
Mário José Pangaro
Um verdadeiro herói. É assim que o filho Vicente classifica o pai. Com um "coração mole", não sabia dizer não para ninguém. Era seu orgulho. Na juventude, trabalhou com o pai na fábrica de calçados da família. Mário considerado um arroz de festa, pois não perdia nenhum baile era quem ditava a moda de sapatos na Curitiba da década de 40. Seu pai fabricava, e ele circulava para oferecer os novos modelos. A fábrica localizava-se na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao 1.º Distrito Policial. Formou-se em contabilidade, mas não exerceu a profissão. De tanto conviver com o entra-e-sai do distrito interessou-se pela profissão. Em 1954, resolveu prestar concurso para a Polícia Civil. Atuou como escrivão em diversas delegacias da capital e do interior. Empenhado e preocupado com o bem-estar dos colegas, fundou a União da Polícia Civil do Paraná, na década de 60. Por seus méritos, recebeu a Medalha Tiradentes, em 2003, uma das mais altas honras da Polícia Civil. Depois de trabalhar por 35 anos, aposentou-se. Mas, nunca se esqueceu dos amigos. Era comum vê-lo na Rua XV, nas instalações da União ou em algumas delegacias onde mantinha amigos da época. Em setembro do ano passado, completou 50 anos de casamento com Carmires, considerada por Mário como o seu maior prêmio de vida. Deixa viúva e dois filhos.
Dia 19 de dezembro de 2008, aos 91 anos, de infarto do miocárdio.
* * * * * *
Ademar Fernandes dos Anjos, 53 anos, motorista, filho de Quintino Fernandes dos Anjos e Orvalina Maria dos Anjos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.
Alisson Gonçalves Ferreira, 28 anos, auxiliar de produção, filho de Lindalva Gonçalves Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua Tenente Antônio Miranda Marques, 532, Uberaba.
Ana Cristina dos Santos Garcia, 38 anos, enfermeira, filha de Roberto Bernardo dos Santos e Rosalina Modesto dos Santos. Sep. ontem.
André Luiz Cardoso Laudares, 12 anos, estudante, filho de José Eder Laudares e Francinete Batista Cardoso. Sep. 7 de janeiro, em cemitério a ser designado, saindo da Rua 6, 610, São João, Araguaína, TO.
Angelina Cabral dos Santos, 84 anos, do lar, filha de Balduíno Lopes Cabral e Emília Maria Caetana Cabral. Viúva de Joaquim dos Santos. Sep. ontem.
Antônio Pereira de Paula Filho, 62 anos, motorista, filho de Antônio Pereira de Paula e Francisca de Souza de Paula. Deixa viúva Asta Maus de Paula. Sep. ontem.
Augusto Figueiredo dos Santos, 73 anos, entregador, filho de Simão Catarino dos Santos e Clandentina Figueiredo dos Santos. Sep. ontem.
Benedito de Oliveira, 50 anos, filho de Maria de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Breno da Costa Silva, 2 meses, filho de Eguinaldo Marques da Silva e Lidiane Rodrigues da Costa. Sep. ontem.
Carlos Alberto Calleros, 86 anos, artista, filho de Isidoro Tomas e Emma Calleros. Deixa viúva Iria Barriquello Calleros. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo do Cemitério Municipal.
Dorival de Castro, 82 anos, pintor, filho de Trajano Jorge de Castro e Maria Tureck de Castro. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do 1 do mesmo.
Elza Venezia Quadros Barros, 68 anos, professora, filha de Estevam Venezia e Maria Pavan Venezia. Deixa viúvo Marcus Quadros Barros. Sep. ontem.
Emília Penka, 75 anos, do lar, filha de Alexandre Penka e Ludovina Penka. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do mesmo.
Enéias Nei Pereira Soares, 32 anos, pintor, filho de Sebastião Pereira Soares e Joana Maria de Jesus Soares. Sep. às 10h30, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Adriana, Colombo.
Eva Camargo de Moraes, 76 anos, do lar, filha de José Ortiz de Camargo e Elvira Furquim de Siqueira. Deixa viúvo Arair Pedroso D. Moraes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Dom João VI, 165, Butierinho, Itaperuçu.
Fabiano Aparecido Soares de Brito, 27 anos, autônomo, filho de José Procópio Soares e Hilda Moreira de Brito. Sep. ontem.
Gabriel Aurélio de Lima, 3 anos, filho de Cléverson Saldanha de Lima e Neli Trindade Aurélio. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua da Paz, s/n, Vila Coamo, Palmital, PR.
Gerson Almir Barbosa, 27 anos, operador de máquinas, filho de Adão Barbosa e Verena Barbosa. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Izaltino Silva, 78 anos, funcionário público estadual, filho de José Soares da Silva e Rozolmira Soares da Silva. Deixa viúva Leny Soares Silva. Sep. ontem.
Jeferson Rodrigo da Cruz, 27 anos, jardineiro, filho de Orlando Alves da Cruz e Ana Maria da Cruz. Sep. ontem.
João Nunes, 46 anos, manobrista, filho de Lino Nunes e Carmelita Rosa Nunes. Deixa viúva Rute Felipe Nunes. Sep. ontem.
Jorge Sabchuk, 51 anos, autônomo, filho de Zigmot Sabchuk e Almira da Silva Sabchuk. Deixa viúva Maria Aparecida Pereira Sabchuk. Sep. ontem.
José Benedito Costa, 39 anos, autônomo, filho de Maria Aparecida Costa. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa, PR.
José Carlos Proença, 45 anos, pedreiro, filho de Miguel Antônio Proença e Luzia Maria Rodrigues. Deixa viúva Isabel Cristina Cardoso Proença. Sep. às 9 h, no Cemitério Santo Ângelo, saindo da Rua Poços de Caldas, 126, Jardim Rivabem II, Campo Largo.
Juliano Pereira, 25 anos, estudante, filho de Odair Sebastião Pereira e Maria Dirlei Pereira. Sep. ontem.
Leonilda dos Santos Xavier, 60 anos, lavradora, filha de Sebastião Xavier e Elízia dos Santos Xavier. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Sítio Bandeirantes, Coronel Vivida, PR.
Luiz Adriano Gesso, 32 anos, ajudante, filho de Luiz Caetano Gesso e Nelzi de Fátima Gesso. Sep. ontem.
Luiz José Santana, 59 anos, pedreiro, filho de Severino José Santana e Delmira Luiza de Andrade. Deixa viúva Arlice Caetano Santana. Sep. ontem.
Márcia Correia, 33 anos, do lar, filha de Sebastião Correia e Elvira Correia. Sep. às 10 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela do mesmo.
Maria Conceição de Jesus Santos, 68 anos, do lar, filha de Antônio de Jesus Abreu e Maria de Jesus Abreu. Deixa viúvo José Gomes dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Rio de Janeiro, RJ.
Maria do Rosário de Miranda, 43 anos, do lar, filha de João Maria Pereira de Miranda e Iraci Pereira de Miranda. Deixa viúvo José Luiz Custódio. Sep. ontem.
Mozario Tossani, 42 anos, auxiliar, filho de Joaquim Tossani e Josefina Coselato Tossani. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Lino Derosso, 95, Jardim Esmeralda, Xaxim.
Nevair Fernandes dos Santos, 26 anos, servente, filho de Manoel Fernandes dos Santos e Emília Rodrigues Caldeira dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Demétrio, Jardim Weisópolis, Pinhais.
Nilton Nogueira Vaz, 22 anos, filho de Eulevino Baptista Vaz e Lusia Nogueira Vaz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ferraria, Campo Largo, saindo da capela de Mossungue.
Odete Alves, 57 anos, do lar, filha de Antônio Alves e Jovelina da Silva Alves. Sep. às 9 h, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Pedro Otaviano Pereira, 58 anos, pedreiro, filho de José Otaviano dos Santos e Maria Rita de Jesus. Sep. ontem.
Pedro Pereira de Matos, 53 anos, madeireiro, filho de Joaquim Pereira de Matos e Alzira Pereira de Matos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Bituruna, PR.
Robert Ricardo de Miranda, 21 anos, estudante, filho de Antônio Roberto Andrade de Miranda e Maria Sueli de Miranda. Sep. ontem.
Walacy Henrique dos Santos Romero, filho de Welliton Lourenço Romero e Katyane Meryllyn dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Zelinda Maria Dresch, 94 anos, do lar, filha de Antônio Bordignon e Luiza Casadei. Viúva de Arlindo Leonardo Dresch. Sep. ontem.

Campanhas digitais e guerra de poderes expõem ofensiva para salvar Banco Master

Influenciadores denunciam proposta para blindar Master; assista ao Sem Rodeios

Crise na Venezuela: risco fiscal para o Brasil e oportunidade comercial com a China

Enquanto os EUA mudam de estratégia, a diplomacia do Brasil está presa nos anos 1990




Deixe sua opinião