
Não é exagero dizer que a maioria dos moradores de Guarapuava (Região Central) conheceu Renato. Ele foi vereador, empresário, jogador de futebol, contabilista, pecuarista. Nasceu em Mallet (Centro Sul) e passou a infância em Guarapuava. Aos 12 anos, foi viver em Ponta Grossa (Campos Gerais), onde começou a carreira de jogador de futebol. Como "cabeça de área", defendeu o Guarani Esporte Clube. Um pouco mais tarde, ainda jogou no Atlético. Ainda em Ponta Grossa, formou-se em Contabilidade. Um amigo de Guarapuava convidou Renato para jogar no Grêmio Oeste e para trabalhar como contabilista de algumas empresas da cidade. Convite aceito, Renato voltou a Guarapuava, de onde não saiu mais. Foi técnico do Grêmio Oeste. "Ele deu uma levantada na equipe nos anos 1970. Na época, o time chegou a chamar alguns jogadores do Vasco", lembra o filho, Renato. Qaundo foi vereador, Renato agiu para levar diversos serviços que Guarapuava ainda não tinha. Fundou a primeira rádio do município (Difusora) e organizou a campanha que trouxe os primeiros telefones. "Foi o primeiro a fazer um depósito no Banco do Brasil da cidade, que ele ajudou a trazer. O curioso é que ele não participou da inauguração. Ele estava em Ponta Grossa, preparando-se para o casamento com a minha mãe, Anita, que ele conheceu lá. Um funcionário do banco fez o depósito inaugural em nome dele", conta o filho. Nos últimos tempos, o empresário abriu um hotel, uma imobiliária e passou a criar cavalos árabes e faisões. Deixa viúva, três filhos, seis netos e três bisnetos.
Dia 24 de julho, aos 87 anos, de insuficiência respiratória
* * * * *
FOZ DO IGUAÇU
Aderbal Francisco dos Santos, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal ndo Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Congregação Cristã do Brasil Morumbi I Foz do Iguaçu.
Argentino Osmar Molina, 78 anos. Sep. ontem em Três Lagoas Foz do Iguaçu.
Castilho Monteiro de Lima, 39 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.
Elvira dos Santos Camargo, 62 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Jhordan David Paredes Prado. Sep. ontem em Três Lagoas Foz do Iguaçu.
Laura Mel Santos Michael, 2 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Leonides José de Souza, 68 anos. Sep. ontem em Três Lagoas Foz do Iguaçu.
Mario Batista da Silva, 62 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Rodrigo Augusto Stankevecz, 27=6 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista Foz do Iguaçu.
Vinícius Fernandes dos Santos, 33 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 1 do mesmo Foz do Iguaçu.
CURITIBA
Adriana Sousa Neves, 24 anos, do lar, filha de Raimundo Alves Neves e Francisca Maria Morais de Sousa. Sep. no dia 9 de agosto, às 17 h, em cemitério a ser designado.
Agnaldo Inácio da Silva, 43 anos, pedreiro, filho de José Inácio da Silva e Marciliana Maria da Silva. Sep. ontem.
Antônia Camargo, 67 anos, do lar, filha de Ademetrio Zarchuca e Tecla Zarchuca. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.
Atarcizo Benedito Primo, 83 anos, pedreiro, filho de José Guilherme Primo e Maria Lice Primo. Sep. ontem.
Beatriz Salvador Maria, 65 anos, do lar, filha de Waldemar Salvador e Terezinha Maria de Jesus Salvador. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Bogomila Chybior Celinski, 90 anos, do lar, filha de José Chybior e Maria Chybior. Sep. ontem.
Célia Regina Honório, 48 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Altino Honório e Maria Clara dos Santos Honório. Sep. ontem.
Celso Luiz Pereira da Cruz, 54 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Jordão Pereira da Cruz e Annair Carvalho da Cruz. Sep. ontem.
César Augusto Jordão, 53 anos, pintor, filho de Maria Darci Jordão. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.
Charlen Lucas de Melo, 18 anos, filho de Marisa de Melo. Sep. ontem.
Deumira Simplício dos Santos, 34 anos, operadora, filha de Geraldo Simplício dos Santos e Sebastiana Borges dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.
Dirceu de Almeida Soares, 70 anos, desembargador, filho de Romano Machado Soares e Ivone Freire de Almeida Soares. Sep. ontem.
Edgar da Silva Vieira, 30 anos, ajudante, filho de Edivaldo Vicente Vieira e Luzia Antônia da Silva Vieira. Sep. ontem.
Elmari Terezinha Fagundes, 61 anos, auxiliar, filha de José João Fagundes e Leonor Lourenço dos Santos. Sep. ontem.
Eri Francisca da Silva, 73 anos, do lar, filha de José Vicente da Silva e Alexandrina Francisca da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Francisco Antônio Baggio, 89 anos, comerciante, filho de Antônio Baggio e Maria Baggio. Sep. ontem.
Francisco da Silva, 82 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio de Medeiros Santos e Maria Rosa das Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.
Gerson Luiz Komechen, 62 anos, auxiliar administrativo, filho de Teófilo Komechen e Teresa de Jesus Martins Komechen. Sep. ontem.
Helena Pereira de Moraes de Jesus, 64 anos, do lar, filha de Joaquim Pereira de Moraes e Targina Costa Rosa Moraes. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado.
Henrique Fernando Beltzac, 20 anos, estudante, filho de Belson Beltzac Júnior e Rosângela Cristina Beltzac. Sep. ontem.
Ires Santos de Oliveira, 61 anos, empresária, filha de Felipe Osvaldo dos Santos e Maria Schaedler dos Santos. Sep. às 9 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano Diamante.
José Elias Martins, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Cacilda Mendes Martins. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora do Amparo Rio Branco do Sul.
José Fabrício Gomes da Silva, 17 anos, servente, filho de Antônio Gomes da Silva e Josefa Gomes da Silva. Sep. ontem.
José Fermino Pedreira, 56 anos, mestre de obras, filho de Pedro Gonçalves Pedreira e Alice Fermina Pedreira. Sep. em horário a ser designado, no Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da capela do mesmo.
Kenighi Shigematsu, 96 anos, filha de Kozo Shigematsu e Tome Shigematsu. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igereja Batista Sítio Cercado.
Maico dos Santos Aifelder, 17 anos, ajudante, filho de Darciel Aifelder e Roselane Ferreira dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Campo Magro.
Marcos Aurélio da Costa de Araújo, 27 anos, mecânico industrial, filho de Antônio Ferraz de Araújo e Maria Ozelia da Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo).
Maria Chawaski de Godoy, 79 anos, do lar, filha de Miguel Chawaski e Marciana Chawaski. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.
Maria Inácia Lourenço, 70 anos, do lar, filha de José Inácio Lourenço e Ana Messiaz Lourenço. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical.
Maria Laides do Nascimento de Camargo, 51 anos, filha de João Miguel do Nascimento e Amália Faustina da Silva. Sep. ontem.
Maria Rosa Niz da Luz, 79 anos, do lar, filha de Arlindo Rosa Niz e Callinda Rosa Niz. Sep. às 13 h, no cemitério municipal do Boqueirão.
Martim Alaiko Filho, 36 anos, filho de Martim Alaiko e Nair Pedro Alaiko. Sep. ontem.
Nilton Maurício Nantes, 34 anos, filho de Levy Maurício de Nantes e Amélia Maurício de Nantes. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Olegária Maria de Jesus, 90 anos, do lar, filha de Camilo Neves Nepomuceno e Joana Maria de Jesus. Sep. às 15h30, no Cemitério Santa Cândida.
Paulo de Oliveira, 60 anos, motorista, filho de Manoel Nascimento de Oliveira e Maria de Jesus Oliveira. Sep. ontem.
Pedro Petrelli, 89 anos, mecânico, filho de Ângelo Petrelli e Adirce Garofolo. Sep. ontem.
Robison Drevek Cavalheiro, 37 anos, auxiliar, filho de Roberto Drevek Cavalheiro e Sônia Terezinha Pereira Cavalheiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Piên.
Rodair José Ramos, 33 anos, encarregado, filho de Arcangelo Ramos e Joanina Hafka Buiar Ramos. Sep. ontem.
Roza Lux Jaruga, 84 anos, enfermeira, filha de Ernesto Lux e Barbara Lux. Sep. ontem.
Rubens Guisleri, 61 anos, pedreiro, filho de Miguel Guisleri e Olga Marcon Guisleri. Sep. ontem.
Sirlei do Rocio Santos Carneiro, 51 anos, do lar, filha de João Miranda dos Santos e Laudemira de Oliveira Santos. Sep. ontem.
Vergílio Neumann, 70 anos, representante comercial, filho de Guilherme Neumann e Amélia Neumann. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Yuriko Shigaki, 89 anos, do lar, filha de Zinkieki Mitsunaga e Tsuru Mitsunaga. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

CPMI do INSS deve começar 2026 mirando Lulinha e senador da base governista

Dino abre nova crise com Congresso ao barrar emendas e expõe acordo do governo Lula

Herói do Brasil no campo de batalha e ícone do Exército, general Heleno cumpre prisão domiciliar

Menos violência, mais infraestrutura: conheça as melhores cidades de São Paulo para morar




Deixe sua opinião