• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Dos tempos em que foi debutante nos melhores clubes de Curitiba, ou do período em que trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba; de sua passagem pela universidade cursando Farmácia, do respeito que tinha pela profissão que exerceu até aposentar-se, ela guardou o sorriso constante; assim como a elegância no vestir.

Mas os tempos nem sempre foram róseos – casada, aos 25 anos, com a coragem de sempre, enfrentou a responsabilidade da viuvez ao perder o marido (o engenheiro Azaury Guedes Pereira, pai de quatro crianças, o mais velho seu enteado Marcos, a mais nova uma menina, bebê de apenas um mês). O tempo foi passando e o futuro trouxe para sua vida um segundo casamento, com Emory Pereira. Das segundas núpcias nasceu Ana Paula. Com seis netos, a família foi sempre uma de suas razões de viver, reunidos em almoços e jantares. No cardápio, ao lados dos quitutes para atender a todos os gostos, sempre havia muita alegria. Nas vésperas de Natal, a anfitriã recepcionava Papai Noel com entusiasmo igual ao dos filhos e dos netos.

Sua animação era contagiosa, e se fazia presente, principalmente, no encontro semanal com as amigas (para o joguinho de tranca), no compromisso mensal do lanche das primas Gomes de Sá (sua sogra era filha do coronel João Gualberto), nas viagens que se repetiam todos os anos – com especial interesse nos cruzeiros marítimos e nos programas por ela organizados para o " reveillon" com todos os familiares.

Com galhardia lutou anos contra doença insidiosa, mas foi por ela vencida. Não cumpriu um último compromisso – dormindo, foi para o andar de cima no dia em que pretendia estar numa mesa de jogo.

Dia 23 de fevereiro, aos 75 anos.

* * * * *

CURITIBA

Aleffer Jean Rodrigues Coelho, 18 anos, auxiliar serviços de gerais, filho de Geni Rodrigues Coelho. Sep. ontem.

Andreoni Fernando Gouveia, 20 anos, servente, filho de Amarildo Gouveia e Leoni Maciel. Sep. ontem.

Antônio Prieto, 98 anos, engenheiro civil, filho de José Prieto e Roza Martinez. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Arcelina da Cunha Caviquioli, 87 anos, do lar, filha de João J. da Cunha e Arminda J. da Cunha. Viúva de João Caviquilo. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Santo Antônio, em Barra Velha, SC.

Aristides Faria Sobrinho, 68 anos, pedreiro, filho de Samuel Faria Sobrinho e Verônica Bales Faria. Sep. às 15 h, no cemitério municipal Santa Cândida.

Arnildo Neumann, 78 anos, metalúrgico, filho de Frederico Neumann e Clementina Neumann. Sep. ontem.

Carlito Padilha Pires, 52 anos, lavrador, filho de Augusto Cordeiro Padilha e Maria da Luz Pires. Sep. ontem.

Carlos Oberdan de Camargo, 48 anos, filho de Rogério Pereira de Camargo e Zenaide Silva de Camargo. Sep. ontem.

Célio Mafra, 81 anos, fotógrafo, filho de Benjamin Júlio Mafra e Jenny Nunes Pires Mafra. Sep. ontem.

Clecy Pereira, 75 anos, Farmacêutica, filha de Gilberto Cordhomme e Odete Cordeiro Cordhomme. Sep. ontem.

Daniel Silva de Oliveira, 19 anos, motoboy, filho de Orlando Silva de Oliveira e Devanir Maria de Oliveira. Sep. ontem.

Dirlene Gonçalves, 48 anos, zeladora, filha e Antônio Gonçalves e Nair da Silva Gonçalves. Sep. ontem.

Divonsir Oliveira da Cruz, 48 anos, servente, filho de João Estavelino da Cruz e Maria Sebastiana de Oliveira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Santa Luzia, em Quatro Barras.

Edgar Norio Yamagami, 56 anos, jornalista, filho de Osamu Yamagami e Satyo Yamakawa Yamagami. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Elida Moraes Espírito Santo, 85 anos, do lar, filha de Pedro Moraes e Ema Howes Moraes. Sep. ontem.

Geraldo Ximenes, 72 anos, bioquímico, filho de Manoel José Ximenes e Aurora Rizzo Ximenes. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela AVM.

Hedwiges Mazanek de Azamur, 95 anos, do lar, filha de Luiz Mazanek e Rosa Mazanek. Sep. ontem

Henrique de Almeida Fernandes, 18 anos, filho de Edenilson Fernandes e Mercedes de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré.

Izaura Lopes do Nascimento, 68 anos, doméstica, filha de Antônio Ribeiro de Lima e Cecilia Cabral. Sep. ontem.

Jacira Juventina Domanski, 70 anos, do lar, filha de Jovino da Silva e Juventina Rosalina da Silva. Sep. ontem.

Jaime Moreira Pepe, 36 anos, filho de Nilson Moreira Pepe e Maria Dirazelia de Souza Pepe. Sep. ontem.

Jair Soares, 59 anos, estofador, filho de André Soares e Ana Ferreira Soares. Sep. ontem.

Janderson de Oliveira, 27 anos, autônomo, filho de Ismair de Oliveira e Suzana Maria de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo capela municipal de Campo Largo.

Jayme Jair Nodolny, 58 anos, taxista, filho de Alexandre Nadolny e Anna Ielen Nadolny. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Josias Roberto de Oliveira, 58 anos, pedreiro, filho de Atilano Roberto de Oliveira e Percilia Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.

Lidia de Jesus Becker, 51 anos, doméstica, filha de Ermelino Becker e Ana Staidel Becker. Sep. ontem.

Lourival Rodrigues Filho, 45 anos, autônomo, filho de Lourival Rodrigues e Eldi Tissi Rodrigues. Sep. ontem.

Lucas Antônio Pereira de Oliveira, 18 anos, balconista, filho de Carlos Roberto de Oliveira e Renata Romanovski. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré.

Lucimar Fidelis Martins, 48 anos, do lar, filha de Raymundo Fidelis e Nair Nascimento Fidelis. Sep. ontem

Luiz Carlos Gomes, 64 anos, filho de Mario Gomes e Eutalia Euzébio Gomes. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela da Igreja Evangélica Batista Sitio Cercado.

Masayuki Ozaki, 77 anos, filho de Giunichi Ozaki e Tokue Ozaki. Sep. ontem

Nelson Maestri, 81 anos, filho de Ernesto Maestri e Verginia Motta. Sep. ontem.

Omar Augusto Farias, 77 anos, vendedor, filho de Pedro Augusto de Farias e Natalia Maria da Conceição Farias. Sep. ontem.

Oseas Joerke, 73 anos, comerciante, filho de Eduardo P. Joerke e Maria G. Joerke. Sep. ontem.

Pedro Claudino da Silva, 79 anos, Lavrador, filho de Francisco Claudino da Silva e Avelina Vieira de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela em Campo do Santana.

Rene Oliveira Bispo, 32 anos, auxiliar de produção, filho de Miguel da Silva Bispo e Ozana Oliveira Santos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela Santa Monica, em Campina Grande do Sul.

Ricardo Cesar Gawleta, 28 anos, tele-atendimento, filho de Alfredo Gawleta e Maria da Gloria Gawleta. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Ricardo Silva Viana, 19 anos, balconista, filho de Silvana Aparecida Silva Viana. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua São Gabriel, 121 – Santa Monica, em Piraquara.

Ronaldo da Cruz da Silva, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Romeu Lopes da Silva e Roselia da Cruz. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Campo Largo da Roseira, em São José dos Pinhais.

Rosalina Simões Broliani, 96 anos, do lar, filha de Francisco Simões e Mathilde Simões. Sep. ontem.

Rosana Gervasio Rodrigues da Silva, 12 anos, estudante, filha de Rozino Rodrigues da Silva e Romilda Aparecida Gervasio. Sep. ontem.

Sebastião José da Silva, 69 anos, vendedor, filho de Antônio José da Silva e Maria da Conceição da Silva. Sep. ontem.

Simão Bento dos Reis, 33 anos, filho de José Bento dos Reis e Cacilda Alves dos Reis. Sep. ontem.

Sirlene Aparecida Magalhães, 44 anos, enfermeira, filha de Demetrio Pereira Magalhães e Maria Solange de Oliveira Magalhães. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Deareia Branca – Quitandinha.

Solange dos Santos de Quadros, 19 anos, do lar, filha de Antônio dos Santos e Maria Zeferina dos Santos. Sep. ontem.

Sueli Pisani, 87 anos, do lar, filha de José Fuganti e Angela Tolio Fuganti. Viúva de Carlos Pisani. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Tânia Mara Schifter, 54 anos, do lar, filha de João Orlando Schifter e Nilza Vieira Schifter. Sep. ontem.

Vânia Regina da Silva Aguilar, 34 anos, professora, filha de José Lourival da Silva e Maria Zenaide Tezolin da Silva. Sep. ontem.

Victor Antoniacomi, 74 anos, empresário, filho de João Antoniacomi Filho e Tecla Antoniacomi. Sep. ontem.

Willian Fogaca Coibra, 18 anos, motorista, filho de Dejair Coimbra e Adriana Fogaca da Silva. Sep. ontem.

Yara Maria de Morais Wojtovicz, 70 anos, do lar, filha de Agenor Pedroso de Morais e Maria Aparecida de Jesus. Sep. ontem.

Yasmin Vitória Alves de Freitas, 7 meses, filha de Robson de Freitas e Loyslene Alves Santos. Sep. ontem.

LONDRINA

Alairde Albina Canezim, 72 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Angelina Barboza da Silva Leite, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Bento Marinho, 75 anos. Sep. ontem em Jataizinho.

João Batista Chiaratti, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

José Valencio da Silva, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

Marcelo Dedin, 31 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Allamandas, saindo da capela da Igreja Evangélica Deus Vivo – Jardim Santiago, em Londrina.

Maria Aparecida Rodrigues, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Itambaracá, saindo da capela do mesmo.

Maria Tereza Biaggi de Lacerda, 62 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de

Cornélio Procópio, saindo da capela do mesmo.

Zilda dos Santos Oliveira, 54 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Ana Batista Leal, 77 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Medianeira.

Ary de Souza Caldas, 77 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Belo Horizonte, MG.

Francisco da Cruz Marques, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Nova Aliança – Jardim Morenitas I, em Foz do Iguaçu.

Jurema Corrente Bubiak, 78 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Marcos da Silva, 29 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Maria Fátima de Araujo, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Mario dos Santos Moreira, 62 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Parque Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Paulo Cesar de Lima Bravin, 19 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Samuel Tupã Ramos Martines. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de São Miguel do Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Sandra Maria da Silva, 53 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em São Paulo, SP.

Wilson Spacki, 54 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Amorim Pedrosa Moleirinho, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.

Edmundo Rabelo, 77 anos. Sep. ontem em Maringá.

Nicanor Barbosa, 88 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Valdemir Castellan, 52 anos. Sep. ontem em Sarandi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]