Criar um filho não é uma tarefa simples. Exige saber proteger, educar, transmitir valores, amar incondicionalmente, além, é claro, de cuidar das necessidades materiais dos pequenos. Eva Pereira Correia conhecia muito bem essas exigências e as tirava de letra. Criou os nove filhos com a mesma dedicação e amor. Era o centro da família, uma verdadeira matriarca.
Ainda mocinha, ela deixou Palmeira, nos Campos Gerais, acompanhando a família. Seu pai, Sebastião, trabalhava na construção de ferrovias e seguia para aonde quer que os trilhos do trem o levassem. No caso foi para a Lapa. Foi na cidade histórica que Eva conheceu o marido, Leonides. O casal tirava o sustento da terra; a lida era de sol a sol na lavoura. Quando aparecia a oportunidade, Eva também trabalhava em casas de família. Não tinha medo nem vergonha do serviço.
Com a grande família se formando, dona Eva se esforçava para ensinar aos filhos sobre a importância de se manterem unidos. O mais velho aprendia a cuidar do mais novo, a dividir as coisas e também a compartilhar brincadeiras e tarefas. Só assim era possível deixar tudo em ordem. Muito tranquila e comedida, os pequenos tinham de aprontar muito para tirarem a mãe do sério.
Na cozinha, gostava da comida do campo, aquela feita com os produtos cultivados e criados no próprio quintal. Do milho saía a quirera, cozida com a costelinha de porco, para o almoço e também a canjica para a sobremesa. Era comida simples, mas sempre feita com amor.
Debaixo da proteção de dona Eva, os filhos foram crescendo e escolhendo carreiras. Quando o mais jovem, Maurício, descobriu a vocação sacerdotal, ela fez questão de lembrá-lo da responsabilidade daquela missão. Que fosse padre, sim, mas que levasse muito a sério o caminho cheio de responsabilidade.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
O amor à família era materializado por Eva de um modo muito concreto: queria manter todos por perto. Dos seus nove filhos, apenas dois não moravam na Lapa, o que garantia reuniões familiares constantes. E no fim do ano, especialmente no Natal, o encontro era sagrado. A casa de Eva ficava cheia. Quase não havia espaço para os filhos, os 49 netos e os 38 bisnetos.
De tempos em tempos, fazia questão de visitar os parentes que moravam mais longe para se certificar de que tudo estava bem. E mesmo sendo muito caseira, vez ou outra também se aventurava em um passeio mais longo, normalmente instigada por algum filho. Foi assim que conheceu o Santuário de Aparecida (SP) e o de Nova Trento (SC), na terra de Santa Paulina.
Mas o bom mesmo para a senhorinha da Lapa era ficar em casa. Cuidava com esmero dos pequenos afazeres diários, da horta, e mimava os netos que sempre estavam pela casa. Diminuiu o ritmo depois que o enfisema pulmonar que tinha há anos se agravou; teve de usar um cilindro de oxigênio para auxiliar na respiração. Os pequenos divertimentos diários incluíam acompanhar o desenrolar das novelas – sim, ela era uma noveleira. Adorava acompanhar as peripécias dos vilões e mocinhos, torcendo, claro, que no final todos ficassem bem.
Muito religiosa, dona Eva rezava diariamente e frequentava com assiduidade a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Seixo, área rural da Lapa, mesma região em que morava. Em casa, mantinha toda uma estante para guardar imagens religiosas, a maioria presente dos filhos e netos. Junto delas, as fotografias dos seus. O arranjo revelava seu desejo de que cada um de seus familiares permanecesse perto dos santos e santas, sempre próximos de Deus.
A fé ajudou a matriarca a enfrentar a doença com serenidade. Costumava dizer que na hora em que o Pai a chamasse, ela estaria pronta. Depois de ficar 13 dias internada na UTI devido ao agravamento do enfisema pulmonar, Deus a chamou. Deixa os filhos Antonio, Nilsa, Adair, Mauro, José Irani, Enereu, Gilberto, Adão e Maurício, 49 netos, 38 bisneto e um trineto.
Lista de falecimentos - 21/08/2015
Adão Gavlovski, 68 anos. Profissão: bancário. Filiação: Rosa Gavlovski. Sepultamento ontem.
Alice Kutz Knaut, 75 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Otto Frederico Kutz e Olga Maria Luíza Kutz. Sepultamento ontem.
Amanda Mayumi Tanji, 26 anos. Profissão: estudante. Filiação: Mário Assamu Tanji e Lúcia Aparecida Machado Tanji. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Aquilino Benato Vale, 93 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: João Benato e Judith Peruci Benato. Sepultamento ontem.
Arnaldo Martins de Souza, 53 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Zulmira Martins de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir.
Benedita Felícia da Silva, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Felício de Godói e Joana Rosa de Godói. Sepultamento ontem.
Benedito Maria dos Santos, 53 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Lázaro Manoel dos Santos e Jandira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária.
Bento Maciel Pinto, 74 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Perciliano Antunes Maciel Pinto e Ambrozina Ferreira Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
César Augusto Dutra da Silva, 30 anos. Profissão: motorista. Filiação: Natanael Dutra da Silva e Dejamira Conceição Dutra da Silva. Sepultamento ontem.
Cleonice Stadler da Silva, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Stadler e Olinda Stadler. Sepultamento ontem.
Cleverson Roberto Silva da Luz, 33 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Iladir da Luz e Iracema Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.
Dioniver dos Santos, 26 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Pedro dos Santos e Ivonete Duarte Waltrick. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.
Dulce Duarte Coelho, 57 anos. Profissão: auxiliar em enfermagem. Filiação: Izaltino Vitorino Coelho e Maria Duarte Coelho. Sepultamento ontem.
Edegar Prantl, 50 anos. Profissão: manobrista. Filiação: Heribert Ambrosio Prantil e Holdi Elza Lídia Prantl. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.
Elvira Xavier de Castro, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcílio de Souza e Idalina Carpejani. Sepultamento hoje, no Cemitério Luterano.
Emanuely Vitória da Silva Rodrigues, 7 meses. Filiação: Maycon Luiz Pereira Rodrigues e Ketelen Aparecida da Silva. Sepultamento ontem.
Ermelia Galvão Lobo, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Generozo Leite Galvão e Maria Rosa Galvão. Sepultamento ontem.
Erondina Figueiro, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Angelino da Silva e Marina Benedito. Sepultamento ontem.
Eurides Aragao da Silva Júnior, 29 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Eurides Aragao da Silva e Jucimara de Paula da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Genesio Ferreira Padilha Lopes Júnior, 37 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Genesio Ferreira Padilha Lopes e Nadir Rodrigues Lopes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Geralda Gonçalves Koval, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gonçalves dos Santos e Guiomar Francisco do Prado. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Gregoria Hernandez Garcia, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arsenio Hernandez e Juliana Garcia. Sepultamento ontem.
Hilda Rodiger, 83 anos. Profissão: datilógrafa. Filiação: Adolf Emil Schiefelbein e Martha Hilda Schiefelbein. Sepultamento ontem.
João Gilmar Biernaski, 34 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Vicente Pinhandz Biernaski e Clara Grochoski Biernaski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo de residência.
Joel Severiano, 89 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Benedicto Severiano e Clara Jacoboski. Sepultamento ontem.
José Alves Barradas, 55 anos. Profissão: administrador. Filiação: Fernando Alves Barradas e Maria Adelaide Mexia. Sepultamento ontem.
José Carlos Kuster, 86 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: José Kuster e Alba Lima Kuster. Sepultamento ontem.
José Lino Ribeiro, 93 anos. Profissão: ajudante. Filiação: José Joaquim Ribeiro e Silvina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
José Mantovani, 85 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sérgio Mantovani e Madalena Tonetti. Sepultamento ontem.
Jurandir Oliveira Melo, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: Napoleão Henrique de Melo e Eunice Oliveira Melo. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.
Leonardo Lemos da Silva, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Arthur Lemos da Silva e Ervira da Costa Santos. Sepultamento ontem.
Luiz Antônio Kavalli, 83 anos. Profissão: oficial. Filiação: Victório Kavalli e Carmella Baptista Kavalli. Sepultamento ontem.
Manuel Carlos Simões de Almeida, 77 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Antônio Simões de Almeida e Robertina Simões de Almeida. Sepultamento ontem.
Marcos Crispim Francisco, 32 anos. Profissão: pizzaiolo. Filiação: Laércio Crispim Francisco e Rosilda de Fátima Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.
Marcos Neves Panao, 51 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Neves Panao Filho e Francisca Janeiro Perez Panao. Sepultamento ontem.
Maria Augusta de Oliveira da Silva, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Francisco de Oliveira e Raimunda Martins de Oliveira. Sepultamento ontem.
Maria Eloa da Cruz Curte, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Prezalindo Caetano da Cruz e Anita Prossima da Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Água Verde.
Maria Francelina de Lima Serafim, 93 anos. Profissão: porteira. Filiação: Antônio Alves Ramalho e Francelina de Lima. Cerimônia hoje, no Cemitério Vaticano, saindo de residência.
Maria da Conceição Pimentel, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Angelica e Benedita Aparecida da Conceição. Sepultamento ontem.
Mercedes Berbeki Figueiredo, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Demétrio Berbeki e Maria Berbeki. Sepultamento ontem.
Moacyr Gomes da Silva, 96 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: João Gomes da Silva e Josefina Ribas da Silva. Sepultamento ontem.
Narciso de Baldi, 76 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Primo de Baldi e Santina Zustisso. Sepultamento ontem.
Nilo Filismino Quintino, 83 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Filismino José Quintino e Leontina Maria da Silva. Sepultamento ontem.
Nivelton Silveira Marci, 56 anos. Profissão: pintor. Filiação: Anarolino Merci e Nely Silveira Marci. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Olinda Costa Batista, 84 anos. Profissão: copeira. Filiação: Samuel Correia da Costa e Alina Domingues da Costa. Sepultamento ontem.
Paulo Roberto Aleixo, 56 anos. Profissão: gerente manutenção. Filiação: José Aleixo e Leonilda Baida Aleixo. Sepultamento hoje, no Cemitério Tomas Coelho, em Araucária.
Raul dos Anjos, 68 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Francelina Padilha dos Anjos. Sepultamento ontem.
Rubens Fermino Ferreira Júnior, 47 anos. Profissão: auxiliar escritório. Filiação: Rubens Fermino Ferreira e Maria de Lourdes Castilho. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Thereza Gelinski Otto, 82 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Francisco Gelinski e Lúcia Stanislaviska Gelinski. Sepultamento ontem.
Therezinha Schiling Veiga, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Schiling e Rosa Cardoso Schiling. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Valderi Machado de Souza, 61 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Leopoldo Machado de Souza e Carlota dos Santos. Sepultamento ontem.
Vanilda dos Santos, 65 anos. Filiação: Simpliciano Gonsalves de Araújo e Tereza Gonsalves de Araújo. Sepultamento ontem.
Waldir Viana Dias, 39 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Sebastião Rodrigues da Silveira Dias e Terezinha Viana. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal da Lapa.
Condolências
Oposição prevê mais interferência do STF no Congresso em ano eleitoral
Investigação vê indícios de que Vorcaro teria antecipado ofensiva digital contra o Banco Central
Toffoli cita insatisfação com PF ao determinar nova operação contra o Master
Governo Trump suspende concessão de vistos para Brasil e mais 74 países