• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Se tinha algo que servia como marca para alguém lembrar de Miguel era sua capacidade em acreditar. Homem público, Miguel foi um participante ativo de muitas manifestações comunitárias na região de Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Açungui, Região Metropolitana de Curitiba. Mesmo sendo muitas vezes alvo de críticas, ele "acreditou" e foi eleito vereador por duas vezes, 1959 e 1972, quando não havia remuneração para o cargo; e prefeito de Rio Branco do Sul em 1977 e 1989. Entre seu legado está a construção de escolas que hoje são vistas como polos educacionais, o posto de saúde do município e inúmeras ruas asfaltadas onde só havia pó.

De família simples, aos oito anos o pequeno Miguel começou a trabalhar com o pai Abhraão. Tinha tino para o negócio e, aos 19 anos, virou comerciante ao abrir um armazém de secos e molhados, na localidade de Quebrada Funda; e na sequência, o Bar Pinheiro, na Avenida João Gualberto, em Curitiba; e o Armazém no Açungui. "Trouxe o progresso para Rio Branco", lembra o filho Marco Antonio. Ele conta que o pai sempre valorizava a pessoa, antes do lucro. Assim, fornecia mantimentos para moradores que não tinham condição de pagar. Para a família, era uma referência. "Heróis nunca morrem, vivem para sempre." Deixa quatro filhos, 10 netos e cinco bisnetos.

Dia 18 de julho, aos 79 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * * * *

CURITIBA

Alice Ferreira de Carvalho, 65 anos, do lar, filha de Jonas Francisco Ferreira e Antônia Maria de Jesus. Sep. ontem.

Altair de Macedo Campos, 78 anos, administrador, filho de Anacleto de Macedo Campos e Hilda Ribeiro Campos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Ana Krauchuk Maidl, 68 anos, cozinheira, filha de Alexandre Krauchuk e Tecla Krauchuk. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Antônio Batista Almeida, 56 anos, autônomo, filho de Duarte Constantino de Almeida e Maria Nunes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Celma dos Santos, 52 anos, do lar, filha de Moises dos Santos e Deolinda Silva dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Cinira Garcia Fonseca, 88 anos, do lar, filha de Lúcio Nunes Garcia e Donaciana Ferreira Garcia. Viúva de Claudio Ozório da Fonseca. Sep. ontem.

Cláudio Marenoski, 58 anos, cabeleireiro, filho de José Marenoski e Emilia Biagioni Marenoski. Sep. ontem.

Elson Teixeira, 23 anos, auxiliar, filho de José Laureci Teixeira e Leiri da Aparecida dos Santos Teixeira. Sep. ontem.

Fabiana Ferreira dos Reis, 32 anos, cozinheira, filha de Baltazar Silvério dos Reis e Maria Ferreira dos Reis. Sep. ontem.

Gentilha de Oliveira Alves, 88 anos, do lar, filha de Alexandre Sutil de Oliveira e Maria da Conceição Antunes dos Santos. Viúva de Antônio Alves. Sep. às 15 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Geralda Rodrigues Delvalle, 80 anos, do lar, filha de Sebastião Rodrigues de Castro e Joaquina Rodrigues de Castro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Glacy Almeida de Araujo, 89 anos, professora, filha de Arthur Penteado de Almeida e Sara Santos de Almeida. Viúva de José Augusto de Araujo. Sep. ontem.

Helena de Meira Kasprovicz, 78 anos, do lar, filha de e Verônica Borchowski. Viúva de Paulino Kasprovicz. Sep. às 10h30, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela do Paroquial Umbará

Irene Ferreira de Souza, 81 anos, do lar, filha de Manoel Ferreira de Souza e Ana Maria de Jesus. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação do Bairro Vila Verde.

Irene Marchiori de Andrade, 72 anos, do lar, filha de Pedro Marchiori e Hermínia Zagrova. Sep. ontem.

Itamar Aírton Pinotti, 53 anos, funcionário público municipal, filho de Plínio Farioli Pinotti e Joaquina Carneiro de Paula Pinotti. Sep. dia 29 de Agosto, às 17h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Jair Borges Claumann, 53 anos, comerciante, filho de Paulo Claumann e Edite Borges Claumann. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Jefferson Leandro de Oliveira, 45 anos, mecânico, filho de Abílio Leandro de Oliveira e Maria José de Oliveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Santa Rita, Rua Gabriel Ribeiro, 98 – Sítio Cercado.

João Alberto Cruz, 63 anos, escriturário, filho de Fernando Ferreira Cruz e Irene de Lourdes Correa Cruz. Sep. ontem.

José Wenceslau de Cristo, 63 anos, comerciante, filho de João Pereira de Cristo Filho e Luiza dos Santos de Cristo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Júlio Alexandre Pereira, 43 anos, motorista, filho de Eraelides Herber Pereira e Sonia Anice Herber Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, Rua Otavio Claudino Camargo, 248 – bairro Cruzeiro, em São José dos Pinhais.

Justina Ostroski, 74 anos, do lar, filha de Pedro Crupzack e Margarida Crupzack. Sep. ontem.

Lorena Alves, 17 anos, estudante, filha de Cleuza Alves. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

Lourdes Pazello, 85 anos, do lar, filha de Severino Garcia Ramos e Maria Garcia de Mello Ramos. Sep. ontem.

Luiz Miguel Ribeiro Stati, 3 dias, filho de Marlos Moreira Stati e Marlene de Lima Ribeiro. Sep. ontem.

Madalena Gawlik, 70 anos, do lar, filha de Pedro Hiurko e Maria Oszika Hiurko. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.

Mafalda Manrich, 53 anos, doméstica, filha de Alfredo Manrichh e Irma Schreiner Manrich. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Manoel Barreiros, 75 anos, pedreiro, filho de Antônio Barreiros e Lourdes Ignacio. Sep. ontem.

Maria Cleumar Lima de Oliveira, 49 anos, do lar, filha de Milton Souza Lima e Maria Amélia dos Santos Lima. Sep. ontem.

Maria Placedina Rosa de Oliveira, 62 anos, do lar, filha de José Manuel da Rosa e Mercedes Aurora de Lima. Viúva de Pedro Eleutério de Oliveira Sobrinho. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Honório Serpa.

Nelson Alves Garcia, 48 anos, pedreiro, filho de Oreste de Moraes Garcia e Julieta Alves Garcia. Sep. ontem.

Neuza Ferreira de Andrade Vieira, 63 anos, do lar, filha de Antenor Ferreira de Andrade e Júlia Domingues de Andrade. Sep. ontem.

Odette Greiffo, 89 anos, do lar, filha de Olympio Trombini e Angelina Trombini. Sep. ontem.

Olga de Jesus, 80 anos, do lar, filha de Antônio Maria e Ana de Jesus. Viúva de Anadir Alves Simoes Junior. Sep. ontem.

Olinda Ferreira dos Santos, 79 anos, zeladora, filha de Francisco Velencio Ferreira e Lúcia Ferreira. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Paulo Nogueira Porto Filho, 61 anos, advogado, filho de Paulo Nogueira Porto e Irde Cardamoni Porto. Sep. ontem.

Rafaella Zeferino, 1 ano, filha de Jean Carlos Zeferino e Leda Maria Burato Cardoso Zeferino. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Nossa Senhora de Fátima, em Joinville, SC.

Ricardo Laskoski, 93 anos, agricultor, filho de Felix Laskoski e Rosa Laskoski. Viúvo de Vitalina Laskoski. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela Colônia Reivier, em Campo Largo.

Rudiane Busine, 33 anos, assistente de logística, filha de Dinesio Busine e Zenilda Sampaio Busine. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Teresinha Schon Teixeira, 68 anos, jornalista, filha de Oscar Teixeira de Oliveira e Mercedes Schon Teixeira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Funerária Nossa Senhora do Carmo, em Palmeira.

Terezinha Manrich, 55 anos, doméstica, filha de Alfredo Manrich e Irma Schreinedr Manrich. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Walter Ludwig Horst Dieter Krone, 80 anos, comerciante, filho de Walter Friedrich Krone e Olga Rosalina Schreiber Krone. Sep. ontem.

LONDRINA

Angelina Pinto Carneiro, 80 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Distrital Lerroville, saindo da capela do mesmo, em Londrina.

Antônio Barduzzi Neto, 64 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Antônio Carlos Fontana Bertin, 76 anos. Sep. dia 1º de Agosto, às 8 h, no Crematório de Londrina, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Antônio Pereira de Oliveira, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.

Benedito Angelosi, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Carlos Iovani de Araujo, 53 anos. Sep. ontem em Cambé.

Carmine Ciccozzi, 88 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.

Cecília Seyffert Hill, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Cleonice Godoy Parizi, 46 anos. Sep. ontem em Londrina.

Deusdete da Silva, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

João de Almeida Aniceto, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

João Martins da Silva, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de São Jerônimo da Serra, saindo da capela do mesmo.

Odairso de Oliveira, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Raimundo Francisco da Silva, 86 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Pedro Abelardo, 130 – Jardim Califórnia, em Londrina.

Rubens de Oliveira, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Aparecida Espanhuolo de Campos, 73 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela Nobre 2 da Prever Arapongas.

Francisco Gregório Porfírio, 73 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Jean Carlos Gomes, 38 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da capela 1 do cemitério municipal de Mandaguari.

José Medeiros Maia, 64 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 do Cemitério Parque de Maringá.

Magdalena de Souza Romor, 87 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 1 da Prever de Umuarama.

Rosalina Conceição Ruivo, 92 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela Nobre da Prever de Maringá.

Trindade Marcelino, 72 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Peabiru, saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832 ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]