| Foto: Arquivo da família

Desde criança, Eugênia cresceu em meio a livros, giz e quadro-negro. Seu nascimento se deu em uma escola rural, no distrito de Guajuvira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O pai era professor; e o pequeno prédio era dividido entre a sala de aula e a residência da família. Por isso, educação e cultura andavam lado a lado. O jornal diário – que serviu no período de alfabetização para matar a curiosidade do mundo – era buscado na estação de trem mais próxima.

CARREGANDO :)

E Eugênia tinha muitos sonhos. Ao terminar o ensino básico na escola administrada pelo pai, ela e o irmão foram matriculados em um grupo escolar em outro município. Andavam de mãos dadas por 6 quilômetros até Contenda. Transformou-se também em professora. O casamento com Carlos foi no pequeno distrito; mas chegou uma hora em que a educação dos três filhos – duas optaram por serem professoras – levou o casal a buscar mais recursos na capital. Fizeram as malas e mudaram-se para o bairro Água Verde, em Curitiba, onde Eugênia aprendeu a cultivar rosas no jardim, violetas na janela e samambaias nas áreas abertas.

Manter as flores e folhagens viçosas era sua obrigação, assim como incentivar a união da família. Era uma matriarca, lembra a filha Ceslava, responsável por reunir a família nos eventos festivos, mas principalmente aos domingos à tarde, ao redor da mesa de café. Bolos, cucas e doces eram produzidos pelas suas mãos e pela sua curiosidade. Adorava assistir a programas de culinária na televisão só para testar novas receitas. O filho Longino brincava ao dizer ser a cobaia da mãe na cozinha experimental. Se ele gostasse, estava certo o prato novo para o próximo encontro.

Publicidade

Entre suas rotinas também estava a leitura, amor que repassou para os filhos e netos. Eugênia lia diariamente um jornal; e três revistas semanais. As mais importantes eram partilhadas com quem estivesse por perto. Aos domingos à tarde, era a vez do programa de rádio Hora Polonesa, da Rádio Iguaçu de Araucária. Nos dias de almoço, a família ouvia junto as notícias e a música, conhecendo mais a cultura polonesa. Deixa três filhos e cinco netos.

Dia 21 de fevereiro, aos 80 anos, de parada cardiorrespiratória.

* * * * *

MARINGÁ

Adailton da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Alcídia Codali Nonis, 87 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Carlos Cardozo, 47 anos. Sep. ontem em Guaraci.

Dolores Pedro Ferreira Ruiz, 62 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Ema Pintor dos Santos, 97 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Geraldo Estelai, 55 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Publicidade

Joana Vieira Gonçalves Correia, 82 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

João Miguel Pimenta, 73 anos. Sep. ontem em Bom Sucesso.

Luiza Maria Bigone Lazarini, 87 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Maria Aparecida Ferreira dos Santos, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Maria Aparecida Ferreira dos Santos, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Publicidade

Newton Martins, 59 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Sebastião Primon, 91 anos. Sep. ontem em Rio Bom.

Wang Yen Yuu, 29 anos. Sep. ontem em Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Alzira Maria Hensel Pacheco, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério comunitário Lote Grande, saindo da capela da Igreja Católica Vasco da Gama – Foz do Iguaçu.

Publicidade

Anderson Possamai Della, 47 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Medianeira.

Flaminio Molinas Segovia, 19 anos. Sep. ontem em Minga Guazu – Paraguai, PY.

José Rivero Rodrigues, 65 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Luiz Henrique Pacheco Pellicioli, 53 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Quitéria Batista, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Publicidade

CURITIBA

Adriano Santos de Andrade, 28 anos, servente, filho de Juarez de Andrade e Maria Ivone Peixoto dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Alice Fadel, 85 anos, do lar, filha de Bady Saad e Charifa Barbosa Saad. Viúva de Salomão Antônio Fadel. Sep. ontem.

Antony Carlos Aguiar André, filho de Antônio André e Cláudia de Aguiar Marques. Sep. ontem.

Armando Quilante, 62 anos, motorista, filho de Luiz Quilante e Sebastiana da Silva Quilante. Viúvo de Vera Lúcia de Fátima Souza Quilante. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Rio Negro.

Publicidade

Carolina Grabowski, 80 anos, do lar, filha de Andre Kavulak e Catharina Kavulak. Viúva de Leonardo Grabowski. Sep. ontem.

Doliria Maria Pacheco, 65 anos, filha de Antônio Pacheco Filho e Tavina Cardoso Pacheco. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Edgar Guilherme Muller, 70 anos, técnico em edificações. Filho de Waldemar Carlos Muller e Irma Muller. Sep. ontem.

Edgard Kappout, 50 anos, representante comercial, filho de Adnan Said El Kappout e Margarita Mancia Kappout. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Edson Alencar dos Santos, 44 anos, professor, filho de Alencar Sebastião dos Santos e Maria Aparecida dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Campo Mourão.

Publicidade

Eduardo da Luz Soares, 31 anos, serralheiro, filho de José Amélio Soares e Aparecida da Luz Soares. Sep. ontem.

Eduardo Lino, 50 anos, técnico, filho de Eurides Lino e Emília Lino. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Igreja Católica São Pedro Apostolo – Xaxim.

Erick Ferrari de Almeida, 20 anos, servente, filho de Diomar de Almeida e Noeli Aparecida Ferrari de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz.

Ezercino Francisco Macedo, 57 anos, mestre de obras, filho de Sebastião Jacinto de Souza e Anair Francisca de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Ezidio Seibt, 76 anos, eletricista, filho de Pedro Seibt e Beatriz Seibt. SAep. Às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Publicidade

Francisco de Assis da Silva, 46 anos, autônomo, filho de Maria Caetano da Silva. Sep. ontem.

Genaro Bueno da Silva, 53 anos, radialista, filho de João Bueno da Silva e Francisca da Silva. Sep. ontem.

Hildegard Ingeborg Schlegel, 92 anos, do lar, filha de Wilhelm Jurgensen e Anna Elisabeth John. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela da Luz.

Iraci Batista dos Santos Cruz, 54 anos, do lar, filha de Olívio Batista dos Santos e Maria de Jesus dos Santos. Sep. às 15h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.

Irio Chane da Silva, 68 anos, pedreiro, filho de Walfrido Cordeiro da Silva e Suzana Chane da Silva. Sep. ontem.

Publicidade

Jair Ribeiro, 85 anos, farmacêutico, filho de Antônio Alves Ribeiro e Elmira Luiza de Souza. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

José Valmir Savian, 56 anos, empresário, filho de Roberto Savian e Sofia Savian. Sep. ontem.

Juarez Mirete Ramos, 45 anos, pedreiro, filho de José Ramos e Rosa Hernandes Monteiro Ramos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Ponta Grossa.

Ladilasva Crul, 94 anos, do lar, filha de Valentin Blazeiczyk e Ana Blazeiczyk. Viúva de Estanislau Crul. Sep. ontem.

Nastacia Spak de Castro, 82 anos, do lar, filha de Elias Spak e Maria Spak. Viúva de Euclides Silveira Castro. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do cemitério municipal de Santa Felicidade.

Publicidade

Odilia Macedo de Quadros, 86 anos, do lar, filha de Amandio Antônio de Macedo e Quirina Ribeiro de Macedo. Viúva de Miguel João Ferreira de Quadros. Sep. às 15 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Paulo Nico, 46 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Seraphim Constante Nico e Waltelina do Rosário Moreira Nico. Sep. às 16 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Pedro Vieira, 81 anos, militar, filho de Francisco Anastácio Vieira e Lydia Klock Vieira. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM).

Severino Mottin, 76 anos, empresário, filho de Jacob Mottin e Hermínia Toniolo Mottin. Sep. às 9 h, no Cemitério N. Sra. Do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Sidney Marques, 50 anos, vigilante, filho de Ismael Marques e Arlete dos Santos Marques. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Publicidade

Suelen Weber Cavalero, 25 anos, analista de Recursos Humanos, filha de Marcos Antônio Pereira Cavalero e Leonita Weber. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Igreja Adventista – CIC.

Tomiko Fuziyama Nakajima, 89 anos, do lar, filha de Tokunosuke Fuziyama e Shiki Fuziyama. Viúva de Kikuso Nakajima. Sep. ontem em Paraíso do Norte.

Wanderley Ricardo Martins Soares, 48 anos, professor, filho de José Soares e Matilde Martins Soares. Viúvo de Silvana Rabelo Soares. Sep. às 15 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do meso.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

Publicidade

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313