• Carregando...
 |
| Foto:

Luiz Carlos Boeing

Luiz incentivava os filhos a aprender sempre, superando desafios. Não era apenas discurso. Por toda sua vida, mesmo nos últimos anos, ele insistia em provar que adorava vencer o desconhecido. Há quatro anos resolveu pescar, coisa que nunca havia feito antes. Rapidamente decidiu comprar um barco, o que deixou toda a família apavorada. Foi então que o filho Luiz Junior teve a ideia de levá-lo para pescar por um dia e, assim, saber se a vontade prevaleceria. Depois de horas ao sol, varinha em punho e nada de pescar coisa alguma, eis que o pai faz a proposta: "Tem um restaurante aqui perto, vamos lá comer um peixinho?" Outras experiências foram mais duradouras, como quando resolveu aprender a usar o computador, no ano passado, em um curso para terceira idade.

O espírito aventureiro apareceu quando ainda era bem jovem. Aos 17 anos já pilotava aviões. Em busca de aeronaves maiores, deixou sua cidade, Joinville (SC), e veio a Curitiba. Brincando por entre as nuvens, participava de revoadas, soltava de paraquedas e se divertia fazendo manobras, conta Junior. Foi condecorado com o título de "Velha Águia", que exibia com muito orgulho.

Iniciou sua carreira profissional na área contábil e, mais tarde, mesmo tendo concluído o curso de Economia na UFPR, encontrou no comércio madeireiro a profissão definitiva. Aficcionado por motociclismo de competição, foi fundador e primeiro presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, além de primeiro importador no Brasil de motos do tipo cross. Dois dos filhos chegaram a ser competidores no esporte, o que fazia a família viajar unida para vários pontos do país, em busca de torneios.

No ano passado, uma grande festa comemorou os 50 anos de casados de Luiz e Helena. Adorava estar rodeado de gente. Nos domingos, era sagrado todos estarem reunidos. E Luiz dava a sua contribuição. Mesmo não tendo o hábito de passar perto da cozinha no dia-a-dia, a maionese – que acompanhava os churrascos dominicais – era por sua conta. E, sempre quando podia, gostava de voltar à praia catarinense de Barra do Saí, para molhar a canela e reviver o cenário do dia em que encontrou e se apaixonou por Helena pela primeira vez. Deixa a esposa, cinco filhos e sete netos.

Dia 3, aos 72 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * * *

Alda Terezinha Andrade de Lima, 45 anos, inspetora de qualidade, filha de Aleixo Policarpo de Lima e Cecília Andrade de Lima. Sep. ontem.

Ana Luíza Schibicheski de Oliveira, 64 anos, do lar, filha de Francisco Schibicheski e Tereza Schibicheski. Deixa viúvo Reinoldo de Oliveira. Sep. ontem.

Anderson Borges de Menezes, 40 anos, motorista, filho de Antenor Borges de Menezes e Maria Abadia de Menezes. Deixa viúva Maria Irene de Farias Carvalho Menezes. Sep. ontem.

Antônio de Paula Vieira, 89 anos, funcionário público municipal, filho de João de Paula Vieira e Florência Gonçalves da Silva. Deixa viúva Izolina Maria Vieira. Sep. ontem.

Antônio Mendes, 61 anos, filho de Alfredo Mendes e Sebastiana Mendes. Sep. ontem.

Braz Dias de Carvalho, 62 anos, porteiro, filho de José Dias de Carvalho Filho e Laudelina dos Santos Carvalho. Sep. ontem.

Cecília de Jesus Lauterio de Ramos, 62 anos, do lar, filha de Arago Lauterio de Ramos e Maria Carmelinda Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.

Dayon Augusto Modesto, 16 anos, estudante, filho de Romalino Modesto e Neila Maria Tavares. Sep. ontem.

Elisabeth Theresinha Blank, 72 anos, do lar, filha de Guilherme Blank e Thereza Schroeder. Sep. ontem.

Eurides dos Santos, 73 anos, motorista, filho de Campolin José dos Santos e Gertrudes Bernardino dos Santos. Deixa viúva Maria Odete dos Santos. Sep. ontem.

Francisca Bugay, 75 anos, do lar, filha de Estanislau Bugay e Júlia Esquiba Bugay. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua João Ribeiro, 498, Jardim das Américas.

Iolanda Fragoso, 64 anos, do lar, filha de Germano Streit e Arandina Rodrigues. Deixa viúvo José Alves Fragoso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Lajeado, s/n, Rio Negro, PR.

Jacyra Mietz de Souza, 79 anos, professora, filha de Bruno Mietz e Joana Gomes Mietz. Deixa viúvo João Padilha de Souza. Sep. ontem.

Janete Cabral de Oliveira, 66 anos, do lar, filha de Jovita Lopes Cabral. Deixa viúvo Newton Manassés de Oliveira. Sep. ontem.

João Maria da Silva, 83 anos, filho de Manoel da Silva e Maria Júlia da Silva. Deixa viúva Olga Collita da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Municipal de São José dos Pinhais, PR.

José Aides Ribas, 54 anos, lavrador, filho de Candinho Ribas e Júlia Laurinda dos Passos. Deixa viúva Florinha Kaminski Ribas. Sep. ontem.

Júlia Guimarães, 81 anos, técnico em enfermagem, filha de Miguel Balandiuk e Sofia Balandiuk. Deixa viúvo Júlio Guimarães. Sep. ontem.

Maria Aparecida Teixeira, 54 anos, doméstica, filha de Miguel Teixeira e Marina Joarez Teixeira. Deixa viúvo Alcindo Manoel dos Santos. Sep. ontem.

Maria Doraci da Matta Freitas, 51 anos, doméstica, filha de Algemiro da Matta e Therezinha Apparecida Pereira da Matta. Deixa viúvo Nílson de Freitas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Luz.

Marlene Zacarkin Fucci, 69 anos, professora, filha de João Zacarkin e Niva Zacarkin. Deixa viúvo José Alberto Fucci. Sep. ontem.

Paulo Fernando dos Anjos, 23 anos, vendedor, filho de Dilma Cristina dos Anjos. Sep. ontem.

Tadeu Luiz Manfron, 57 anos, comerciante, filho de Ângelo Manfron e Domingas Comparim Manfron. Deixa viúva Marli Manfron. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]