• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Neta de imigrantes italianos e poloneses, Ivone era uma mulher muito devota em decorrência da tradição familiar. Os Fabris foram pioneiros no bairro Mercês tendo nome em uma as ruas do bairro, a Rua Santo Fabris. Ivone desde criança frequentava a Igreja das Mercês onde fez a primeira comunhão e batizou os filhos. Foi filha de Maria, e sempre uma mulher de oração. Toda manhã rezava em jejum por seus familiares e amigos, sendo uma fervorosa devota de Madre Paulina, em um altar montado na sala. Quando a família lembra de Ivone, é sempre com um sorriso no rosto e uma alegria de viver. Costumava dizer que a vida era muito boa, porque o "tempo era de abundância". Era uma grande artesã. Fazia tricô, toalhas de crochê com muita rapidez. Com uma memória invejável para os mais jovens, lembrava-se com precisão de datas comemorativas e histórias de infância e mocidade com detalhes. Tinha uma intimidade com as fases lunares. Sabia qual a melhor lua para plantar as mudas de goivos, de girassol – semeava e distribuía as sementes-, entre outras flores. As podas das árvores e das roseiras do extenso jardim seguiam a mesma prática. Na cozinha, fazia como ninguém o macarrão caseiro, o pastel de requeijão e a carne com alecrim e sálvia. Deixa dois filhos, sete netos, sete bisnetos.

Dia 23 de março, aos 89 anos, enfarte.

* * * * * *

CURITIBA

Aderly Santi, 78 anos, assistente, filha de Concil Santi e Lia Santi. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Alnei Santa dos Santos, 63 anos, do lar, filha de Ilor Pedro Sant Ana e Emigdia de Barros Sant Ana. Sep. ontem.

Alvina da Silva Pereira, 80 anos, do lar, filha de Maria de Jesus. Sep. ontem.

Angelina Ferreira Lopes, 67 anos, do lar, filha de Antônio Crames Ferreira e Maria José Ferreira. Sep. ontem.

Arthur Costacurta Torques, 27 dias, filho de Alécio Torques e Patricia de Fátima Costacurta Torques. Sep. ontem.

Clara Czervinski Mantovani, 77 anos, do lar, filha de Henrique José Czervinski e Ignez Czervinski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Cledemir Jesus de Oliveira, 49 anos, motorista, filho de Waldemar de Oliveira e Maria de Jesus de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Associação de Moradores do CIC.

Florivaldo Richerte, 76 anos, motorista, filho de Durval Richerte e Maria Richerte. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Santa Lúcia.

Francisco Carlos Grandal Dominguez, 52 anos, motorista, filho de Manuel Grandal Dominguez e Dulce Grandal Vieira. Sep. ontem.

Fukuyoxi Hirye, 97 anos, comerciante, filho de Kumachu Hirye e Hanaco Hirye. Sep. ontem.

Janete Roseli Machado, 58 anos, cozinheira, filha de Madesto Machado e Maria Luiza Brunetti. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Associação de Moradores Novo Mundo.

Joseli Rodrigues Gaio, 65 anos, do lar, filha de José Rodrigues de Lima e Herminia de Lima. Viúva de Irone Gaio. Sep. ontem.

Ladier Spercoski, 72 anos, gerente comercial, filha de Francisco Spercoski e Maria Luiz Spercoski. Sep. ontem.

Renato Kensikoski, 73 anos, bancário, filho de Tadeu Kensikoski e Amalia Dunaiski. Sep. ontem.

Rosita Hellwig Kleinschmidt, 72 anos, costureira, filha de Erwino Hellwig e Olga Marta Loos Hellwig. Sep. ontem.

Severiano Mainardes, 79 anos, comerciante, filho de Maximiano Mainardes e Purcina Mainardes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Piraí do Sul.

Terezinha Isolda Sgoda Baron, 71 anos, costureira, filha de João Sgoda e Helena Cecon Sgoda. Sep. ontem.

Vânia Aparecida Gutierre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Mario Gutierre e Maria Elena Rosa Gutierre. Sep. ontem.

Washington Luiz Ferreira, 17 anos, servente, filho de Maria José Ferreira. Sep. ontem.

LONDRINA

Gabriel Bernardes Cumpian, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.

Iracema Lima de Barros, 57 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Jose Carlos Foltran, 53 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Kleber Coelho de Oliveira, 81 anos. Sep. ontem em Porecatu.

Maria Aparecida da Silva, 41 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Maria Bernadete Florentino Rodrigues, 64 anos. Sep. ontem em Ibaiti.

MARINGÁ

Alice Gato Bordon, 82 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Machado de Assis, 224 – Jardim Panorama, em Sarandi.

Dalva Sueli Ayala, 49 anos. Sep. ontem em Maringá.

Iolanda Duarte Lima, 65 anos. Sep. ontem em Umuarama.

João Panicio, 72 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado (Cambé), saindo da capela 1 da Prever de Arapongas, Rua Rolinhas, 1.643 – Centro.

Leo Geraldo Motta, 66 anos. Sep. ontem em Maringá.

Minor Niomoto, 88 anos. Sep. ontem em Maringá.

Sebastiana Conceição Martins, 71 anos. Sep. ontem em Maringá.

Sebastiana Pereira de Souza, 13 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal de Mandaguari.

FOZ DO IGUAÇU

Marina Schoenewald Wagner, 66 anos. Sep. ontem em Medianeira.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]