos, ajudante, filho de Luiz Carlos Bertuletti e Maria Elena Bertuletti. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Carlos Roberto Correia, 64 anos, alfaiate, filho de Cândida Correia. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos(Piraquara), saindo da capela do cemitério municipal de Piraquara.

Celso Roberto Gomes de Castro, 58 anos, Vendedor, filho de Coracy Gomes de Castro e Fernanda Roberto de Castro. Sep. ontem.

Ciro Aparecido Rampa, 55 anos, ajudante, filho de Euclides Rampa e Nair Laurinda de Queiroz Rampa. Sep. ontem.

Consuelo Bednarczuk, 52 anos, professora, filho de Alfredo Bednarczuk e Tereza Yara Bednarczuk. Sep. ontem.

Dilvano José Stanzack, 54 anos, motorista, filho de Edwin Stanzack e Marinha Torrens Stanzack. Sep. ontem.

Doroti Minovane, 66 anos, costureiro, filho de Thadeo Minovane e Juvelina Minovane. Sep. às 17 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 da mesma.

Dyuli Vieira Pereira, 6 anos, estudante, filho de Osiel Francisco Pereira e Clarinda Vieira Negrão Pereira. Sep. ontem.

Elvis Klava Moro, 22 anos, motorista, filho de Clovis Moro e Elizete Klava. Sep. ontem.

Fábio Luís Gonçalves Irineu, 30 anos, mecânico, filho de Ilamilto Gonçalves Irineu e Isaura dos Santos Irineu. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Gentil Pedroso da Rocha, 84 anos, Militar, filho de Manoel Pedroso Da Rocha e Margarida Antunes de Lima. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Gerson Morizono, 36 anos, Empresário, filho de Niro Morizono e Francisca Yuriko Morizono. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Gertrudes Heusser de Freitas, 86 anos, do lar, filha de Jacob Heusser e Frieda Emilia Heusser. Sep. às 10 h, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo da capela Protestante.

Hélio Ussler, 58 anos, filho de Alfredo Ussler e Lydia Maria Dornig Ussler. Sep. ontem.

Hsueh Hsiu Nan, 76 anos, Comerciante, filho de Hsueh Chin Chien e Hsueh Yu Yeh Lin. Sep. ontem.

Izael Rodrigues, 39 anos, pedreiro, filho de João Rodrigues e Margarida Barbosa Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela em São Jerônimo da Serra.

João Pedro Lopes Ribeiro, 83 anos, motorista, filho de Brasileiro Lopes Ribeiro e Maria Da Conceição Alves. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

João Roberto Peixoto, 58 anos, gerente, filha de Geraci Peixoto e Francisca de Jesus. Sep. ontem.

Joaquim Sales da Silva, 48 anos, carpinteiro, filho de Luís Caetano Da Silva e Maria Ana Da Silva. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.

José Cezar, 71 anos, apontador, filho de Amanda Cezar. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Marcos de Souza Machado, 28 anos, pedreiro, filho de Paulo Dias Machado e Dalvina Martins de Souza. Sep. às 11 h, no do cemitério municipal Santa Cândida.

Maria Alves de Ramos, 92 anos, cozinheira, filha de Manoel Alves de Ramos e Maria da Glória Cardoso. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II – Pinhais.

Maria das Dores Julião, 55 anos, Auxiliar Laboratório, filha de Antônio Gregório da Silva e Edite Maria Da Cruz. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim Da Colina (Colombo).

Maria das Graças Rocha Toledo, 58 anos, do lar, filha de Francisco Pereira Rocha e Abegail Ribas Rocha. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Guarapuava.

Maria Julia Jaimes, 55 anos, filha de Douglas Jaimes e Margarida Da Silva Jaimes. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela do mesmo.

Mateus Henrique Vieira Marques, 3dias, filho de Salesio Marques e Crislaine Aparecida dos Reis Vieira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Milca Fagundes Ramos, 73 anos, funcionária pública estadual, filha de Amâncio Gonçalves Ramos e Maria Fagundes Ramos. Sep. ontem.

Nezeli Hahnemann, 62 anos, do lar, filha de Antônio Francisco Pinheiro e Izaura Nascimento Pinheiro. Sep. às 11 h, no Cemitério Luterano/Protestante, saindo da capela do mesmo.

Raquel Maciel Jubim, 81 anos, funcionária pública estadual, filha de Alfredo Maciel e Francisca Maciel. Sep. ontem.

Raul Celso Machado, 34 anos, auxiliar, filho de Janete Roseli Machado. Sep. ontem.

Renato Cordeiro dos Santos, 38 anos, ajudante, filho de Braz Cordeiro dos Santos e Tânia Mara Semam. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará.

Ricardo Rodrigues Regloski, 16 anos, estudante, filho de Osni Natalio Regloski e Suely Rodrigues dos Santo. Sep. ontem.

Ritielle Messias, 28 anos, pedreiro, filho de Eni Messias Simionato. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Ortigueira.

Silveria Von Kruguer Roos, 85 anos, filha de Alfredo Von Kruguer e Amália Von Kruguer. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Solange Terezinha Danna, 44 anos, do lar, filha de Cândido Danna e Nerci Dias Campos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do Paqroquial de Santa Felicidade.

Tereza Tomas Pereira Necle, 71 anos, do lar, filha de Bernardino Tomas Pereira Necle e Ibraina Luiz A. Alves. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Thiago Corrêa de Araujo Silveira, 33 anos, médico, filho de Arlindo de Araujo Silveira Netto e Denise Corrêa Silveira. Sep. ontem.

Wilton Duarte de Oliveira, 41 anos, Office boy, filho de Anísio Duarte de Oliveira e Maria José Neves de Oliveira. Sep. às 9h30, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

LONDRINA

Ana Francisca Ferreira, 71 anos. Sep. às 13h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Jardim Abussafe – Londrina.

Ana Lúcia Gomes dos Reis, 36 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Fernandes, 24 anos. Sep. ontem em Rosário do Ivaí.

Eugênia Carvalho Deungaro, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gasparina dos Reis Gonçalves, 67 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Geralda Pereira da Rocha Silva, 58 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Santo Antônio da Platina.

Grete Eloísa Savade Müller, 89 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Cambé.

Ilda Maria Noronha Velosa, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jair João Proença, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de São Jerônimo da Serra.

José Vital de Lima, 85 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Josefa Constantino de Souza, 84 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade. Saindo da capela do Centro Comunitário Cafezal – Londrina.

Manoel Menezes dos Santos, 86 anos. Sep. ontem em Primeiro de Maio.

Octávio Soncella, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Paula Tavares da Silva Rosa, 75 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

MARINGÁ

Aristides Máximo de Oliveira, 76 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Benedita Miguel Ignácio, 76 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Benedito Estevan Pereira, 86 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 4 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Diego Bruno Olegário, 23 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da Rua Aristóteles Xavier do Rego, 4 – Jardim Bandeirantes – Campo Mourão.

Elídia Maria de Jesus Moreira, 91 anos. Sep. ontem em Paranacity.

Elvira Paula Rossi, 83 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Sabáudia, saindo da Av. Campos Salles – Centro – Sabáudia.

Felex Joaquim de Oliveira, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela 2 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

Harry Moura Soares, 94 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

João Pimentel, 81 anos. Sep. ontem em São Carlos do Ivaí.

Leonice Lourenço Bortoleto, 66 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Maria Aparecida Gonçalves, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela do Crematório Angelus. Av. Alziro Zarur, 565 – Vila Vardelina – Maringá.

Maricélia Ferreira, 44 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Mineko Shiki, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

Orlando Jasper, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Graciosa, saindo da capela 1 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

Sérgio Mário Giacometti, 62 anos. Sep. ontem em Tapejara.

Terezinha Vargas Rodrigues, 79 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Zaqueu Correa, 58 anos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Adão Ramos Ferreira, 45 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da Av, República Argentina – salão Testemunha de Jeová – Foz do Iguaçu.

Benigno Ludwig, 64 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Helena de Paula, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – Novo – Foz do Iguaçu.

Kemilly Victória Gonçalves Barbosa. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Cândida dos Santos, 80 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Noel de Oliveira Mello, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela Morumbi – Foz do Iguaçu.

Rosa dos Santos, 83 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]