• Carregando...
 |
| Foto:

Romeu Alves Brandão

A paixão por uma curitibana fez com que o paulista Romeu se mudasse para Curitiba em 1953. Néia era sobrinha de um grande amigo dele e costumava viajar a São Paulo para passear — foi assim que se conheceram. Ao chegar aqui, ele trabalhou em uma revenda de carros e um ano depois se casou, passando a trabalhar com o sogro, Ney Leprevost. Como administrador, dedicou-se à construção de edifícios, como o Tijucas, na época o mais alto da cidade. Teve quatro filhas e transferiu-se para a empresa de sorvetes Kibon, onde ficou até a aposentadoria. Segundo a filha mais velha, Neila, ele era um exemplo de caráter e responsabilidade. Nada era mais importante do que a família e o trabalho. Era freqüentador do Passeio Público, onde sempre passeava com os netos pequenos. Gostava de ser chamado de "Brandão de São Paulo" e fazia de sua casa um ponto de encontro para parentes e amigos. Como bom descendente de alemães, era fã de chope e pratos típicos, além de também apreciar um bom uísque escocês. Há cerca de 19 anos perdeu uma das filhas, o que, segundo Néia, acabou desencadeando os problemas de saúde do marido. Em 1994, uma trombose deixou-o em uma cadeira de rodas, o que não o impediu de continuar sendo uma pessoa alegre e festeira. Néia conta que ele nunca reclamava da vida e não lamentava sua condição física em momento algum. Gostava de ouvir músicas sertanejas e não começava o dia sem antes comer mamão e tomar com canudinho seu achocolatado de caixinha. Era um grande apreciador da vida e não deixou um único aniversário passar em branco. O seu era sempre comemorado com bolo e velinhas. Segundo Neila, ele adorava ser presenteado e costumava brincar: "Quem vem a minha festa deve usar uma mão para apertar a campainha e a outra para carregar meu presente". Deixa a esposa, três filhas, sete netos e duas bisnetas.

Dia 13, aos 89 anos, de parada cardíaca.

* * * * * *

Adílson José Ribasz e Silva, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Armando de Paula e Silva e Hermínia Maria Ribasz e Silva. Sep. ontem.

Alexandrina de Medeiros Gevaerd, 92 anos, do lar, filha de Manoel Francisco de Medeiros e Albertina Peicher de Carvalho. Deixa viúvo Jonas Gevaerd. Sep. ontem.

Antônio Lopes de Miranda, 52 anos, filho de Otacílio Nogueira de Miranda e Nilsa Lopes de Miranda. Deixa viúva Wilma Lopes de Miranda. Sep. ontem.

Antônio Sant’Ana Pinto, 62 anos, pedreiro, filho de Santinor Sant’Ana Pinto e Olga Silva Pinto. Deixa viúva Elvira Gritten. Sep. ontem.

Aristides Libério dos Santos, 73 anos, guardião, filho de Antônio Libério dos Santos e Andrelina Pires dos Santos. Deixa viúva Alzira Schroeder dos Santos. Sep. ontem.

Auli Terezinha Gabardo Ivankio, 62 anos, do lar, filha de Pedro Gabardo e Francisca Alves Ferreira. Deixa viúvo Moisés Ivankio. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela da Igreja São Miguel.

Bernardo Tockus, 70 anos, comerciante, filho de Hans Tockus e Ilza Tockus. Sep. às 10 h, no Cemitério Israelita do Umbará, saindo da capela Israelita Água Verde.

Brígida Milcevski, 99 anos, enfermeira, filha de José Milcevzki e Júlia Milcevski. Sep. às 9 h, no Cemitério Campo Largo, saindo da capela da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, Batel.

Claudemir Bueno, 16 anos, estudante, filho de Alceu Bueno e Marli Terezinha Straub Bueno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua das Gerberas, 436, Monte Castelo, Colombo.

Denize Maria Bezerra, 31 anos, do lar, filha de Mário Lopes Bezerra e Carolina Bezerra. Sep. ontem.

Dionísio Fink, 64 anos, comerciante, filho de Francisco Fink e Casemira Gurczenski. Deixa viúva Eliana Mara Fink. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Igreja São Pedro Apóstolo, Xaxim.

Douglas Willer de Oliveira, 20 anos, auxiliar, filho de Eliel Miranda de Oliveira e Irotides Mesquita de Oliveira. Sep. ontem.

Edo Finger, 48 anos, servente, filho de Roberto Finger e Elsa Finger. Deixa viúva Luzia de Fátima Finger. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Edson Luiz Smanhotto, 56 anos, autônomo, filho de Romeu Smanhotto e Nilce Edite Smanhotto. Sep. ontem.

Elinton Bruno dos Anjos Kanuta, 17 anos, filho de Alceu Kanuta e Maria da Conceição dos Anjos Kanuta. Sep. ontem.

Elisângela Maria Guimarães Pezzini, 36 anos, secretária, filha de José Guimarães e Elena Maria Guimarães. Deixa viúvo Roberto Pezzini. Sep. ontem.

Elizete Ângela Gai, 64 anos, do lar, filha de Ângelo Gai e Isabel Gai. Sep. às 15 h, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Elzira Van Chicoski, 71 anos, do lar, filha de Wadislau Chicoski e Maria Zablocki Chicoski. Deixa viúvo Lori dos Santos. Sep. ontem.

Fausto de Campos Fonseca, 54 anos, vendedor, filho de Lauro Gonçalves da Fonseca e Maria de Campos Fonseca. Deixa viúva Ivone Krachinski. Sep. ontem.

Francisco Ribeiro Natel, 70 anos, agricultor, filho de João Natel de Camargo e Maria Antônia de Campos Ribeiro. Sep. ontem.

Gabriel Saukoski, filho de Marcelo Saukoski e Andréia de Fátima Miranda. Sep. ontem.

Glaci Betega Marchiori, 74 anos, do lar, filha de Santino Betega e Verônica Betega. Deixa viúvo José Belmiro Marchiori. Sep. ontem.

Helena Maria Sana Pereira, 48 anos, assistente administrativo, filha de Domingos Sana e Anezia de Souza Sana. Deixa viúvo Paulo Pereira. Sep. ontem.

Hilda Gomes de Oliveira, 72 anos, funcionária pública municipal, filha de Laurendino Gomes de Oliveira e Joaquina de Oliveira. Deixa viúvo Agripino Roque de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Evangélica Nova Vida.

Iracema Afonso Lopes, 75 anos, do lar, filha de José Antônio Moreira e Donaide Moreira. Deixa viúvo João Teider Lopes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Capão Raso.

Iracema Alves Pereira, 84 anos, do lar, filha de Florindo Alves e Miralta Cordeiro. Viúva de Luiz Ferreira. Sep. ontem.

Ismael Calixto, 42 anos, pedreiro, filho de Daniel Calixto e Cecília Dias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Associação Bom Menino, Campo Comprido.

João de Mattos Leão, 77 anos, advogado, filho de José de Mattos Leão e Maria de Mattos Leão. Deixa viúva Neusa Aparecida Loures de Mattos. Sep. ontem.

Jorge Luiz de Paula, 51 anos, autônomo, filho de Waldemar Carlos de Paula e Antônia Gomes de Paula. Sep. ontem.

José Oclair Zeviegicoski, 44 anos, pedreiro, filho de Francisco Zeviegicoski e Leonora da Cruz Zeviegicoski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Marques de Barbacena, 47, Fazendinha.

Laércio Silvério dos Santos, 59 anos, carpinteiro, filho de Aparecido Silvério do Santos e Maria de Lourdes dos Santos. Deixa viúva Marina Félix. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Leoni Weigert Adanski, 77 anos, funcionária pública estadual, filha de José Weigert e Christina Weigert. Deixa viúvo Antônio Adanski. Sep. ontem.

Lourival Riesemberg Filho, 66 anos, comerciante, filho de Lourival Riesemberg e Olga Riesemberg. Deixa viúva Calmen Edir Dalpra Riesemberg. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Lúcia Franco do Prado, 36 anos, do lar, filha de Salvador Franco do Prado e Irene Araújo do Prado. Deixa viúvo Davi Alves dos Santos. Sep. ontem.

Luciano Ferreira, 94 anos, agricultor, filho de Maria Francisca de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Maria das Dores da Silva Contente, 58 anos, do lar, filha de José Raimundo da Silva e Maria de Lourdes da Silva. Deixa viúvo José Contente. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Maria de Lourdes Soprano, 77 anos, costureira, filha de Mário Morsoleto e Izabel Faoro Morsoleto. Deixa viúvo Nelson Spprano. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Rio Negro, PR.

Maria Martha Soares Santos, 70 anos, do lar, filha de Amaro Francisco Soares e Martha Ferreira Soares. Deixa viúvo Milton Jorge dos Santos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Joinville, SC.

Maria Rodrigues, 85 anos, do lar, filha de Modesto Torcaro Rodrigues e Marcelina Rodrigues. Deixa viúvo Pedro Rios. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal.

Maria Virgínia Sibut Vieira, 60 anos, fonoaudióloga, filha de Luiz Carlos Sibut e Maria do Carmo Fagundes Sibut. Deixa viúvo Júlio Gastão Daunis Vieira. Sep. dia 26 de outubro, às 17 h, no Crematório Associação Beneficente Jardim da Saudade, saindo da capela do mesmo.

Matheus Bianco, filho de Keith Nayara Bianco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará.

Matheus Pinheiro Miranda Bett, 2 anos, filho de William Miranda Muniz Bett e Karoline Kemmer Pinheiro. Sep. ontem.

Melquíades Machado, 89 anos, funcionário público estadual, filho de Miguel Machado e Maria Padilha. Deixa viúva Therezinha Pelin Machado. Sep. ontem.

Nílson Pereira da Silva, 68 anos, atendente, filho de Oswaldo Pereira da Silva e Ernestina Soares da Silva. Deixa viúva Marlene Elias da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Paulo Sérgio Correa, 46 anos, comerciante, filho de Lauro Correa e Angelina Taborda Correa. Deixa viúva Ângela Aparecida Perin Correa. Sep. ontem.

Raimunda do Espírito Santo, 89 anos, do lar, filha de Maria Luíza do Espírito Santo. Deixa viúvo Nilo de Assis da Silva. Sep. ontem.

Sebastião Egídio Martins, 55 anos, lavrador, filho de Benedito Egídio Martins e Aparecida Paulina Ferreira. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela São Rafael, Vila Santa Helena.

Tereza Schilipak, 55 anos, do lar, filha de Francisco Chagas e Francisca Lacerda. Deixa viúvo Reinaldo Schilipak. Sep. ontem.

Thiago de Morais, 21 anos, carpinteiro, filho de Camilo Roberto de Morais e Irenita da Rocha Lima Morais. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Verônica Piotrowski, 79 anos, empresária, filha de Ladislau Polak e Agnes Saponek. Deixa viúvo Dionizy Piotrowski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Waldemar Guebur, 80 anos, funcionário público estadual, filho de João Guebur e Alexandrina Schaibe Guebur. Deixa viúva Neide Bonato Guebur. Sep. ontem.

Waldir Miozzo, 61 anos, administrador, filho de Ângelo Miozzo e Angelina Miozzo. Deixa viúva Letícia Tenório Vaz Miozzo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Caçador, SC.

Walquiria Farias Iatski, 45 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Juvenal Marques Farias e Maria Iracema Farias. Deixa viúvo Cláudio Rafalski Iatski. Sep. ontem.

Wilson Cardoso da Silveira, 76 anos, advogado, filho de Joaquim Cardoso da Silveira e Maria Justina de Azevedo. Deixa viúva Hedeltraud Ortmayer Cardoso da Silveira. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]