• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Pela manhã, ele era o professor de Matemática do Colégio São Luiz, em Ponta Grossa, onde trabalhou por 25 anos. À tarde, era o dentista que atendia num consultório montado na sua própria casa. Moacyr também tinha orgulho por ser, apesar do dia cheio, um marido e pai presente. Com 19 anos, o moço de origem simples, que havia sido entregador de pão e montador de brinquedos, foi morar no bairro Órfãs, onde passou a maior parte da sua vida. Seu vizinho era o dentista João Portela Luz. A filha do vizinho, Lu Serenita, que ainda era criança, encantou o jovem. Como era muito cedo para começar um namoro, ele esperou até que ela completasse 15 anos para se declarar. Pouco tempo depois, ocorreu o casamento que se estenderia pelos próximos 50 anos. Foi o sogro quem o incentivou a estudar na Odontologia e exercer a profissão que lhe renderia um papel extra na vida de muitos ponta-grossenses: o papel de confidente. Lu conta que o marido era uma espécie de conselheiro para os pacientes, muitos deles, pessoas pobres do bairro, que passavam por dificuldades. As horas mais calmas do dia, ele passava dentro do orquidário, nos fundos da casa. Chegou a ser presidente do Círculo Orquidófilo de Ponta Grossa. O tênis era outro hobby a que ele se dedicou, treinando com frequência no Clube da Lagoa. Lu conta que o marido jogava tênis ou xadrez sempre se preparando para o primeiro lugar, não para exibir troféus, mas para se superar. Com o mesmo espírito, em 2002, ele enfrentou um câncer. Nos últimos tempos, Moacyr já não podia mais cuidar das orquídeas. "Quando ele adoeceu, as plantas adoeceram", conta Lu. Deixa viúva, cinco filhos e oito netos.

Dia 26 de novembro, aos 76 anos, da doença de Alzheimer, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Agostinho Goras, 76 anos, marceneiro, filho de Miguel Goras e Constância Goras. Sep. ontem.

Antônio Batista Filho, 61 anos, motorista, filho de Antônio Batista de Morais e Tereza Eufrásia Barbosa. Sep. ontem.

Carlos Alberto Ferreira Nunes, 36 anos, pedreiro, filho de Jair Ferreira de Mello e Clauredina Nunes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Castro.

Eduardo Carlos de Almeida, 91 anos, lavrador, filho de Euzébio Carlos de Almeida e Maria Euzébia de Almeida. Sep. ontem.

Gercy Loureiro, 78 anos, professora, filha de Francisco Cezário da Silva e Amábile Foltran da Silva. Viúva de Álvaro Galvão Loureiro. Sep. ontem.

Ivaldete Rodrigues Selemka, 43 anos, do lar, filha de João Rodrigues Neto e Laudelina de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Araucária.

Joana Sawiski Carvalho, 67 anos, do lar, filha de Inácio Sawiski e Ana Alatchuk. Viúva de Nosmar Carvalho. Sep. ontem.

Josias Aparecido Pimenta Novo, 52 anos, comerciante, filho de Manoel da Silva Pimenta Novo e Maria Amélia Pereira de Carvalho. Sep. ontem.

Lothar Ehrat, 74 anos, diretora industrial, filha de Artur Ehrat e Elsa Ehrat. Sep. ontem.

Odete Pereira Moreira de Araújo, 65 anos, costureira, filha de Arcebino Alves Moreira e Alice Pereira Moreira. Sep. ontem.

Ozyr Nunes Ferreira, 57 anos, vigilante, filho de Miguel Jesus Ferreira e Maria da Glória Nunes Ferreira. Sep. ontem.

Renan de Carvalho, 1 dia, filho de José Donizete de Carvalho e Sandra Aparecida Corrêa de Carvalho. Sep. ontem.

Safie Chehab Hamdar, 83 anos, do lar, filha de Kalil Bark e Cette El Banet Bark. Viúva de Chehab Hamdar. Sep. ontem.

Valdeci Quirino, 45 anos, manobrista, filho de Otacílio Quirino e Vitalina Marafigo Quirino. Sep. ontem.

Valdinei Henrique da Silva, 31 anos, montador, filho de Valdemar Henrique da Silva e Maria de Lourdes Silva dos Santos. Sep. ontem.

Wanda Jadwiga da Rocha, 81 anos, professora, filha de Wojciech Breowicz e Helena Breowicz. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Edivaldo Pereira Cabral Júnior, 20 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Lídia Jarucheski Menger, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas, saindo da Rua Juparana, 397 – Três Lagoas.

Noeli Farias de Moraes, 42 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Romeu Prinz, 56 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]