• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Neto do escritor Romário Martins, teve o avô como exemplo de vida. Ledo e os irmãos moravam em casas contíguas e a convivência próxima e estreita lhe deu alguns legados. Entre eles, o respeito e a seriedade com que pautou sua vida profissional e pessoal. Saiu da casa no Largo São Francisco para estudar Medicina e fazer cursos de especialização, no Rio de Janeiro. De Buenos Aires, na Argentina, trouxe a pós-graduação em Nutrologia. Quando retornou a Curitiba, na década de 60, aceitou o convite para trabalhar na recém-inaugurada Unidade de Endocrinologia no Hospital de Clínicas, onde permaneceu até a aposentadoria, aos 75 anos. Na Universidade Federal do Paraná, foi o primeiro mentor e coordenador do curso de Nutrição. Com os filhos, Ledo manteve seu perfil de incentivador e rigor quanto à educação. Foi o pai que levou e buscou as filhas da escola, e que orientou durante as refeições o que era ou não mais saudável. Chamava a atenção pela falta ou pelos excessos. Para a filha Maria Alice, também nutricionista, muito do que aprendeu durante as refeições em casa, soube aproveitar no curso de Nutrição. "Era um homem de ensinar calado", define ela. Ledo ensinava com as atitudes e reações. Entre suas qualidades, encontrava-se a facilidade de fazer amizade, recorda Maria Alice. Mantinha o convívio com alguns grupos de casais: o do baralho, o da turma de médicos e da Confeitaria das Famílias, onde gostava de ir, depois da aposentadoria, reencontrar alguns amigos. Há oito anos, ficou viúvo. Deixa três filhos e quatro netas.

Dia 19 de março, aos 90 anos, de insuficiência respiratória.

CURITIBA

Anderson Luiz Rodrigues, 29 anos, pedreiro, filho de Luís Carlos Rodrigues e Célia Marques. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

André Vinicius Borba Carneiro, 32 anos, empresário, filho de Sebastião Itamar Borba Carneiro e Marilda Borba Carneiro. Sep. ontem.

Angelino Cardoso, 53 anos, vigilante, filho de Lúcia Maria Cardoso. Sep. ontem.

Beatriz Starium Machado, 49 anos, funcionária pública municipal, filha de Adão Starium e Leonor Starium. Sep. ontem.

Brasília Asaco Tsugue, 62 anos, professora, filha de Sakura Tsugue e Aya Iwai. Sep. ontem.

Catarina Smanhotto, 76 anos, do lar, filha de Pedro Kmiecik e Justina Kmiecik. Sep. ontem.

Dione Aparecida da Silva de Jesus, 44 anos, do lar, filha de João da Silva de Jesus e Avani da Silva de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Edinor Kurquevicz, 55 anos, pedreiro, filho de Eduar Kurquevicz e Leonilda Martins dos Santos Kurquevicz. Sep. ontem.

Eduardo Stempinhaki, 81 anos, pedreiro, filho de José Stempinhaki e Marcelina Jacuboski. Sep. ontem.

Elyseu Bijega, 82 anos, mecânico, filho de Antônio Bijega e Tereza D. C. Bijega. Sep. ontem.

Ernesto Kukla, 79 anos, metalúrgico, filho de Antônio Kukla e Angelina Grzesien. Sep. ontem.

Fátima Azuléia de Souza, 53 anos, do lar, filha de Walmor Venâncio de Souza e Azuléia de Souza. Sep. ontem.

Flávio Goulart dos Santos, 23 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Rubem Gonçalves dos Santos e Idenir Goulart. Sep. ontem.

Francisco André Malinoski Kurkievicz, 45 anos, operador de máquinas, filho de André Taborda Kurkievicz e Antônia Nirce Malinoski Kurkievicz. Sep. ontem.

Gumercindo Jacon, 86 anos, dentista, filho de André Miguel Jacon e Ernesta Bezzoto. Sep. ontem.

Hilderaldo Borges de Oliveira, 38 anos, militar, filho de Antônio Borges de Oliveira e Marilza Borges de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz.

Irene Neudorff, 72 anos, do lar, filha de Jorge Farinhake e Maria Farinhake. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Fazenda Rio Grande.

Jacir Domingues da Silva, 58 anos, Porteiro, filho de Sebastião Domingues da Silva e Semir Maria da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial do Orleans.

João Aparecido Mendes, 66 anos, pedreiro, filho de Geraldo Caetano Mendes e Cesarina Maria de Jesus. Sep. ontem.

João Ney Marcal, 79 anos, advogado, filho de Ozório Sutil Marcal e Alice Araujo Marcal. Sep. ontem.

João Wotroba Sobrinho, 76 anos, técnico em contabilidade, filho de Argemiro Sobrinho e Maria Augusta Wotroba. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.

José Batista Pimentel, 89 anos, lavrador, filho de Messias Urias Pimentel e Alvina Pereira. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Caximba.

José Ricardo Sganzerla, 27 anos, pedreiro, filho de Valmor Albino Sganzerla e Terezinha Novochadlo Sganzerla. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Alto Paraíso, em Bom Sucesso do Sul.

Laura Fernandes de Almeida, 3 meses, filha de Eliza Fernandes de Almeida Moraes. Sep. às 12 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Leokadja Veiga, 86 anos, do lar, filha de Miguel Kruger e Rozalja Kruger. Sep. ontem.

Leomax Wolff Vianna, 75 anos, funcionário público estadual, filho de Oscar Garcia Vianna e Elvira Wolff Vianna. Sep. ontem.

Leonildo Campos de Oliveira, 75 anos, autônomo, filho de Idal Ribeiro de Campos e Anardina Gonçalves de Oliveira. Sep. ontem.

Maicon Martins, 17 anos, autônomo, filho de Nicolas Martins Neto e Rute Martins. Sep. ontem.

Marcelo Cardoso Gomes, 29 anos, eletricista, filho de Valdo Aguiar Gomes e Inês Cardoso Gomes. Sep. às 17 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Marcelo Rodrigo Straiotto, 32 anos, empresário, filho de Antônio Straiotto e Thereza Gubaua Straiotto. Sep. ontem.

Marcos Assis de Oliveira, 38 anos, comerciante, filho de José Assis de Oliveira e Francisca Regina de Oliveira. Sep. ontem.

Marcos César Furtado de Melo, 35 anos, pedreiro, filho de Izaltino Furtado de Melo e Ivone Furtado de Melo. Sep. ontem.

Maria Aparecida Maciel, 49 anos, doméstica, filha de Leonardo Toscano Maciel e Alice Maria Maciel. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Água Verde, saindo do bairro Santa Quitéria.

Maria Conceição Antunes da Rosa, 88 anos, do lar, filha de Ozório Pereira Machado e Crespina Antunes de Oliveira. Viúva de Manoel Lourenço da Rosa. Sep. ontem.

Maria Helena Ventura de Lima, 71 anos, do lar, filha de Manoel Ventura e Helena Vicente Ventura. Sep. ontem.

Maria Nair Afonso Soares, 71 anos, do lar, filha de Benedito Afonso Alves e Dionilia Afonso de Jesus. Sep. ontem.

Mario George Schoueiri Perly, 58 anos, empresário, filho de Mario Antônio Perly e Yvonne Schoueiri Perly. Sep. às 14 h, no Cemitério Municipal.

Maurílio de Pontes Pereira, 69 anos, pedreiro, filho de Emidio de Pontes Pereira e Arcilia Mariano Nascimento Pereira. Sep. ontem.

Natália de Oliveira, 94 anos, do lar, filha de Pedro Gaspar de Souza e Rosalina Conceição de Souza. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Neli Martins de Paula, 42 anos, do lar, filha de João Martins de Almeida e Arvina de Almeida Sobrinha. Sep. ontem.

Neusi Gomes dos Santos, 55 anos, funcionária pública municipal, filha de Pedro Gomes e Milene Rosa Gomes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo – Paranaguá.

Nivaldo Alexandre, 64 anos, pedreiro, filho de Afonso Alexandre e Maria do Nascimento. Viúvo de Teresinha de Jesus Alexandre. Sep. ontem.

Nora Taherzadeh Yazdian, 56 anos, química, filha de Habibollah Taherzadeh Yazdian e Farrokhlegha Taherzadeh. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Odélia Svonca Hasselmann, 82 anos, do lar, filha de Bernardo Svonca e Helena Svonca. Viúva de Osvaldo Hasselmann. Sep. ontem.

Paulo Roberto Silva, 61 anos, metalúrgico, filho de Euclídes Vicente da Silva e Luzia Franco da Silva. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Ricardo Nunes, 42 anos, mecânico, filho de Luiz Carlos Lima Nunes e Maria Salete Nunes. Sep. ontem.

Roberson Leal de Novais, 29 anos, Mecânico, filho de Manoel Bernardino de Novais e Marli de Goes Leal. Sep. ontem.

Rubens Borges Palito, 73 anos, corretor, filho de Belarmino Borges Palito e Conceição Jesus Souza Palito. Sep. ontem.

Sandra Maria Batista, 36 anos, cozinheira, filha de José Vergílio Batista e Marilda Aparecida de Morais Batista. Sep. ontem.

Sebastião Bueno de Oliveira, 88 anos, agricultor, filho de José Bueno de Oliveira e Joana Cândida de Jesus. Sep. ontem.

Severina da Conceição Boschette, 74 anos, do lar, filha de Antônio Simões e Maria Aparecida Simões. Sep. ontem.

Silvio José Tomaz dos Santos, 43 anos, técnico, filho de José Tomaz e Maria de Lourdes Bonfante Tomaz. Sep. ontem.

Sônia Maria Mohr Vaccari, 66 anos, vendedor, filho de João Carlos Mohr e Dibe Mohr. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]