• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

No último sábado, Katarzyna teria completado 90 anos. Para a família, ficará a saudade do puxar das bochechas, seguido das palavras "doroha, doroha" – que significa "querida", em ucraniano. E que sempre vinham em dose dupla. Mesmo com as limitações de saúde, Katarzyna mantinha o bom humor e a disposição para manter a tradição ucraniana viva. No canto e no encanto pela vida, a velha senhora fascinava ao contar sua história que começou na Ucrânia.

Katarzyna e Stefan chegaram ao Brasil com malas e um filho pela mão na Estação Ferroviária de Curitiba, lá pelos idos do fim dos anos 40. Tudo era novo para a jovem que havia fugido de um campo de concentração em Kiev, na Ucrânia, onde Stefan também esteve preso. O amor surgiu por entre grades e restrições. Com ela, um grupo de conterrâneos seguia o sonho de uma vida livre e farta.

Percorreram quilômetros a pé até o bairro do Portão. Só Katarzyna seguiu no lombo de um burro. E, como podiam, foram se ajeitando. A primeira casa, na Rua Carlos Dietzch, surgiu do trabalho em conjunto dos amigos. O marido colocou em prática o conhecimento adquirido na Europa com a manutenção de motores de caminhões e arrumou emprego fácil. Katarzyna sabia cuidar de uma casa como ninguém; então, optou por trabalhar para outras famílias. Dizia gostar da nova cidade devido ao frio intenso que não a deixava esquecer da terra natal.

Mas a saudade foi maior e, na década de 60, a família resolveu vender tudo para comprar passagens para retornar à Ucrânia. No meio do caminho, os Mykytczuk foram impedidos de prosseguir e precisaram voltar. Novamente, chegaram sem nada. Por amizade, os amigos devolveram os móveis e utensílios comprados. Uma nova casa foi erguida no bairro do Portão e a vontade de voltar ao país de origem foi esquecida – mas sem abandonar as tradições.

A casa sempre estava aberta para um farto café da tarde; ou um almoço com direito a vareneke e outras delícias típicas. "Ninguém podia ficar sem comer perto dela", lembra a neta Mari. Os bordados em ponto cruz podiam ser apreciados em toalhas e almofadas, ensinados com paciência às netas. "Tudo deveria ser aprendido para aplicar quando as netas casassem." O dom musical também era mantido nas apresentações do coral dos grupos Poltava e Barvinok, da Paróquia São João Batista, matriz da Igreja Ucraniana, na Vila Guaíra. E, quando os netos a visitavam, não esquecia de relembrar os cantos. E tudo era música! Deixa dois filhos, cinco netos e oito bisnetos.

Dia 12, aos 89 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * * * *CURITIBA

Afonso Martins dos Santos, 89 anos, lavrador, filho de João Luciano dos Santos e Ernestina Martins dos Santos. Viúvo de Alcinda Martins dos Santos. Sep. ontem.

Altevir Colera, 65 anos, eletricista, filho de Antônio Colera e Alvina de Souza Colera. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

André Luiz Dias, 49 anos, professor, filho de Maria José Dias. Sep. ontem.

Angelina Reichembah Teixeira, 97 anos, do lar, filha de José Reichembah e Maria Nunes. Sep. ontem.

Ângelo Crispim da Silva, 65 anos, filho de João Crispim e Sofia Maria Freitas. Sep. ontem.

Ângelo Pereira, 85 anos, funcionário público estadual, filho de José Pereira e Maria Gonçalves Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Antônio Paulista da Silva, 69 anos, metalúrgico, filho de Floriano Paulista da Silva e Ercilia Ferreira de Lara. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campo Magro, saindo da capela do Paroquial do Orleans.

Aparecida Teixeira de Almeida Montalvao, 47 anos, do lar, filha de Francisco Teixeira de Almeida e Maria Castro de Almeida. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Funerário Santa Luzia, em Paranavaí.

Avelino da Aparecida Santos, 60 anos, motorista, filho de Miraita dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do Jardim Cecília, em Campo Magro.

Benedito Assunção, 62 anos, lavrador, filho de Teotônio Assunção e Leontina Alves Assunção. Sep. ontem.

Bhernardo Ubiratan Slitingg Santos, 1 mês, filho de Ubiratan Geraldo Pinto dos Santos e Cristina Slitingg dos Santos. Sep. ontem.

Bruno Liberto Heitzwebel, 92 anos, mecânico, filho de Guilherme Heitzwebel e Hermínia Conti. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Cecília Maria da Conceição, 88 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Filomeno e Maria Francisca das Chagas. Viúva de Liberalino José da Silva. Sep. ontem.

Claudinei da Silva Carneiro, 41 anos, segurança, filho de João Noir Carneiro e Nelcina da Silva Carneiro. Sep. ontem.

Deivid Willian Paulino, 24 anos, chapeiro, filho de Geova Fortunato Paulino e Iracema Martins Paulino. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Quadrangular – Centro Cívico.

Derci Gonçalves de Souza, 59 anos, mestre de obras, filho de Epitácio Gonçalves de Souza e Iolanda Teles de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Elzira de Oliveira Pires, 68 anos, do lar, filha de João Santiago de Oliveira e Luiza Soares de Oliveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Gerson Righetto, 71 anos, bancário, filho de Jordano Righetto e Sofia Ana Zimermann Righetto. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Rio Negro.

Gonçala Soares Sant’Ana, 75 anos, do lar, filha de João Gonçalves da Rocha e Maria Soares de Sant’Ana. Sep. ontem.

Hilda Rodrigues da Rosa, 69 anos, do lar, filha de Matias Harshe e Olga Ângelo. Sep. ontem.

Ignácio Burginski, 77 anos, agricultor, filho de Adão Burginski e Adamina Burginski. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Inês Falchetti Bello, 74 anos, do lar, filha de Vergílio Falchetti e Laura Nesi Falchetti. Sep. ontem.

Ivani de Moura Vieira, 65 anos, comerciante, filho de Aparício Antunes Vieira e Abigail Moura Vieira. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Ivete dos Santos de Albuquerque, 49 anos, auxiliar de limpeza, filha de Juracir dos Santos e Cecília Cius dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.

Jadson dos Santos Lourenço, filho de Lucinei Lourenço e Aline de Fátima Santos Marcão. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Josoel Lourenço Otiz, 27 anos, servente, filho de João Otiz e Zenir Lourenço. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul.

Jurandir Amaral, 51 anos, cobrador de ônibus, filho de Francisco Amaral e Maria de Lourdes Carvalho Amaral. Sep. ontem.

Lais Barbosa de Sales, 82 anos, do lar, filha de Arthur Ferreira Barbosa e Izolina Ferreira Barbosa. Sep. ontem.

Laura Martha Rhinow Ohlsen, 95 anos, do lar, filha de Alberto Rhinow e Mina Rhinow. Sep. ontem.

Leony dos Santos, 95 anos, filho de Aurélio dos Santos e Martha Groservicz dos Santos. Sep. às 10h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Ligia Hultemann Nadolny, 93 anos, do lar, filha de Walter Maurício Hultemann e Adelaide Leal Hultemann. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de São Mateus do Sul

Lindomar Peratz, 40 anos, filho de João Peratz Filho e Elisa dos Santos Peratz. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Lourdes Rizzardi de Ramos, 48 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Pedro Rizzardi Filho e Haidee Alves da Silva Rizzardi. Sep. ontem.

Luiz Antônio Woytowicz, 56 anos, marceneiro, filho de Estefano Woytowicz e Cecília Justina. Sep. ontem.

Luiz Francisco Morelli, 58 anos, comerciante, filho de João Morelli e Umbelina Morelli. Sep. ontem.

Maria Beatriz Negrão Sotomaior Moreira, 63 anos, do lar, filha de Newton Guimarães Sotomaior e Maria de Lourdes Negrão Sotomaior. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Helena Zili, 53 anos, do lar, filha de Ângelo Zili e Paulina Zili. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Netaldo Belarmino Ferreira, 77 anos, vigilante, filho de José Belarmino Ferreira e Maria Fulgencio da Silva. Sep. às 15h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Regina da Silva Castro, 58 anos, funcionária pública estadual, filha de Fernando da Silva Castro e Amélia de Paula Castro. Sep. ontem.

Sebastião Mariano da Silva, 67 anos, cobrador de ônibus, filho de Dionísio Mariano da Silva e Antônia Paula dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Batista de Sion – Cajuru.

Shigeru Hayashi, 93 anos, marceneiro, filho de Shikataro Hayashi e Yoshi Hayashi. Viúvo de Hifumi Hayashi. Sep. ontem.

Vera Regina Biasi Yamanaka, 59 anos, bancária, filha de Euclides José Biasi e Mafalda Maria Dal Pizzol Biasi. Sep. ontem.

Walery Biller, 74 anos, latoeiro, filho de Witold Biller e Maria Biller. Sep. ontem.

LONDRINA

Adelino Roberto, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ana Lúcia Neves, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Assunta Stefani, 87 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério São Paulo, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina.

Crescentino Sisti, 76 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Emiko Sakata Motomura, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Esther Rodrigues Dahne, 89 anos. Sep. às 16h30, no Crematório de Londrina, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Flávia Lays Pagnan, 22 anos. Sep. ontem em Jataizinho.

Francisco Cândido de Lacerda, 88 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Distrital Maravilha, saindo da capela do mesmo, em Londrina.

Giovana dos Santos Estevo, 3 anos. Sep. ontem em Londrina.

Hélio Gomes, 87 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina.

Maria da Penha Pereira, 61 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério João XXIII, saindo da Rua José Batista Guimarães, 71 – Conjunto Maria Cecília, em Londrina.

Palmyra Bertolussi Fogagnoli, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valdeci Braga, 48 anos. Sep. ontem em Florestópolis.

Valeria Bento Lopes, 28 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 3 do mesmo, em Londrina.

Wilson Macedo Queiroz, 55 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Anchieta, em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Amadeu Lourenço, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Cemitério Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Fidelcino Ferreira Lopes, 77 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Júlio Alves, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Celso Fagundes, 46 – Três Lagoas, em Foz do Iguaçu.

Maikon Carlos Dagostin, 19 anos. Sep. ontem em Medianeira.

Milton Leitão, 61 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Reineria Canete, 86 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]