• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Casa muito bem arrumada e um perfume de temperos flutuando pelos cômodos. Era parte da rotina de Addy, ou simplesmente Didi, providenciar o descanso e o alento diários para os seus amados pioneiros. Ela era mãe de Manoel Henrique Pereira (Nonô) – um dos precursores do plantio direto na palha no Brasil, em meados dos anos 1970 – e esposa de Henrique Pereira, um dos primeiros agricultores a plantar arroz na região de Ponta Grossa (Campos Gerais), no início dos anos 1950. Nas frases serenas e na comida saborosa de Didi, eles encontravam o conforto depois do trabalho no campo. "Ela fazia um arroz de braga [com frango e legumes] que era uma delícia. Sempre que tinha no almoço, eu ainda pedia uma quentinha para comer mais tarde", lembra Nonô.

Nascida em Curitiba, em 1917, Addy era filha do imigrante londrino Herbert Thomas Neal – funcionário da companhia inglesa que administrava os bondes da capital – e da dona de casa Júlia Legat Neal, filha de imigrante francês. A família morava na Vila Izabel, em Curitiba. "Eram pessoas muito modestas. Minha mãe trabalhou primeiro como professora de datilografia do Colégio Parthenon, substituindo uma tia minha. Depois ainda trabalhou num escritório de advocacia", lembra o filho. Foi no caminho diário para o emprego – ou na "geografia afetiva das ruas", como diz Nonô – que Addy conheceu o esposo Henrique, engenheiro agrônomo e secretário da Escola de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Meu pai também era de uma família humilde e trabalhou no comércio quando jovem. Todas as noites ele saía de casa sem avisar para onde ia, pois preferiu não contar que estava fazendo faculdade. Os pais dele só souberam quando veio o convite da formatura em Agronomia", lembra Nonô.

Depois de se casarem em Curitiba, Addy e Henrique se mudaram para Jacarezinho (Norte Pioneiro), onde ele foi trabalhar com cafeicultura. O casal ainda morou em Ponta Grossa – onde Henrique desenvolvia pesquisas no Campo de Trigo – e voltou a viver na capital mais tarde. "A mãe era assídua frequentadora da Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba, à qual dedicou boa parte da vida. No entanto, quando o meu pai faleceu, ela voltou a Ponta Grossa, onde morava até agora". Deixa um filho, três netos e quatro bisnetos.

Dia 11 de fevereiro, aos 95 anos, de insuficiência respiratória, em Ponta Grossa.

* * * * *

LONDRINA

Alceu Pinheiro Poly, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Razza, 78 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Benedito Moura, 79 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque Anchieta, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina.

Edgar Arantes Vieira, 76 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Florida de Bacco Caracanha, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Centenário do Sul, saindo da capela do mesmo.

Lucelia Felis, 51 anos. Sep. às 9h30 , no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Luís Fernandes, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Manoel Ferreira de Melo, 73 anos. Sep. ontem em Primeiro de Maio.

Maria da Conceição Silva, 95 anos. Sep. ontem em Londrina

FOZ DO IGUAÇU

Dalci Affonso Tischler, 72 anos. Sep. ontem em Medianeira.

Dalva Terezinha Eilert, 59 anos. Sep. ontem em Victor Graeff, RS.

Felipe da Silva Luft. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Medianeira.

Flávio Pedro Klaus, 49 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Gabriel Said Macedo Matar, 5 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Brasil Para Cristo, em Foz do Iguaçu.

Joscemar dos Santos da Silva, 33 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Alice Camargo de Oliveira, 79 anos, cozinheira, filha de Alfredo Gregório dos Santos e Júlia Camargo. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Jardim Adriana, em Colombo.

Ângela Emilia Gagno Atayde, 97 anos, do lar, filha de Geronimo Gagno e Domingas Biotti Gagno. Sep. ontem.

Carlos Henrique Kaminski, 40 anos, advogado, filho de Magnus Victor Kaminski e Heide Karin Kaminski. Sep. ontem.

Constantino Alves Netto, 74 anos, mecânico, filho de Panays Constantino e Ana da Conceição Alves. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Jacarezinho.

Dilson Rodrigues de Oliveira, 52 anos, almoxarife, filho de Aristides Rodrigues de Oliveira e Izaura de Lima de Oliveira. Sep. ontem.

Dioneia Saldanha Almeida, 57 anos, agente de viagem, filha de Pedro do Rego Almeida e Vilma Saldanha Almeida. Sep. ontem.

Elizeu Caroca, 81 anos, funcionário público federal, filho de Benedito Carioca da Silva e Maria Antônia de Moraes. Sep. ontem.

Genivaldo Schon, 28 anos, vigilante, filho de Marta Benta Schon. Sep. ontem.

Josephina Joaquim de Camargo, 84 anos, do lar, filha de Elias Joaquim e Alice Joaquim. Sep. ontem.

Josué Cardoso, 44 anos, sapateiro, filho de Luiz Cardoso dos Santos e Maria Raimunda Cardoso. Sep. ontem.

Jucilene Aparecida Correia Quadros, 25 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Correia Quadros e Maria Elza da Costa. Sep. ontem.

Márcia Maria da Silva, 42 anos, pedagoga, filha de Valdir Francisco da Silva e Eunice Almeida da Silva. Sep. ontem.

Maria Amélia Piazza Pedro, 70 anos, professora, filha de Jorge José Pedro e Elza Piazza Pedro. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Oliveira, 68 anos, do lar, filha de Joaquim Barbosa de Oliveira e Antônia Tereza de Jesus. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical.

Maria Delzira Saldanha, 66 anos, do lar, filha de Joaquim Domingos Gonçalves e Leonora Borges Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Mauro Moura, 73 anos, vendedor, filho de Osvaldo Borba Moura e Valeria Freitas. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Miguel Douglas Ferreira de Almeida, 15 anos, estudante, filho de José Carlos de Almeida e Erlane Ferreira de Almeida. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Almirante Tamandaré.

Nilza Alves de Moura Pacheco, 53 anos, representante comercial, filha de Gumercindo Alves de Moura e Maria de Oliveira Moura. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Novo Mundo.

Olinda Aschembrener, 67 anos, metalúrgica, filha de Arthur Aschembrener e Dolores Alves Aschembrener. Sep. ontem.

Oplinio Alves de Anhaia, 83 anos, taxista, filho de Gaspar Constante Nhaia e Cristina Santana de Nhaia. Sep. ontem.

Orandina Cassol, 72 anos, do lar, filha de Clemente Correa e Assunta Madalena Debastiani. Sep. ontem.

Pedro Battaglia, 83 anos, mecânico, filho de Alexandre Battaglia e Angelina Felícia Scalzitti. Sep. ontem.

Roseli de Lima, 29 anos, comerciante, filho de Izaltino de Lima e Maria Adelaide de Lima. Sep. ontem.

Rosiclea da Silveira, 61 anos, assistente administrativa, filha de Orlando Vernizze e Maria Vernizze. Sep. ontem.

Tânia Regina Veloso, 48 anos, filha de Ariosvaldo Veloso e Terezinha Ignez de Souza Veloso. Sep. ontem.

Tecla Fabrício, 71 anos, do lar, filha de Miguel Metnek e Catharina Metnek. Sep. ontem.

Valdomiro Ramos Sena, 58 anos, carpinteiro, filho de Estevam Ferreira Sena e Maria Ramos Sena. Sep. ontem.

Vanessa Lima Dorakiewicz, 12 anos, estudante, filho de Estefano Dorakiewiz e Julieta Soares Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Vaniessa Victoria dos Santos, 16 anos, estagiária, filha de Manoel dos Santos e Terezinha de Fátima Zanelli. Sep. ontem.

Vanira Floriano Calonassi, 75 anos, do lar, filha de Manoel Domingos Floriano e Liria Maia Floriano. Sep. ontem.

Verônica Argachof, 78 anos, do lar, filha de Vasile Salamondac e Anna Salamondac. Sep. ontem.

Welynton Joroski de Oliveira, 1 dia, filho de Marcio de Oliveira e Nedi Joroski. Sep. ontem.

Zuleide Ferreira Dobrowslisky, 61 anos, do lar, filha de Leonardo Dobrowsliski e Júlia Ferreira de Paula. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]