• Carregando...
 |
| Foto:

Elfrida Ortmayer

Uma vida repleta de desafios e dificuldades esperava pela garotinha nascida em 1915, na cidade de Rio Negro. Ainda jovem, Elfrida veio para Curitiba acompanhada do marido, Paulo, que havia conseguido um emprego como fiscal de bondes. Na cidade, conta o filho Lorival, o casal encontrou uma cidade que já sofria com as conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Havia o racionamento e a perseguição àqueles que, como Elfrida e Paulo, eram descendentes de alemães. O salário que Paulo recebia não era muito, mas o suficiente para que a família conseguisse viver. No entanto, com o progresso no setor de transportes, os ônibus foram tomando o espaço dos bondes, o que levou o marido de Elfrida ao desemprego.Nessa época, Elfrida passou a trabalhar como costureira para alfaiatarias, atividade que realizava em casa, enquanto cuidava de seus dois filhos pequenos. O mais novo, Lorival, lembra que por várias vezes acompanhou o sufoco que sua mãe passava enquanto aprendia a nova função. Mas, orgulha-se em dizer que as situações delicadas eram sempre contornadas por sua mãe. Em uma ocasião, ele a acompanhava até à alfaiataria levando várias calças lavadas e passadas, prontas para serem entregues. Como o caminho era feito em uma rua de terra e havia chovido muito, Elfrida acabou escorregando e enlameou todas as roupas. Ele conta que ajudou a mãe a lavar tudo novamente. Em outro momento, Elfrida acabou queimando uma calça de um senhor muito rico, "daqueles que usavam cartola e bengala". Para resolver a situação, rapidamente criou um novo bolso na calça, disfarçando o problema e mantendo seu emprego.

O marido Paulo acabou encontrando um emprego na construção dos edifícios do Centro Cívico. Porém, o trabalho pesado que fazia, muitas vezes com abertura de valetas, o enfraquecia. Quando faleceu, em 1996, Elfrida disse que não sobreviveria por mais três meses, tamanha a falta que o marido faria. No entanto, como mulher religiosa que era, encontrou forças e seguiu sua vida, cuidando de suas plantas e de sua família, para a qual adorava cozinhar uma boa macarronada com muito queijo ralado.

O grande amor que existia entre o casal foi relembrado pelos familiares durante o enterro de Elfrida. Segundo o neto Itamar, os avós devem estar agora curtindo uma segunda lua-de-mel. Deixa 2 filhos, 3 netos e 2 bisnetos.

Dia 27, aos 93 anos, de problemas respiratórios.

* * * * * *

Alex Sandro Souza Silva, 35 anos, motorista, filho de Antônio Adeniz da Silva e Maria José de Souza Silva. Sep. ontem.

Antônio Francisco Soares, 68 anos, lavrador, filho de Francisco Simão Soares e Maria das Dores Soares. Sep. ontem.

Anuar Mustafa Rahman, 23 anos, comerciante, filho de Mustafa Abder Rahman e Marli Terezinha Schram. Sep. ontem.

Carlos Samuel Machado Gomes, filho de Wílson Amaro Gomes e Silvana Machado. Sep. ontem.

Cleyton Gonçalves Simões, 20 anos, auxiliar de produção, filho de Sebastião Orlei Simões e Sônia Maria Gonçalves. Sep. ontem.

Dionísio Kuzma, 65 anos, agricultor, filho de Miguel Kuzma e Catharina Greboge Kuzma. Deixa viúva Marli Machado Kuzma. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela São Pedro e São Paulo, Colônia Marcelino, São José dos Pinhais, PR.

Edi Maria Camargo Machado, 64 anos, do lar, filha de João de Camargo e Benedita Gouveia de Almeida. Deixa viúvo José Ferreira Machado. Sep. ontem.

Evoir Azevedo, 23 anos, auxiliar de produção, filho de João Azevedo e Laurentina de Lima Azevedo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Rua Peter Heinrichs, 117, Guarituba, Piraquara.

Helena Regina Araújo Leoni, 64 anos, professora, filha de Sebastião Amaral Araújo e Heleny Bara Araújo. Viúva de César Augusto Leoni. Sep. ontem.

Itacir Carlos Frison, 75 anos, agricultor, filho de Segundo José Frison e Inez Olieve Frison. Deixa viúva Oliva Menegati Frison. Sep. ontem.

Ivani Farias Alves, 61 anos, do lar, filho de Olívio de Farias e Maria de Jesus Gilete de Farias. Sep. ontem.

Jair Fernandes de Oliveira, 45 anos, pedreiro, filho de Prudêncio Fernandes de Oliveira e Margarida Glória de Oliveira. Sep. ontem.

Jairo Arão da Cruz, 46 anos, vigilante, filho de Arão da Cruz e Geralda Machado da Cruz. Sep. ontem.

Jeane Aparecida Travensoli, 41 anos, professora, filha de Alceu Travensoli e Marli Terezinha Travensoli. Deixa viúvo Sebastião Manoel Henrique. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo, saindo da capela do Cemitério Municipal de Campo Largo, PR.

José Gomes, 81 anos, lavrador, filho de Pedro Gomes de Abreu e Teburcia Cabral. Sep. ontem.

Katiane Caroline Horst, 2 anos, filha de Naldir Horst e Amália Pires Padilha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Planalto, PR.

Leonor Balthazar, 93 anos, do lar, filha de José Balthazar e Michalina Balthazar. Deixa viúvo João Diogo Linder. Sep. ontem.

Lúcia Zabloski, 29 anos, do lar, filha de Pedro Zabloski e Teodósia Zabloski. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Linha Cachoeirinha, s/n, Esperança, Prudentópolis, PR.

Márcio José Brandão, 24 anos, borracheiro, filho de Sirlei Brandão. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Rua Nicola Pellanda, 36, Umbará.

Marcos Antônio Guedes, 27 anos, auxiliar de produção, filho de Luiz Cézar Guedes e Josefa das Graças. Deixa viúva Taisa Gama de Oliveira Guedes. Sep. às 16 h, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Rua Quero Quero, 1.938, Gralha Azul, PR.

Maria Antonieta Benato, 64 anos, do lar, filha de Augusto Benato e Ivete Margarida Benato. Sep. ontem.

Maria do Carmo Weber, 58 anos, do lar, filha de Orlando Lucas dos Santos e Luzia Caetana dos Santos. Viúva de Aluir Bueno Weber. Sep. ontem.

Matheus Vieira, 8 anos, estudante, filho de João Carlos Vieira e Elaine Cristina Bento. Sep. ontem.

Paulo César Santana, 34 anos, motoboy, filho de João Batista e Maria de Lima Santana. Deixa viúva Joelma Cordeiro Santana. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Evangélica, Palmeira, PR.

Pedro Otacílio Antônio, 72 anos, carpinteiro, filho de Otacílio Manoel Antônio e Lavina Thomaz Antônio. Viúvo de Maria Trindade Brum Antônio. Sep. ontem.

Pio Rodrigues Ferreira, 74 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Celestino Maris Rodrigues e Romana Gomes Rodrigues. Deixa viúva Geni Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Rafaela Luana Delfino Grein, 20 anos, do lar, filha de José Abel Grein e Cleide Luciana Delfino Grein. Sep. ontem.

Renato dos Santos Heuko, 35 anos, padeiro, filho de Augusto Heuko e Ana dos Santos Heuko. Deixa viúva Vera Lúcia Heuko. Sep. ontem.

Rosa Ferreira Gai, 76 anos, do lar, filha de Joaquim Machado Ferreira Filho e Domingas Nickel. Deixa viúvo Irineu Gai. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]